Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende
Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende Crédito: Divulgação/Lifetime — Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende

Lifetime estreia minissérie Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende

Publicado em Sem categoria

Em três episódios, Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende retrata os momentos mais marcantes e dramáticos da trajetória da jornalista e escritora chilena

Por Cecília Sóter — Estreia nesta (29/7), às 20h, no canal Lifetime, a minissérie Isabel: A história íntima da escritora Isabel Allende. A atração resume a trajetória de Isabel, afilhada do socialista e ex-presidente do Chile, Salvador Allende, deposto em 1973 por um golpe militar, liderado por Augusto Pinochet. Isabel Allende teve uma vida assinalada por perdas e dor, e, ao mesmo tempo, pela ascensão à autora de língua espanhola mais lida no mundo (74 milhões de exemplares, traduzidos para cerca de 40 idiomas). Isabel, que completa 80 anos no dia 2 de agosto, vive nos Estados Unidos, onde é cidadã americana desde 2003.

A produção é estrelada por Daniela Ramírez. Ilustrada por vídeos pessoais de Isabel e arquivos históricos da época, a minissérie segue fatos e relatos narrados em alguns dos livros da escritora, divididos em três episódios: O preço da liberdade, O diabo no espelho e Os espíritos. São momentos comoventes e dramáticos: da infância marcada pelo sumiço do pai, a importância do avô em sua educação, as citações do tio e padrinho, o medo da ditadura, a militância pela defesa dos direitos humanos, os amores e decepções, o sucesso literário até a morte aos 28 anos de sua filha Paula.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Eu só pedi uma coisa quando fizeram essa série, que eles respeitassem muito as outras pessoas que aparecem nela. Minha vida está exposta em várias memórias que escrevi e esta minissérie é baseada em Paula, que escrevi depois que minha filha morreu. Então não posso reivindicar nada. Mas outras pessoas que aparecem na série, como o meu primeiro marido, o pai dos meus filhos, como o marido de Paula, como meu próprio filho, e tantas outras pessoas, têm suas vidas privadas e não precisam ser expostas por minha causa. Então eu pedi que eles fossem muito respeitosos com eles e eles foram. Gostei muito do trabalho feito pela Megamedia Chile, foi uma produção muito cuidadosa. Eles vieram ao meu escritório, revisaram centenas de fotos, vídeos, entrevistas, filmes e copiaram os vestidos de cada época. Mesmo joias feitas à mão que são peças únicas, eles as copiaram com exatidão. Os penteados, as casas. Cada período que aparece na minissérie é muito bem feito. Então fiquei muito impressionada”, conta Isabel.

A atriz Daniela Ramírez, que representa a escritora na série, afirmou: “Sem dúvida foi o maior desafio que enfrentei em toda a minha carreira. Há um antes e um depois desta série, depois de personificar Isabel Allende. Foi uma responsabilidade enorme, porque a Isabel também continua conosco, pode dar a sua opinião, pode sentir-se representada ou não. Foi um risco e uma grande exigência como atriz”.