masterchef2 Erick Jacquin confere o ponto da carne

MasterChef tem noite de emoções e muito choro

Publicado em Reality show

Episódio do MasterChef de terça-feira (3/8) foi marcado pela alegria da participação especial de Naiara Azevedo e Fabiano Menotti e pela emoção de uma eliminação dolorida

A grande marca do episódio do MasterChef desta terça-feira (3/8) foram as lágrimas, sejam elas de alegria, sejam de tristeza. Tudo por conta de uma homenagem ao Dia dos Pais e de uma eliminação surpreendente e dolorosa.

Mas o começo do episódio foi em outro tom. Ao entrarem na cozinha, os amadores foram recebidos pelos cantores Naiara Azevedo e Fabiano Menotti. Eles estavam ali para anunciar a divertida prova do churrasco. Para levar tensão ao ambiente, a jurada Helena Rizzo lembrou que é gaúcha e que churrasco faz parte da memória afetiva dela.

A apresentadora Ana Paula Padrão avisa que a prova será disputada em equipes e que serão formados três times. Por ter vencido a prova da semana anterior, Sérgio será capitão e poderá escolher a cor do avental (azul) e quem cozinhará ao lado dele, formando uma espécie de dream team ao lado de Renato, Heitor, Ana Paula, Luiz e Pedro.

Os outros dois times foram formados de acordo com a vontade deles, que tiveram que se aglomerar (opa!) de acordo com a vontade de trabalhar juntos. O que tinha tudo para ser uma confusão foi bem tranquilo. Assim, o capitão André (vermelho) liderou Helena, Isabella, Amanda, Cristina, Juliana e Antônio. O brasiliense Tiago se surpreendeu ao ser escolhido o líder do time amarelo. Ele comandou Eduardo, Daphne, Kelyn, Márcio e Raquel.

Tiago lidera o time amarelo com maestria

O primeiro desafio era fazer porterhouse na brasa com acompanhamentos. “Nem eu sabia que podia ser líder”, disse o brasiliense. Mas ele foi. E foi um bom líder se julgarmos pela harmonia na bancada. Mas se o critério por organização…

Na equipe vermelha, confusão parece imperar. Amanda e o líder André não se entendem e ele, a certo ponto, dispara para a carioca: “quem pressiona aqui sou eu!”. Mas o rapaz é afobado e acaba derrubando um dos cortes no chão ao se queimar na churrasqueira. André não teve dúvida: sob protesto de parte do grupo, lavou a carne (que estava quase pronta) e voltou a peça para a churrasqueira. Do chão para a brasa.

Somente no fim, depois de muita reclamação de Helena e Amanda, ele optou por fatiar as outras carnes e dividir entre os jurados para não precisar usar a que caiu.

No lado azul, como parece ser a marca da liderança de Sérgio, a confiança é grande, proporcional ao tanto que o time parece desunido. Na hora do empratamento, Ana Paula opina que a batata usada para a salada estava crua e que o item não deveria ser servido. Mas Sérgio tem problemas de ouvir o que não quer e deixa pra lá.

O resultado pôde ser visto na avaliação de Helena, Henrique Fogaça e Erick Jacquin e dos convidados Naiara e Fabiano. O time amarelo ousou ao acrescentar banana grelhada com doce de leite como sobremesa. Eles levaram também molho bernaise, farofa e vinagrete com abacaxi grelhado. Os aventais vermelhos serviram molho chimichurri, farofa de bacon e salada de vinagrete. Já o azul competiu com uma carne (no ponto errado), chimichurri, farofa de alho, legumes e salada de batata crua ー ambos sem sal.

No fim da prova, o time de Tiago venceu ー até que ele sabe liderar! ー e subiu para o mezanino. Os outros ー com direito a um “eu avisei” de Ana Paula para o líder Sérgio ー ficaram para o segundo round.

