A002_C017_0101MR Crédito: Hdaniel Studio/Divulgação

História de Gabriel Medina é contada em documentário que estreia neste sábado no canal Off

Publicado em Filmes

A produção Gabriel Medina, de Henrique Daniel, faz um retrato da história do surfista brasileiro

Bicampeão mundial de surf, Gabriel Medina é daquelas figuras que, mesmo jovem — ele tem apenas 26 anos –, está marcada na história do esporte brasileiro e mundial. Os feitos do atleta são conhecidos por grande parte do público. Mas a história por trás de tudo isso é o que inspira o documentário Gabriel Medina, de Henrique Daniel, que estreia neste sábado (19/9) no canal Off, às 21h.

Em formato de longa-metragem, a produção retrata a história do tímido garoto de Maresias (SP) que se tornou num ídolo do surf. A obra nasce de uma ideia de Henrique Daniel, que, desde 2013, acompanha a carreira de Medina, inclusive em formato audiovisual. Ele é o responsável pela série do Off, Mundo Medina. “Desde o início sempre houve essa expectativa, de registrar tudo para um dia contar essa história em detalhes. Sempre acreditamos que o Gabriel era diferenciado, e sabíamos que o reconhecimento era uma questão de tempo”, explica o diretor.

A obra se diferencia em vários aspectos da série. Enquanto Mundo Medina é um diário audiovisual da vida de Gabriel em um determinado momento, o filme é uma biografia, do nascimento até os dias de hoje. “A gente foi atrás dos detalhes. Queríamos entender tudo pelo que o Gabriel passou, quem eram seus heróis e quais suas vulnerabilidades, dentro e fora do mar. Queria mostrar o gigante que ele é, independentemente de qualquer título”, completa.

Crédito: Hdaniel Studio/Divulgação

O documentário é composto por momentos íntimos e também perpassa pelos campeonatos vencidos por 2014 e 2018. “O que facilitou muito nosso trabalho foi que eu acompanho a carreira do Gabriel pessoalmente desde o início. Então, não existiu dificuldade em encontrar o que buscávamos (de arquivo). Paralelamente a isso, tivemos um trabalho incrível com o nosso roteirista Lucas Paraiso e nosso montador Joaquim Castro, que tornaram tudo muito orgânico e o objetivo”, explica. O filme Gabriel Medina foi feito em tempo recorde, segundo Henrique Daniel. O material utilizado foi peneirado em um ano e meio até chegar ao resultado.

Antes de chegar à tevê fechada, Gabriel Medina estreou no Globoplay. “Até recentemente éramos o filme mais assistido no Globoplay, o que pra gente é uma grande vitória porque sabemos que documentários não costumam estar à frente de ficção. Felizmente, este cenário está mudando e o público começa a ver que a realidade pode ser bem mais interessante que a ficção”, avalia.

A parceria entre Medina e Henrique não deve acabar aí: “Estamos sempre em movimento, a nossa parceria deu muito certo desde o início e ainda temos muita coisa pra mostrar”.