mchef1

MasterChef – A revanche tem a prova mais longa da história em episódio emocionante

Publicado em Reality show

Para se classificar para a semifinal, cozinheiros do MasterChef precisaram fazer três tipos de pão. Veja quem foi eliminado da competição!

A temporada A revanche do MasterChef tem revivido algumas provas de edições anteriores. No episódio de terça-feira (26/11) foi a vez de as caixas misteriosas voltarem. A jurada Paola Carosella disse que aquelas eram as caixas mais emblemáticas do programa.

Antes de escolherem ー às cegas, claro ー a caixa em que estariam, Fernando, Katleen, Estéfano, Thiago e Vitor lembraram a caixa que mais desafiou eles na temporada que estiveram no MasterChef pela primeira vez. Vitor não teve dúvidas: a de miúdos!

Qual não foi a surpresa do rapaz quando abriu sua caixa e, embaixo dela, havia… miúdos! “Como você conseguiu fazer isso?”, espantou-se a apresentadora Ana Paula Padrão. Paola considerava essa e a caixa onde havia uma cabeça de porco as mais complicadas da prova. O suíno ficou com Estéfano, que tomou um susto.

As outras caixas tinham pimentas, ou “uma avalanche de pimentas” nas palavras de Thiago, tubérculos que deveriam brilhar no prato de Fernando, e a dupla milho e coco, usada por Katleen.

Vitor já tinha a pior caixa e resolveu ele mesmo se complicar ainda mais: entre as várias opções de miúdos, o rapaz escolheu fazer testículo de boi, para desespero de Erick Jacquin e de Paola, que não escondeu que não gostava do que comeria ー “eu juro que não queria comer isso antes”. Fica aqui a dúvida: Vitor não queria fazer miúdos e nunca havia comido testículo. Então, porque não escolher outro corte, como fígado, muito mais comum na região onde ele mora?

Katleen foi outra que se enrolou durante a prova, com muita dificuldade em acertar o ponto de uma pamonha.

Fernando venceu a prova com uma sobrecoxa de pato ao rum (a cena de ele flambando a ave foi desesperadora!), legumes com aligot (considerado “perfeito” por Jacquin) ao molho de laranja e mandioca crispy. Também se saíram bem e garantiram lugar no mezanino Estéfano, que serviu uma bochecha de porco no missô com purê de abóbora, farofa e azeite de ervas; e Vitor, elogiado pela ousadia de servir testículo empanado com creme de couve-flor, cenoura e aioli de limão. Melhor do que o prato dele foi ver a cara de “ai meu Deus” de Paola antes de provar o quitute, mas depois ela elogiou o resultado.

A eliminação foi disputada, então, por Thiago, que preparou um magret de pato que passou do ponto sobre udon e molho oriental; e Katleen, autora de sorvete de milho com gorgonzola, pamonha cremosa, praliné e bolo – tudo sem gosto, segundo os jurados. Estava feita uma real revanche: na temporada em que participaram esse foi o embate que eliminou Katleen, mais uma vez no top 5. Será que a história se repetiu?

Saiba como foi a eliminação do MasterChef – A revanche

Thiago entre tenso e concentrado fazendo seu pão no MasterChef
Thiago entre tenso e concentrado fazendo seu pão no MasterChef

O duelo de eliminação do MasterChef – A revanche desta semana foi muito bonito: a reação dos cinco cozinheiros, as explicações dos jurados, o esforço de Thiago e Katleen. Em 24 horas (sim!), eles teriam que fazer três pães de fermentação natural: um doce, um salgado recheado e um salgado simples que deveria acompanhar um prato.

Nervosos, os dois iam tentando absorver cada dica dos jurados e dos colegas que estavam no mezanino. “Quando será que vou parar de ter problemas?”, espantou-se Thiago, que, literalmente, suou para terminar a prova a tempo.

Katleen começou a prova com um pão, ovos mexidos e tomates confitados. A reação dos jurados não foi das melhores, mas o pão estava bem feito. Depois veio um pão recheado com pastrame, tomate seco, alecrim e manjericão, classificado como cru, sem sal e pesado. Para terminar, a única mulher da competição levou um pão recheado com frutas secas e um elogiado fondant de camomila. Mas a massa estava muito crua.

Thiago tentou a vaga na semifinal com baguete, sopa de legumes e farofa de linguiça espanhola, mas o pão estava massudo, apesar de leve. A versão recheada dele veio com (pouca) calabresa e parmesão, mas, desta vez, com cozimento muito bom. Mas festejado mesmo foi quando Jaquin abriu o pão doce, com castanha-do-brasil, damasco e uva-passa aromatizado com cumaru. Jacquin reclamou um pouco do excesso do cumaru, mas gostou do resultado.

Henrique Fogaça teve a tarefa de anunciar o vencedor e, depois de tecer elogios à dupla, disse que a decisão dele, de Jacquin e de Paola era unânime. E deu repeteco: Thiago continua na competição e, emocionado, elimina Katleen mais uma vez.