Segundo round

Agora, com Fabiano cozinhando de azul e Naiara de vermelho, os times tiveram que apresentar um corte vindo do contrafilé. O mercado é caótico. “A gente entrou no mercado sem saber o prato que iria fazer”, reclamou Helena. Sem confiança no time, André deixa Cristina sem função e Helena com apenas uma tarefa.

O ponto divertido da prova foi a participação dos cantores Naiara e Fabiano trocando bem-humoradas provocações. Em uma delas Naiara definiu o time vermelho: “Aqui tem até plano F. Um deve dar certo”. Será?

O azul serviu um belo corte de ancho ao molho picante, legumes grelhados na churrasqueira e cartola de sobremesa. “Parece que fiz escola”, provoca Tiago. Apesar do pouco sal dos legumes e do excesso de queijo do doce, o time foi elogiado.

No lado vermelho, mais uma vez André fatiou a carne, decisão equivocada no caso do ancho, segundo os jurados. Eles também notaram falta de sal nos legumes e na batata ao murro e elogiaram o molho de cogumelos.

O veredito foi que o time vermelho perdeu a prova e está no desafio de eliminação.

Saiba como foi a eliminação no MasterChef

O time azul seguiu para a eliminação

Em homenagem ao Dia dos Pais, Henrique Fogaça mostra aos cozinheiros um prato em que lembra o próprio pai, João Gilberto Fogaça: peixe acompanhado de purê de cará com um toque de espumante, vinagrete de banana e azeite de coentro e bacon. A prova é replicar a receita. Para tanto, Fogaça mostra passo a passo a receita.

Antes de os amadores cozinharem, porém, João Fogaça entra no estúdio, surpreendendo o filho. Com um discurso sobre o orgulho que tem de Henrique, João levou Ana Paula Padrão às lágrimas e deixou muita gente no estúdio (e em casa) emocionado.

Prova de réplica é sempre difícil para os amadores, que não têm domínio de algumas técnicas. Por isso, Isabella presta muita atenção às explicações de Fogaça. “Você é boa aluna, hein! Uma cozinheira tem mesmo que estar atenta e ser curiosa. Parabéns”, diz Helena Rizzo ao provar o prato da atriz.

Um dos momentos mais tensos da prova foi quando Helena voltou à geladeira para buscar a manteiga que havia preparado e descobriu que ela não estava lá. “Essa não é a minha manteiga. Alguém pegou minha manteiga sem querer?”, perguntou. Mas ninguém se acusou. Detalhe: a manteiga que sobrou era a única que estava numa forma. “Eu escolho minhas batalhas. Essa não vai ser uma. Os ingredientes eram os mesmos…”, conformou-se

Na hora da apresentação dos pratos, Cristina “lembrou” que tinha colocado a manteiga numa forma e pediu desculpas a Helena. Curiosamente, a manteiga de Helena foi o ponto baixo do prato de Cristina e a de Cristina, segundo Jacquin, o único acerto do de Helena.

Os jurados foram duros com Helena, dizendo que ela não respeitou Fogaça e que aquela não era uma reprodução e, sim, uma releitura. Mais lágrimas ー desta vez, amargas.

As avaliações foram seguindo e os cozinheiros do mezanino já começavam a discutir votos. Era um tal de “eu prometi voto para essa pessoa” que está transformando o MasterChef quase num BBB. O Mezanino é o confessionário.

No fim das contas, Isabella e Juliana foram os destaques positivos, com Isabella levando a vitória. Cristina e Amanda foram as medianas. E o cenário que todos temiam estava feito; os queridos André, Antônio e Helena estavam na berlinda. Em votação apertada, Márcio anunciou que o salvo seria André.

“Essa era uma prova de réplica. Quem esteve mais próximo do prato original vai ficar”, disse Jacquin antes de decretar a eliminação de Antônio. Muito emocionada, Helena pôde levar o amigo até a porta. Ela foi consolada por Isabella e Heitor refletiu: “Helena precisa se reconectar com a cozinha dela”. Precisa mesmo!