Karina Barum como Adalgisa na série A3
karina2 Crédito: Ricardo Keuchgerian/Divulgação. Karina Barum vive vilã com toques de Nelson Rodrigues na série A3 Karina Barum como Adalgisa na série A3

Karina Barum, uma brasiliense de dois corações

Publicado em Séries

Karina Barum volta ao ar na série A3 e na novela Gênesis. Nascida em Brasília, ela hoje mora em Florianópolis

“Eu tenho dois corações: um brasiliense e outro porto-alegrense”, diz a atriz Karina Barum, que brilha como a protagonista Adalgisa na série A3, do canal Prime Box Brazil. Filha de pioneiros que vieram construir a capital federal, Karina logo voltou para o Rio Grande do Sul, mas nunca se desligou da cena cultural da cidade.

“Brasília tem um cenário musical muito forte, com nomes grandiosos, como Renato Russo. E uma cena underground muito interessante também”, afirma Karina, em entrevista ao Correio. Hoje, a atriz se divide entre Florianópolis (SC), onde mora e recarrega as energias, e, por conta do trabalho, Rio de Janeiro e São Paulo.

Presença constante na telinha nas décadas de 1990 e 2000, Karina se destacou em trabalhos como a novela Torre de Babel (1998) e estava afastada da telinha havia quase 10 anos. A pausa, ocasionada por “algumas frustrações”, pela necessidade de estar mais perto da filha, Manuela (hoje com 17 anos), e para ficar “mais conectada com a natureza”, foi interrompida pela série A3.

“Não parei totalmente. Produzi algumas peças e fiz filmes, pontualmente, quase escondida. Agora que voltei, quero projetos em que acredito, com pessoas de quem eu gosto e em quem confio”, afirma. “A3 tem uma estética cinematográfica que eu amo e uma pitada de humor que dá leveza a uma personagem tão pesada”, continua.

Crédito: Ricardo Keuchgerian/Divulgação

Adalgisa é uma viúva paulistana dos anos 1950 que está disposta a fazer de tudo para manter intacta a imagem da família, especialmente do único filho, Rogério (Tom Muszkat). “A personagem me interessou de imediato pelo despudoramento e pelo escracho do que ela diz e faz”, explica Karina.

A série A3 traz à luz temas como racismo, homofobia, preconceitos, violência contra a mulher. São assuntos mais do que atuais, embora a produção seja de época. “Os temas estão aí. Ainda falta evoluir muito porque precisamos crescer no coletivo. Hoje, as pessoas já se dão valor, estamos empoderados. E isso é muito bom. Vejo a geração da minha filha respeitando mais as diversidades, as diferenças”, compara.

Personagem bíblico

Os fãs da TV aberta também poderão matar as saudades de Karina Barum em pouco tempo. Ela será Lia na fase José da novela bíblica Gênesis, da Record. “Lia é o oposto de Adalgisa. Ela é a minha redenção”, brinca a atriz.

Esposa de Jacó (Petrônio Gontijo), Lia casa-se com ele, mesmo sabendo que ele gosta da irmã dela, Raquel (Giselle Tigre), mas ela não pode dar filhos a ele. “A Lia é resiliente e vive a vida em felicidade, apesar de tudo. Ela não olha para o exterior das pessoas, mas para o interior, sem julgar ninguém”, descreve Karina.