Nanda Costa e Marjorie Estiano estrelam Entre irmãs
Institucional Nanda Costa e Marjorie Estiano estrelam Entre irmãs Nanda Costa e Marjorie Estiano estrelam Entre irmãs

Filmes que viram minisséries. Será que dá certo?

Publicado em Filmes

Globo estreia Entre irmãs, mais um longa da Globo Filmes que vira minissérie. Estratégia nem sempre agrada.

Quando a Globo Filmes começou a lançar seus longas, os críticos de cinema logo torciam o nariz para as produções. “Isso tem mais jeito de tevê do que de cinema”, diziam, meio que ofendidos. Com o passar do tempo, a Globo assumiu essa dualidade e passou a exibir longas como Entre irmãs, Malasartes e o duelo com a morte e Alemão na tevê em formato de minissérie, às vezes acertando e muitas das vezes mutilando uma obra.

A estratégia também visa o mercado internacional. O cinema brasileiro não belisca nem a chance de concorrer a prêmios como o Oscar e o Globo de Ouro há algum tempo ー a animação O menino e o mundo foi uma adorável exceção. Já, a TV Globo vê a cada ano as indicações ao Emmy aumentarem e, em alguns casos, serem revertidas em prêmios, como os conquistados por Fernanda Montenegro por Doce de mãe e pela novela Lado a lado. O modo de pensar deu certo com Alemão, filme que foi indicado ao Emmy e passou em brancas nuvens por troféus do cinema.

O tom de Entre irmãs é o melodramático
O tom de Entre irmãs é o melodramático

O problema é que, com isso, o que chamava a atenção lá atrás fica ainda mais exacerbado: os filmes têm a cara de uma novela. Assim é Entre irmãs, produção do ano passado que entra em cartaz nesta terça-feira (2/1) na Globo, dividida em quatro capítulos exibidos após O outro lado do paraíso.

Entre irmãs tem cara de novelão

Logo quando Entre irmãs estreou, escrevi uma crítica para o caderno Divirta-se Mais do Correio sobre o filme de Breno Silveira. Logo ali eu chamava a atenção para que o melodrama que traz Nanda Costa e Marjorie Estiano como as irmãs Luzia e Emília tem a cara de um novelão.

Luzia e Emília vivem num misto entre amor e ódio bastante comum entre irmãos. Ao mesmo tempo unidas, elas são bastante diferentes: Emília é sonhadora, romântica, quer deixar o sertão pernambucano dos anos 30 para viver na cidade grande. Luzia é mais dura, realista e impetuosa. Tanto que ela foge com o bando de Carcará (Júlio Machado) quando ele aparece na cidade e logo se torna uma líder dos cangaceiros.

Luzia se apaixona por Carcará e Emília encontra num casamento de aparências com Degas (Rômulo Estrela) um modo de ir para Recife. As duas se afastam, sofrem, se reencontram muito tempo depois e, reinventadas, reaprendem a se amar.

O elenco de Entre irmãs tem nomes tarimbados da telinha. Angelo Antônio (o Luis de Malhação – Viva a diferença) e Letícia Colin (que acaba de sair de Novo mundo) são alguns dos nomes. Em fase sensacional, Fábio Lago, o cabeleireiro Nick de O outro lado do paraíso, está muito bem como o cangaceiro Orelha. Será uma oportunidade interessante ver o talento desse ator com dois tipos diferentes em seguida.