MRS AMERICA - baixa 2 Crédito: Fox Premium 1/Divulgação

Mrs. America: Cate Blanchett entrega ótima interpretação dando vida à personagem conservadora

Publicado em Minissérie

Minissérie Mrs. America tem pré-estreia neste sábado (19/9), às 22h15, no Fox Premium 1

Um desavisado pode se surpreender com o enredo de Mrs. America, porque, a minissérie coloca no protagonismo Phyllis Schlafly, uma conservadora norte-americana que lutou contra a Equal Rights Amendment (a emenda dos direitos iguais) em 1972 nos Estados Unidos. Figura real, a ativista é interpretada por Cate Blanchett.

Criada e escrita por Davhi Waller, a produção gira em torno do embate entre donas de casas e mulheres progressistas nos anos 1970 nos EUA. Cada um dos grupos tinha um entendimento diferente sobre a emenda. As donas de casa vinham a mudança como uma retirada de privilégios, enquanto quem estava a favor enxergava na emenda a forma de acabar com os privilégios dos homens, em busca de uma sociedade mais igualitária.

Apesar de ter Phyllis Schlafly como a protagonista, a minissérie, a cada episódio, vai dando espaço para as outras personagens — também inspiradas em personalidades reais da história –, que ganham episódios próprios como a jornalista Gloria Steinem (Rose Byrne); Shirley Chisholm (Uzo Aduba), a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos EUA; Jill Ruckelshaus (Elizabeth Banks), assistente especial da Casa Branca; Bella Abzug (Margo Martindale), política e advogada; e Betty Friedan (Tracey Ullman), ativista do feminismo.

Exatamente por abordar a narrativa por outro panorama é que Mrs. America se torna numa minissérie interessante. Mesmo assim, a minissérie não escolhe o conservadorismo como narrativa. Pelo contrário, dosa muito bem o ponto de vista de cada lado. Apesar de se passar várias décadas depois, muitos dos debates abordados na trama continuam sendo atuais, ainda mais nessa nova onda de conservadorismo que permeia o mundo.

A produção tem pré-estreia no Brasil um dia antes da cerimônia de premiação do Emmy, prêmio ao qual a série foi lembrada, inclusive, pela atuação de Cate. A exibição será neste sábado (19/9), às 22h15, no Fox Premium 1. Depois, o canal estreia a série oficialmente a minissérie em 29 de setembro, com exibição às terças, às 23h, sempre com dois novos episódios.