Edu pôde trocar de fruta na prova do MasterChef, mas não quis
edu Edu pôde trocar de fruta na prova do MasterChef, mas não quis Edu pôde trocar de fruta na prova do MasterChef, mas não quis

Tempo foi o grande vilão do MasterChef deste domingo

Publicado em Reality show

Os cozinheiros amadores tiveram que driblar o tempo no episódio de MasterChef que teve prova com frutas exóticas e eliminação com receita espanhola. Confira quem deixou o programa!

Além de cozinhar bem e ter que agradar ao paladar dos jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, os participantes do MasterChef têm que aprender a administrar o tempo, o que muitas vezes acaba sendo determinante em uma prova. Foi justamente o que aconteceu no episódio do reality da Band exibido neste domingo (7/7).

Na primeira prova, a questão do tempo estava aliada ao conhecimento. Os amadores entraram na cozinha e se depararam com as temidas e divertidas caixas misteriosas. A apresentadora Ana Paula Padrão tratou logo de avisar que o início da prova seria importantíssimo: cada um deles iria para a bancada que quisesse e os ingredientes debaixo de cada caixa eram diferentes.

Mas os candidatos ao título do MasterChef não imaginavam que elas seriam tão diferentes assim. Ao levantar as caixas, eles se depararam com frutas exóticas, muitas desconhecidas até de Erick Jacquin, que confessou nunca ter trabalhado com nenhuma delas e ter conhecido a maioria apenas na prova.

Com as caras de mais perdidos do que em qualquer outra prova, eles encontram groselha do mato ou doyalis (Eduardo M.), urumbeba (Rodrigo), achachairú (Haila), mamey (Eduardo R.), acoará-tinga (Ecatharine), araçá morango (Helton), guarambá (Fernando), murici-guaçu (Juliana) e araçá-boi (Lorena).

À medida em que as frutas iam sendo anunciadas, Paola dava uma outra dica. A primeira foi: provem agora a sua fruta. Foi divertido ver a careta de Fernando com o amargor do guarambá, Juliana reclamando que a fruta dela era doce demais ou Fogaça concordando com Rodrigo que urumbeba não tem gosto de nada.

Isso feito, Eduardo R, por ter sido o vencedor da prova do episódio anterior, tinha uma vantagem: ele poderia trocar de fruta com alguém, mas não podia experimentar outra fruta. Para surpresa de Paola, ele optou por continuar com a mamey.

Quando os cozinheiros vão ao mercado, Ana Paula Padrão já nota uma tendência: “parece que vocês vão jantar sobremesa hoje”, avisa aos jurados. Foi bonito ver Ana Paula e Paola conversando sobre a prova e chegando à conclusão que “a história da gastronomia brasileira é contada pelas grandes indústrias e não pelos pequenos produtores ou fazendeiros”.

As dificuldades vão logo aparecendo: Helton não sabe o que faz com o tanto de semente que encontra; Juliana não consegue achar um ponto certo para a textura que procura e ainda cozinha o murici-guaçu, apontado por Paola como um erro. Acostumado a fazer sorvete (quem o acompanha nas redes sociais bem sabe), Eduardo M. tem dificuldade justamente com o ponto do gelato dele.

Pior foi Fernando que, a 10 minutos do fim da prova, derrubou a vasilha onde estava o guarambá e teve que cortar mais fruta para colocar na receita. Será que deu tempo?

No fim das contas, Rodrigo foi apontado pelos chefs como o mais inteligente ao fazer uma salada e Eduardo M. acabou elogiado pelo sabor do gelato apresentado. Mas a vencedora da prova foi Lorena, que apresentou um sorbê de araçá-boi com creme de coco.

Os piores, que levaram uma desvantagem para a próxima prova, foram Juliana (bolo com recheio de murici e ganache de chocolate), Fernando (carré “incinerado” de cordeiro com abóbora e chutney de guarambá) e Ecatharine (magret de pato ao molho de acoará-tinga).

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef!

A próxima prova seria de eliminação e a punição de Fernando, Juliana e Ecatharine foi cruel: eles perderam 10 minutos na complicada tarefa de reproduzir arroz de rabada com aioli de atum, prato do premiado chef Oscar Bosch.

Lorena é avaliada no MasterChef
Lorena venceu a primeira prova da noite e terá vantagem semana que vem

Oscar vai detalhando a receita e logo vemos que, se a uma hora e meia da prova era pouco, imagina com três participantes perdendo 10 minutos. Não vai ser fácil!

Completamente desconcentrado, Eduardo R. toma a primeira de várias broncas de Paola na noite. O cozinheiro não imaginava que ia atum no aioli de atum…

Aliás, o tal aioli e o sofrito do arroz tiraram o sono dos amadores, que quase matam todos do coração. A 10 minutos do final a impressão é que ninguém entregaria nada, muito menos uma rabada resfriada e no ponto certo.

Coube a Oscar Bosch a missão de escolher a receita que mais se parecia com a dele. E a supresa foi geral: Haila venceu a prova. Nem os jurados, nem os colegas, nem mesmo Haila pareciam acreditar.

Depois de provar todos os pratos, Erick Jacquin disse a Eduardo R. que o prato de Haila deveria estar “muito muito muito bom” porque o dele estava “muito muito bom”.

Lembra da questão tempo? Pois ela foi determinante nessa prova e justamente os três que tiveram menos 10 minutos estiveram entre os piores: o arroz de Juliana estava cru, o prato de Fernando não teve tempo de apurar os temperos, e o arroz e a rabada de Ecatharine não chegaram ao ponto certo. “Os 10 minutos fizeram muita falta para vocês”, disse Jacquin.

Em uma bonita despedida, Fernando foi eliminado do MasterChef, deixando os colegas perplexos — todos acreditavam muito que ele chegaria mais longe. Foi possível ouvir um “nossa” quando Fogaça anunciou a decisão. Surpresa e emocionada, Paola o abraçou: “eu não queria que você saísse agora. É cedo.”

Se nessa prova tempo foi fator chave, imagina na semana que vem. Em equipes, os oito cozinheiros restantes terão que fazer um bolo de casamento de três andares!