gato 1

Léon ou Salem, quem é seu gato preferido da dramaturgia?

Publicado em Lista, Novela, Séries

Os animais estão dominando a programação televisiva: Léon, em O sétimo guardião, e Salem, em O mundo sombrio de Sabrina. Qual é o seu gato preferido da tevê?

Os felinos estão em alta na televisão. Pelo menos é a impressão que se tem após a presença de Salem, em O mundo sombrio de Sabrina, e Léon, em O sétimo guardião. Conheça abaixo os gatos da ficção.

Salem, de O mundo sombrio de Sabrina

O primeiro a aparecer na telinha foi Salem, de O mundo sombrio de Sabrina, da Netflix (leia aqui nossa crítica sobre a produção). Personagem conhecido do público por conta da versão em sitcom dos anos 1990, Sabrina, a aprendiz de feiticeira, na nova adaptação o gato passou por transformações.

A começar por sua origem. Se na sitcom, Salem era um bruxo que foi sentenciado a viver 100 anos na forma do animal, na nova série, ele se trata de um familiar da bruxinha, que tem o direito a um ente querido para acompanhá-la durante a sua jornada.

Outra grande diferença — e que até desanimou parte dos fãs — é que Salem não fala. Isso foi uma decisão da produção por conta do tom mais assustador adotado na nova série. Mas, mesmo sem falar, Salem tem um papel importante na trama. Ele é o fiel escudeiro de Sabrina e já a defendeu em situações da história. Há inclusive teorias de que ele possa ser um demônio. Será?

“Pensamos que, pelo menos, no começo, Salem não deveria falar. Isso não significa que ele nunca vai falar. No momento, há uma conexão psíquica entre ele e Sabrina, e é como eles se comunicam”, afirmou Roberto Aguirre-Sacasa, o criador, ao site Collider.

Se na sitcom ele era feito por um boneco animado, em O mundo sombrio de Sabrina, Salem é interpretado por cinco gatos diferentes: Bobby, Boomer, Edward, Shaq e Trevor.

Léon, de O sétimo guardião

Personagem essencial da trama de O sétimo guardião, Léon roubou a cena logo nas primeiras semanas da novela. Só se falava no felino. E tem motivo. Impressiona a participação do gato no folhetim — nós falamos disso aqui.

Assim como Salem, o gato, que é real, é vivido por mais de um animal. Ao todo são quatro felinos da raça Bombay: Pépe, Lucky, Nix e Peg. Todos passaram por um treinamento de atuação em frente às câmeras nos Estados Unidos.

Crédito: TV Globo/Divulgação. Luz e Léon

Além disso, Léon é, na verdade, o pai da protagonista Luz (Marina Ruy Barbosa), que foi enfeitiçado. O gato já assumiu a forma humana na novela na noite do atentado contra a vida de Gabriel (Bruno Gagliasso) e voltará a fazê-lo para tirar a filha da prisão. O personagem é vivido por Eduardo Moscovis. Saiba mais aqui.

E aí, quem é seu gato preferido da dramaturgia? Clique aqui e faça sua escolha!