Saiba quem se deu bem e quem se deu mal na última prova externa desta temporada do MasterChef Brasil. Reality vai para a semifinal semana que vem
Está chegando a hora da grande decisão! O MasterChef Brasil definiu no episódio desta semana os três semifinalistas da temporada. Para se classificar, Fernanda, Lays, Rafael e Renato disputaram a última prova externa da temporada e ainda tiveram pela frente um desafio bem brasileiro.
Em clima antecipado de Copa do Mundo, o MasterChef ambientou a última prova externa da temporada no Itaquerão, estádio do Corinthians. Os quatro amadores tiveram que preparar um menu de entrada, dois pratos principais e uma sobremesa para os jurados fixos do programa Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. Além deles, também avaliaram as receitas o ex-jogador Edmílson, as atacantes Andressa Alves e Cristiane Rozeira e o chef Pablo Peralta.
Antes de cozinhar, Fernanda, Lays, Rafael e Renato souberam que seriam avaliados individualmente e que a prova não seria em equipe. Eles receberam uma lista com quatro ingredientes: cachaça, caju, tucupi e banana. Coube a Rafael, vencedor da última prova, a tarefa de separar os cozinheiros por praça e por ingrediente. Lays ficou com a entrada e o caju, o próprio Rafael com o primeiro prato à base de cachaça, Fernanda com o segundo e a banana e Renato com a sobremesa de tucupi.
Como era a primeira a entregar, Lays se enrolou com o tempo. Renato também arriscou ao escolher fazer sorvete e, mesmo sendo o último prato, quase mata Ana Paula Padrão do coração.
O banquete começou com duas texturas de caju, purê de batata-doce defumada e óleo de coentro; seguiu com coxa e sobrecoxa de galinha d’Angola, milho na manteiga de garrafa e cenoura flambada na cachaça; e com espetinho de carne de sol, quiabo enrolado no bacon e farofa de banana e salada de feijão fradinho; e terminou com sorvete de tucupi, crumble de castanha e purê de bacuri. No final das contas, a galinha d’Angola brilhou, a carne de sol estava salgada e a sobremesa surpreendeu, mas escorregou no bacuri. Resultado: Rafael subiu no mezanino e foi o primeiro a se classificar para a semifinal desta temporada do MasterChef.
Saiba como foi a eliminação do MasterChef desta semana
Com apenas Rafael no mezanino, Renato, Fernanda e Lays tiveram que disputar a prova de eliminação da semana. Eles tiveram pela frente uma prova tendo o cacau como grande estrela. Valia de tudo: salgado, doce, salada… Para facilitar, muitos subprodutos prontos estavam disponíveis no mercado.
Uma coisa já deu para entender em tantas temporadas de MasterChef: o tempo é um inimigo poderoso e com ele não se brinca. Só que Renato esqueceu a lição e resolveu fazer um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, mesmo sem haver necessidade. Os chefs avisaram do perigo, os colegas alertaram e Ana Paula Padrão se desesperou a cada segundo que passava.
A três minutos do final, sem montar nada, ele diz que vai desistir. Mas ninguém deixa. Os jurados falam para ele focar em apenas um dos preparos. Desespero definia a cozinha naquele momento.
Lays venceu a prova com cordeiro com nibs de cacau, couve-flor, alho poró e espuma de curry com cacau. Apesar de o curry estar levemente apimentado e de a espuma estar fora de lugar, a designer conquistou a prova.
O prato mediano foi o risoto de mel de cacau e alho poró e carne com rum de cacau e maxixe de Fernanda. Ela ainda serviu uma trufa de cacau, com nibs de cacau e calda de cacau, framboesa e cupuaçu. A carne foi o ponto fraco da receita.
Renato acabou levando a pior mesmo, com magret de pato com ervas, batatas ao murro, salada com molho de cachaça de cacau e chocolate. Um dos favoritos da temporada, Renato acabou saindo no top 4 e deixou a impressão de que podia mais.