Domingo com emoção e diversão. É o que promete Luciano Huck, que levará quadros do Caldeirão para o Domingão e aproveitará sucessos de Fausto Silva
Se houvesse uma escalação da seleção brasileira de apresentadores por dia da semana, os craques seriam destacados para a guerra pela audiência dominical. A partir de hoje, esse time ganharia um novo artilheiro: Luciano Huck, que assume o Domingão com Huck. Claro que, fora do terreno da suposição, há outras variáveis e nomes que poderiam estar no domingo e estão em outro dia.
O Domingão com Huck chega cercado de expectativa, alimentada ainda mais pela saída antecipada de Fausto Silva da Globo — a previsão era que ele deixasse a emissora no fim do ano, mas o anúncio do contrato com a Band desagradou a emissora carioca, que o sacou da programação no meio do Dança dos famosos, numa espécie de divórcio litigioso. “Fausto sempre foi uma influência. É uma honra continuar na estrada que ele pavimentou”, afirmou o político (mas não candidato) Luciano Huck, ao elogiar o antecessor na despedida do Caldeirão do Huck, há dois sábados.
Luciano ainda comentou que, para ele, “a função da TV é mostrar o lado bom das pessoas, das histórias delas”, o que pode dar uma dica do caminho que será seguido por ele à frente do Domingão. Em entrevista ao Fantástico da semana passada, ele disse que “O Domingão quer resgatar a esperança. Eu gosto de ouvir as pessoas, tenho uma genuína curiosidade pelo outro e acho que isso me trouxe até aqui.”
Atrações
Parte do Domingão com Huck será ao vivo. Alguns quadros já foram anunciados. Do antigo Caldeirão do Huck ele levou o Quem quer ser um milionário?, jogo de perguntas e respostas que dará R$ 1 milhão a quem acertar todas as questões. Lembrou de Silvio Santos e O show do milhão? Luciano também. Tanto que adotou o “por sua conta e risco?” do veterano apresentador do SBT para si. Os discursos de um quase candidato sobre educação e oportunidade devem migrar para o domingo junto com a brincadeira. Luciano ainda continuará com o Visitando o passado, em que a produção recria o cômodo da casa onde um famoso passou a infância.
Logo no primeiro programa, Luciano mostra que a ideia não é jogar fora o que Fausto Silva fez — pelo menos não de uma vez. Tanto que ele estreia a nova temporada do Show dos famosos, competição em que atores e cantores prestam uma homenagem — às vezes de gosto duvidoso — a um cantor ou cantora. O candidato sobe ao palco caracterizado e tem ao lado dele um corpo de baile e uma boa equipe de cenógrafos. Um trio de jurados formado por Xuxa, Boninho e Preta Gil avalia e escolhe os melhores da competição.
A edição deste ano terá três grupos. No primeiro, estão o ator, cantor e ex-BBB Fiuk e as cantoras Gloria Groove e Margareth Menezes. Pela segunda turma se apresentam os cantores Thiago Arancam, Vitor Kley e Wanessa Camargo. E o terceiro time traz o ex-atleta Diego Hypólito, a cantora e atriz Mariana Rios e o ator Robson Nunes.
As famigeradas Vídeo Cassetadas são uma incógnita no Domingão com Huck. O apresentador teria dito que não curte muito o formato, ainda mais porque os vídeos não se renovam. Mas é certo que há uma parcela do público que dá risada com os tombos alheios. Nesse hiato entre a saída de Fausto e a chegada de Luciano, os humoristas Dani Calabresa e o brasiliense Welder Rodrigues narravam os vídeos. O que era ruim ficou pior…
Concorrência
A vida de quem se arrisca a apresentar um programa de auditório dominical na TV brasileira não costuma ser fácil. A concorrência é grande pelo dia em que a maioria das pessoas não está trabalhando. A chegada das plataformas de streaming só complicou ainda mais o que já era um desafio e tanto.
Na TV aberta, Luciano Huck terá dois grandes concorrentes: Rodrigo Faro, em A hora do Faro, na Record; e Eliana e o programa que leva o nome dela, no SBT. Faro não está na melhor fase dele na carreira, mas estreou há duas semanas o game Paredão dos famosos, já de olho na chegada de Luciano, que parece vir sem grandes novidades — a não ser ele mesmo.
Já Eliana está numa maré alta de audiência e de prestígio na emissora que tem Silvio Santos, o mais emblemático de nossos animadores vivo. A apresentadora investe muito nos games e tem um certo humor, mas também flerta com o tom emocional dado por Huck a histórias de telespectadores. No início da noite, o programa de Luciano terá pela frente o Roda a roda e o começo do Programa Silvio Santos.
Na verdade, o maior desafio de Luciano Huck aos domingos vai ser não cair na armadilha de ser mais um nesse grande balaio e fugir de inevitáveis comparações com Faustão. Mesmo tarimbado, ele vai ter que suar a camisa.