masterchef

MasterChef: A revanche – Cozinheiros replicam pratos que os eliminaram nas temporadas anteriores

Publicado em Reality show

Episódio do MasterChef: A revanche tem três provas num dia só. Haja emoção!

O episódio desta terça-feira de MasterChef: A revanche foi movimentado. Os nove cozinheiros ainda na competição tiveram que passar por três provas, uma mais difícil do que a outra, até que os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça eliminassem um nome do reality da Band.

A primeira caixa misteriosa da temporada teve gostinho de repeteco. Foi engraçado ver a cara dos cozinheiros quando eles descobriram que ali embaixo estavam os pratos que os eliminaram do programa temporadas atrás. Fábio revelou que chegou a sonhar com aquela receita e Fernando C. lamentou que não havia voltado a fazer o prato. Foram muitos risos de nervoso no estúdio.

Paola Carosella explicou que eles receberiam uma cesta com os ingredientes usados naquele prato e que os cozinheiros poderiam escolher entre repetir a receita ou fazer outro prato com os mesmos ingredientes. Dessa vez o MasterChef foi generoso com o tempo e eles tiveram uma hora e meia ー “é um bom tempo”, observa Fogaça ー para a prova.

Isso não afasta o nervosismo do pessoal, expresso em detalhes como Vanessa e Fernando C. não acharem utensílios e Fernando K. quase derrubar a panela onde estava o molho do prato dele. Mas, para alguns participantes, o tempo foi até curto – Fernando K. quase mata Paola de raiva ao deixar os últimos 20 segundos (!!) para empratar. Não deu tempo, né? “Mas por que nos últimos 20 segundos? Eu vou matar!”, desesperou-se a argentina.

Três participantes se destacaram na prova: Fábio (bolinho de cevadinha e alho-poró com salada de ora-pro-nobis, cogumelo e ovo) e Fernando K. (cordeiro ao molho de vinho do Porto com alligot e shimeji) foram bem, mas a vitória ficou com Vitor e seu robalo ao molho de champanhe com purê de inhame e pastel de caviar. “Mostrei que evoluí”, comemorou.

Thiago (paupiette de pescada com purê de batata e emulsão de limão) e Katleen (jacaré refogado com nhoque de batata) foram medianos, mas também subiram para o mezanino.

A pior da prova foi Sabrina, com uma rã empanada ao molho beurre blanc com tomate confitado que Jacquin disse estar “pior do que o primeiro”. Ela foi direto para o duelo de eliminação.

Vitor cozinha no MasterChef: A revanche
Vitor comemorou a vitória na primeira prova da noite no MasterChef: ”eu evoluí”

O adversário dela saiu de uma outra prova, disputada por Stéfano (ravioli de caranguejo ao molho de moqueca), Fernando C. (medalhão de palmito na cama de salsa com tomate seco e chips de mandioca) e Vanessa (tartelette de ricota, damasco e nozes com granita de limão e manjericão). Sabrina mostrou que não tem medo de se comprometer e, provocada por Ana Paula Padrão, revelou que, dos três, preferia enfrentar Fernando. “Ela vai se arrepender se precisar me enfrentar”, disse o rapaz.

A prova que o trio enfrenta é fazer um frango frito e empanado com um molho. Mas antes eles têm que desossar e destrinchar a ave. Vanessa apresentou molho barbecue, Stefano serviu molho rosé e Fernando, molho de mostarda djon e mel. A fritura regular e o frango bem temperado deram a vitória a Fernando. Já Vanessa teve o pior desempenho e disputou a permanência no MasterChef: A revanche com Sabrina.

Saiba como foi a prova de eliminação no MasterChef: A revanche!

Como dissemos na semana anterior, as eliminações em MasterChef: A revanche são em duelos, desta vez entre Sabrina e Vanessa.

E a prova foi bem complicada. À frente de uma variedade imensa de queijos cremosos e pastosos, as cozinheiras tiveram que pensar em um menu completo em que todos os pratos levassem um queijo diferente.

O maior desafio delas será o tempo: 3 minutos de mercado e a 1h30 de prova são claramente insuficientes, o que deixa as duas desesperadas. O resultado é um menu sem grandes ousadias, com dois pratos principais muito semelhantes.

O menu de Sabrina tinha entrada de bruschetta de queijo brie com geleia de damasco (“não está ruim, mas não tem cozinha”, resumiu Fogaça), elogiado prato principal de ravioli de gorgonzola e pera ao molho bechamel com castanha-de-caju e sobremesa de bolo de frutas vermelhas com chantili de requeijão considerado “seco” por Paola e “agradável” por Jacquin.

As escolhas de Vanessa foram começar com salada panzanella, com lascas de parmesão, rabanete e aipo seguida por risoto de gorgonzola com pera (“sou chata com risoto porque o risoto italiano não tem nada a ver como que é feito no Brasil”, avisou Paola) e terminou com um criticado tiramisù, considerado alcoólico.

“A estrutura do cardápio de Sabrina é melhor, mas nenhuma das duas foi bem do começo ao fim”, afirmou Paola antes de confirmar a eliminação de Vanessa.