O Anjo de Hamburgo – Sony Aracy (Sophie Charlotte)

Minissérie Passaporte para liberdade, com Sophie Charlotte, estreia na Globo

Publicado em Minissérie

Passaporte para liberdade marca o início da parceria entre Globo e Sony Pictures contando a história de Aracy Carvalho, que teria ajudado judeus a entrar no Brasil

Em meio a controvérsias, a Globo estreia nesta segunda-feira (20/12) depois de The voice Brasil a minissérie em oito episódios Passaporte para liberdade. A trama, escrita por Mario Teixeira e Rachel Anthony, e dirigida por Jayme Monjardim, conta a história de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), esposa do escritor Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi), que teria ajudado judeus a entrar no Brasil no meio do Holocausto. A história é questionada por vários autores e confirmada por outros.

Aracy é mostrada na minissérie como uma mulher forte, determinada e, acima de tudo, justa. Funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, na década de 1930, ela teria salvado vários judeus de morrer no Holocausto emitindo vistos falsos ou facilitando a entrada deles no Brasil, para onde fugiram. Para isso, ela conta com a cumplicidade de Hardner (Stefan Weinert).

“Passaporte para liberdade é um presente para a humanidade. A série conta a história de uma mulher que salvava vidas. É uma linda história de amor ao próximo, à vida e às pessoas. Aracy foi uma mulher brasileira que morava em Hamburgo, na Alemanha, e que, mesmo distante de seu país, conseguiu salvar várias famílias durante a Segunda Guerra”, define Jayme Monjardim, em material de divulgação da série.

João (Rodrigo Lombardi)

Passaporte para liberdade também tem seu lado romântico e mostra o início do namoro do escritor Guimarães Rosa e Aracy. Ele se apaixona por ela à primeira vista e depois enfrenta o preconceito de estar envolvido com uma mulher divorciada e mãe de um menino, Eduardo. Quando ele descobre o esquema de Aracy, logo se espanta por ser uma atitude ilegal, mas depois apoia, entendendo a causa humanitária que há por trás da infração.

Não é só Guimarães Rosa que se encanta com a beleza de Aracy. O destino acaba colocando no caminho dela um importante capitão da tropa de elite de Hitler, o nazista Thomas Zumkle (Peter Ketnath). Ele se aproxima dela e logo percebe que há um segredo ali.

O elenco de Passaporte para liberdade ainda traz Tarcísio Filho, como o cônsul Souza Ribeiro; Gabriela Petry, como a cantora de cabaré Vivi Landau, de família judia; João Cortês, como Wilfried Shwartz, soldado nazista; Bruce Gomlevsky como Hugo Levy, um dos judeus que recebe ajuda de Aracy; e Jimmy London como Mendel Krik, chefe da máfia judaica do porto de Hamburgo.

Entre os talentos internacionais, se destacam os alemães Peter Ketnath e Stefan Winert, que dão vida ao capitão das tropas SS Thomas Zumkle e ao amigo e confidente de Aracy, Milton Hardner, respectivamente; o britânico Thomas Sinclair Spencer, que interpreta o soldado nazista Karl Schaffer; a atriz israelense Sivan Mast que interpreta Helena Krik, jovem da resistência contra Hitler que se apaixona pelo judeu Rudi Katz, vivido pelo italiano Jacopo Garfagnolli; além da polonesa Izabela Gwizdak, que na trama é Margarethe Levy, uma das pessoas que recebe a ajuda de Aracy.