Vinícius cozinhando a receita em que o queijo tinha que brilhar
masterchef2 Vinícius cozinhando a receita em que o queijo tinha que brilhar Vinícius cozinhando a receita em que o queijo tinha que brilhar

Em sua estreia no MasterChef, carne de bode assusta os cozinheiros

Publicado em Reality show

O Brasil foi o grande homenageado no episódio desta terça-feira do MasterChef. Na primeira prova, as estrelas eram os queijos nacionais. Na segunda, a carne de bode. Quem será que seu deu bem nessa?

Para a sorte de vários amadores desta edição do MasterChef (e azar nosso), as provas do episódio desta terça-feira (12/6) foram individuais. Lembrando que estão na disputa Rui, Rita, Hugo, Victor Hugo, Eliane, Maria Antonia, Thiago, Katleen, Evandro e o representante de Brasília, Vinícius.

As caixas misteriosas do MasterChef escondiam queijos artesanais brasileiros
As caixas misteriosas do MasterChef escondiam queijos artesanais brasileiros

Na primeira prova, as estrelas eram os queijos artesanais brasileiros. Em alta na gastronomia nacional e mundial (como bem ressaltou o jurado Henrique Fogaça), eles estavam embaixo da caixa misteriosa. Os cozinheiros foram desafiados a preparar uma receita na qual os queijos sejam os protagonistas. “É uma prova técnica, mas de muita criatividade”, anunciou a apresentadora Ana Paula Padrão. Com uma risadinha diabólica, Ana Paula também revelou que o vencedor da prova teria uma vantagem polêmica. Eba! Sinto cheiro de confusão no ar!

“Estou preocupado com a prova. Tem muito queijo que eu nunca experimentei aqui”, confessa Vinícius. Na mesma toada, Eliane observa que a prova tem “nível de dificuldade muito grande”. Evandro e Victor Hugo eram os únicos confortáveis com a prova.

Numa primeira conversa, Vinícius e Rita dizem que querem fazer massa ao molho de queijo, mas o jurado Erick Jacquin disse que consideraria isso um ponto negativo, pela falta de criatividade. Eles acabaram mudando de ideia. “Vou cozinhar com o coração hoje. Vou fazer uma receita de família que minha avó fazia”, disse Vinícius ao justificar a escolha por cuscuz com leite de castanha e queijo da Serra da Canastra.

O processo de Vinícius não foi dos mais tranquilos. Ele teve problemas ao fazer o leite de castanha, pois ficou pesado e grosso e estourou o pano onde estava armazenado. O jeito foi pedir leite emprestado para Thiago e fazer tudo outra vez.

Na verdade estavam todos meio perdidos. Os jurados conversavam sobre os pratos quando Paola Carosella se irritou ao ouvir a opção de três cozinheiros de trabalhar com endívia. “Vou embora”, brincou a argentina. Vai, não, Paola!

Como de costume nesse tipo de prova, apenas alguns participantes foram chamados para a avaliação. Os destaques positivos foram Hugo, Vinícius e Thiago, sendo que Hugo foi o melhor. E os negativos foram Maria Antônia, Eliane e Victor Hugo, destacados direto para a prova de eliminação.

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef!

Lembra do aviso da Ana Paula de que haveria uma surpresa para o vencedor da primeira prova? Pois é: Hugo teve que dividir os seis cozinheiros que faltaram (o trio perdedor estava fora da disputa) entre o trio mais forte e o mais fraco. Entre os fortes, Hugo destacou Thiago, Evandro e Rita. Os fracos foram Vinícius, Katleen e Rui. Depois, Hugo teve que escolher um dos dois grupos para subir no mezanino com ele e se classificar para o próximo episódio.

Surpresa! Hugo escolheu o grupo mais forte para subir e deixou todo mundo sem entender o motivo de Katleen não ter sido contemplada. “Ele brigou com a menina?”, perguntou Jacquin. “Eu queria muito, mas não sei se fico surpresa”, disse Katleen.

Do mezanino, Hugo, Thiago, Evandro e Rita puderam observar o susto (para não falar desespero) dos companheiros que disputaram a prova de eliminação desta terça-feira. Isso porque esse episódio marcou a estreia da carne de bode numa prova do MasterChef! “Sabe porque essa é a primeira vez? Por que ela é muito difícil”, disse Fogaça, com um sorriso sádico no rosto.

Mais uma vez, o clima na cozinha era de “estamos perdidos”. Vinícius resolveu misturar abóbora e provolone no purê da guarnição e deixou Paola com a pulga atrás da orelha. No final, ela disse que esse, além do ponto da carne de bode, tinha sido um dos maiores acertos do representante de Brasília. Resultado: Vinícius teve a terceira vitória individual na temporada.

Entre os piores estiveram Maria Antônia com uma carne de panela com polenta cremosa que tinha muito gosto de cachaça (engraçado como eles elegeram a cachaça como modo de amenizar o sabor marcante do bode); Katleen com picadinho com bacon, cenoura, vagem e cebola que era lindo, mas só tinha gosto de defumado; e Rui, com uma massa com almôndegas que deixaram Rita alguns anos mais velha, pois ela tentava de qualquer jeito ajudar o “filhão” do mezanino. Mas não deu para o rapaz. Rui foi o eliminado da noite, levando Paola Carosella às lágrimas com um agradecimento por eles terem mudado a vida dele.

A despedida de Hugo emocionou os jurados do MasterChef
A despedida de Hugo emocionou os jurados do MasterChef