Tira o pé do chão! Isis Valverde aprendeu a cantar para O canto da sereia
O Canto da Sereia Tira o pé do chão! Isis Valverde aprendeu a cantar para O canto da sereia Tira o pé do chão! Isis Valverde aprendeu a cantar para O canto da sereia

Aproveite o carnaval para (re)ver a minissérie O canto da sereia

Publicado em Minissérie

Produção em quatro capítulos, O canto da sereia está sendo reprisada no GNT e está disponível na plataforma Globo Play. Vale a pena!

Uma cantora de axé é assassinada na terça-feira de carnaval em cima do próprio trio elétrico em Salvador. O criminoso será revelado apenas no final ー não sem antes uma série de reviravoltas despistarem a polícia e confundirem o espectador. Essa é a minissérie em quatro capítulos O canto da sereia, que está sendo reprisada pelo GNT e teve os episódios disponibilizados na plataforma Globo Play.

O canto da sereia foi exibida originalmente em 2013 na faixa das 23h na Globo. O texto de George Moura, Patrícia Andrade e Sergio Goldenberg com supervisão de Gloria Perez foi buscar inspiração no livro O canto da sereia – Um noir baiano, de Nelson Motta. A produção caprichada e com ótimas atuações merece a sua atenção.

A protagonista é a cantora Sereia (Isis Valverde, para mim na melhor interpretação da carreira dela na tevê). Logo no primeiro capítulo, ela é assassinada com um único tiro, disparado à distância de uma janela. Isso é tudo o que sabemos. No desenrolar dos quatro capítulos, conheceremos Sereia e a rede de pessoas que a cercam ー são poucas, a estrela não é de muitos amigos. O interessante é que a trama nos é apresentada quase que de trás para frente, num engenhoso roteiro.

 Isis Valverde teve a melhor performance da carreira em O canto da sereia
Isis Valverde teve a melhor performance da carreira em O canto da sereia

Não é só o roteiro que chama a atenção em O canto da sereia. Escalada às pressas para a minissérie, Isis Valverde tinha acabado de sair de Avenida Brasil para, menos de uma semana depois, virar Sereia. As chances de dar errado eram enormes. Mas não deu. Isis provou que tem enorme carisma e grande talento ー aprendeu a cantar em tempo recorde e não fez feio ao entoar clássicos do axé como A roda e Me abraça, sucessos lançados por Sarah Jane e Banda Eva, respectivamente.

Não é só Isis que brilha. Fabíula Nascimento, Gabriel Braga Nunes, Fabio Lago, Marcos Caruso e João Miguel estão muito bem.

Como costuma ser nas minisséries da Globo, a fotografia de O canto da sereia mereceu atenção especial da equipe técnica. Tem cara de cinema ー tanto que a Globo transformou em telefilme, armadilha em que vêm caindo algumas produções tendo em vista o mercado internacional. Com O canto da sereia, deu certo ー foi como telefilme que a minissérie conseguiu ser exportada.

Conheça a história de O canto da sereia

Augustão desvenda os mistérios de O canto da sereia
Augustão desvenda os mistérios de O canto da sereia

Antes de ser famosa, Sereia ouve da mãe de santo Marina de Oxum (Fabíula Nascimento) que se tornaria uma estrela do pop brasileiro. Ela não dá muito ouvidos  porque, até então, seu palco eram bares que oferecem música ao vivo. Para isso, Sereia conta com a ajuda do produtor musical Paulinho de Jesus (Gabriel Braga Nunes), da empresária Mara (Camila Morgado) e do publicitário Tuta Tavares (Marcelo Médici). Candidato à reeleição, o governador baiano Jotabê (Marcos Caruso) aposta no carisma de Sereia para ajudar na campanha.

Dois anos e várias cenas de sexo entre Isis e Gabriel e entre Camila e Marcos Palmeira se passam e Sereia já é uma recordista de venda de discos, com hits como No ouvido da sereia, composto por Quito Ribeiro, o mesmo de Vida de empreguete e Vida de patroete da novela Cheias de charme (2012). Tantos sucessos conquistaram milhares de fãs, especialmente Só Love (o perfeito João Miguel), fundador do fã-clube que se torna melhor amigo da cantora. Atenção: está aí a primeira pista para o mistério (e mais não digo)!

Todos eles acabam sendo levados em conta por Augustão (Marcos Palmeira), chefe da segurança particular da cantora, na hora de desvendar o crime. Ele interroga cada um até chegar ao surpreendente final dessa história que envolve paixão, compaixão ciúmes, ódio e inveja. A cena em que o assassinato é desvendado é de muita beleza, assim como toda a minissérie que ainda adiantou o destino de Isis Valverde de se tornar a sereia Ritinha de A força do querer quatro anos depois.