O Brasil foi o grande homenageado no episódio desta terça-feira do MasterChef. Na primeira prova, as estrelas eram os queijos nacionais. Na segunda, a carne de bode. Quem será que seu deu bem nessa?
Para a sorte de vários amadores desta edição do MasterChef (e azar nosso), as provas do episódio desta terça-feira (12/6) foram individuais. Lembrando que estão na disputa Rui, Rita, Hugo, Victor Hugo, Eliane, Maria Antonia, Thiago, Katleen, Evandro e o representante de Brasília, Vinícius.
Na primeira prova, as estrelas eram os queijos artesanais brasileiros. Em alta na gastronomia nacional e mundial (como bem ressaltou o jurado Henrique Fogaça), eles estavam embaixo da caixa misteriosa. Os cozinheiros foram desafiados a preparar uma receita na qual os queijos sejam os protagonistas. “É uma prova técnica, mas de muita criatividade”, anunciou a apresentadora Ana Paula Padrão. Com uma risadinha diabólica, Ana Paula também revelou que o vencedor da prova teria uma vantagem polêmica. Eba! Sinto cheiro de confusão no ar!
“Estou preocupado com a prova. Tem muito queijo que eu nunca experimentei aqui”, confessa Vinícius. Na mesma toada, Eliane observa que a prova tem “nível de dificuldade muito grande”. Evandro e Victor Hugo eram os únicos confortáveis com a prova.
Numa primeira conversa, Vinícius e Rita dizem que querem fazer massa ao molho de queijo, mas o jurado Erick Jacquin disse que consideraria isso um ponto negativo, pela falta de criatividade. Eles acabaram mudando de ideia. “Vou cozinhar com o coração hoje. Vou fazer uma receita de família que minha avó fazia”, disse Vinícius ao justificar a escolha por cuscuz com leite de castanha e queijo da Serra da Canastra.
O processo de Vinícius não foi dos mais tranquilos. Ele teve problemas ao fazer o leite de castanha, pois ficou pesado e grosso e estourou o pano onde estava armazenado. O jeito foi pedir leite emprestado para Thiago e fazer tudo outra vez.
Na verdade estavam todos meio perdidos. Os jurados conversavam sobre os pratos quando Paola Carosella se irritou ao ouvir a opção de três cozinheiros de trabalhar com endívia. “Vou embora”, brincou a argentina. Vai, não, Paola!
Como de costume nesse tipo de prova, apenas alguns participantes foram chamados para a avaliação. Os destaques positivos foram Hugo, Vinícius e Thiago, sendo que Hugo foi o melhor. E os negativos foram Maria Antônia, Eliane e Victor Hugo, destacados direto para a prova de eliminação.
Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef!
Lembra do aviso da Ana Paula de que haveria uma surpresa para o vencedor da primeira prova? Pois é: Hugo teve que dividir os seis cozinheiros que faltaram (o trio perdedor estava fora da disputa) entre o trio mais forte e o mais fraco. Entre os fortes, Hugo destacou Thiago, Evandro e Rita. Os fracos foram Vinícius, Katleen e Rui. Depois, Hugo teve que escolher um dos dois grupos para subir no mezanino com ele e se classificar para o próximo episódio.
Surpresa! Hugo escolheu o grupo mais forte para subir e deixou todo mundo sem entender o motivo de Katleen não ter sido contemplada. “Ele brigou com a menina?”, perguntou Jacquin. “Eu queria muito, mas não sei se fico surpresa”, disse Katleen.
Do mezanino, Hugo, Thiago, Evandro e Rita puderam observar o susto (para não falar desespero) dos companheiros que disputaram a prova de eliminação desta terça-feira. Isso porque esse episódio marcou a estreia da carne de bode numa prova do MasterChef! “Sabe porque essa é a primeira vez? Por que ela é muito difícil”, disse Fogaça, com um sorriso sádico no rosto.
Mais uma vez, o clima na cozinha era de “estamos perdidos”. Vinícius resolveu misturar abóbora e provolone no purê da guarnição e deixou Paola com a pulga atrás da orelha. No final, ela disse que esse, além do ponto da carne de bode, tinha sido um dos maiores acertos do representante de Brasília. Resultado: Vinícius teve a terceira vitória individual na temporada.
Entre os piores estiveram Maria Antônia com uma carne de panela com polenta cremosa que tinha muito gosto de cachaça (engraçado como eles elegeram a cachaça como modo de amenizar o sabor marcante do bode); Katleen com picadinho com bacon, cenoura, vagem e cebola que era lindo, mas só tinha gosto de defumado; e Rui, com uma massa com almôndegas que deixaram Rita alguns anos mais velha, pois ela tentava de qualquer jeito ajudar o “filhão” do mezanino. Mas não deu para o rapaz. Rui foi o eliminado da noite, levando Paola Carosella às lágrimas com um agradecimento por eles terem mudado a vida dele.