Globo/Ramón Vasconcelos. Fausto Silva não costuma reconhecer talentos fora da Globo
Globo/Ramón Vasconcelos. Apresentador Fausto Silva. Globo/Ramón Vasconcelos. Fausto Silva não costuma reconhecer talentos fora da Globo Globo/Ramón Vasconcelos. Fausto Silva não costuma reconhecer talentos fora da Globo

Crítica: Melhores do ano ou da Globo?

Publicado em Programas

Em sua campanha publicitária a Globo se orgulha por falar com “cem milhões de uns”. Curioso que nesses cem milhões não estejam incluídas as outras emissoras. Hoje o Domingão do Faustão entrega o chamado Melhores do ano, prêmio definido pelo apresentador Fausto Silva como o “maior da televisão brasileira” nas chamadas institucionais.

Estamos acostumados com os superlativos desnecessários e enfadonhos do apresentador, o que não quer dizer que gostamos deles. Mas apresentar os melhores do ano em 15 categorias com três indicados cada uma sem nem um nomezinho de outra emissora é colocar um cabresto no telespectador. Como um coronel televisivo saído de novela de Benedito Ruy Barbosa, Faustão convoca o público a votar nos 45 indicados.

Está certo que o ano de 2017 não foi dos melhores para Record, SBT, Rede TV!, TV Brasil e Band em termos de dramaturgia. E que nove das categorias são dedicadas a novelas e séries. Mesmo assim ignorar apresentadores como Rodrigo Faro, Silvio Santos, Eliana, Ana Paula Padrão e o jornalismo da Band pelo menos como indicados soa um tanto quanto estranho — para dizer o mínimo.

A prática não é uma novidade na Globo. Vira e mexe o Vídeo show ou o próprio Domingão do Faustão revisitam a carreira de alguém e “apagam” a passagem dele por outra emissora. Como num truque de mágica mal feito e inescrupuloso. É feio!

Ah, mas isso faz parte do jogo, né? As outras emissoras também ignoram a existência da Globo. Ignoram? Apresentado pelo SBT desde a década de 1980 com passagens pela TV Tupi e pela Record, o Troféu Imprensa está aí para provar que não.

Com picardia e bom-humor, Silvio Santos pragueja a cada vez que o prêmio de melhor daquele ano não vai para uma atração do SBT — e olha que são muitas as vezes e as emissoras contempladas. Tem mais: Silvio Santos recebe as estrelas “alheias” para entregar os prêmios e, como bom anfitrião, as trata bem — meio fora do tom, atualmente tem feito piadas sem graça e preconceituosas, mas isso é outra história. Às vezes até brinca perguntando quando elas vão para o SBT e sempre solta muitos foguetes quando a Globo libera alguém para ir à festa.

O fato é que Silvio e o Troféu Imprensa — esse, sim, o mais tradicional prêmio da tevê brasileira — reconhecem a saudável pluralidade da nossa telinha. Corre, Fausto: dá para aprender com o mestre para não fazer feio no Melhores do ano de 2018!