kelner_macedo

Kelner Macêdo, de Verdades secretas 2, aposta no corpo como instrumento de comunicação

Publicado em Novela

Ator Kelner Macêdo fala ao Próximo Capítulo sobre os tabus abordados em vários dos trabalhos dele na telinha

O corpo é um importante instrumento de trabalho para o ator. Intérprete do DJ Mark em Verdades secretas 2, Kelner Macêdo sabe bem disso. Por meio de pilates, corrida, exercícios funcionais, meditação e yoga, ele busca o equilíbrio necessário para trabalhos que vão das séries Sob pressão e Todxs nós ao filme Corpo elétrico.

“Seja numa cena de sexo, seja numa conversa, numa corrida, numa dança ー estamos sempre criando signos a partir dos nossos envolvimentos, estamos a falar mesmo que em silêncio, e isso me fascina”, afirma Kelner, em entrevista ao Próximo Capítulo. “Enquanto ator, meu principal instrumento de trabalho é meu corpo. Dele e nele posso fluir todos os sentimentos do mundo. Nele trago todos os atravessamentos e todos os passos que dei pra chegar até aqui, e está tudo marcado, atravessado. O corpo narra, conta, é a ponte para tudo”, completa.

O trabalho mais recente de Kelner na telinha, Verdades secretas 2, gerou bastante repercussão por tratar de um tabu na nossa sociedade, o amor livre, e, claro, pelas cenas de nudez. “Estamos num momento muito polarizado no Brasil, e o Walcyr (Carrasco, autor da novela) traz à tona muitas questões que ainda são tabus na nossa sociedade. Então, esperava barulho em torno da novela por tudo que ela traz, mas não fazia ideia de como isso iria atravessar o público”, comenta.

Foto: Raquel Cunha/ TV Globo. Ao lado de Bruno Garcia: romance em Sob pressão

Mesmo sabendo que os assuntos poderiam render polêmicas, o ator reconhece que se surpreendeu (para o mal) com algumas reações. “Estamos em 2022 sob a sombra de tempos passados. O conservadorismo avançou muito nesses últimos anos e, em resposta, muitas vozes foram se erguendo. A arte aponta caminhos mais diversos e possíveis, caminhos de existências mais plurais. Espero que a partir de agora venham dramaturgias mais ousadas, que subvertam as lógicas que dominam tudo e tragam mais inclusão e diversidade nas suas pautas.

Kelner Macêdo também chamou a atenção na quarta temporada de Sob pressão na pele de Kleber, namorado do médico Décio (Bruno Garcia), e se prepara para a volta do personagem, desta vez no streaming. “Na quinta temporada de Sob pressão nós acompanharemos o Kléber em outro momento da vida, com outras questões e cheio de planos para o futuro. Veremos o desenrolar do relacionamento dele com o Décio e as escolhas que eles terão que fazer para seguirem juntos, ou não, nessa caminhada. É um tempo de novos acordos na vida do casal”, adianta.