joe_ribeiro

Joe Ribeiro: “Viver de arte no Brasil não é fácil”

Publicado em Novela

Nem as dificuldades da profissão desanimam o ator Joe Ribeiro. Aos 22 anos de carreira, ele está na reprise de Império como o vilão Marcão

Viver de arte no Brasil nunca foi fácil e parece que está cada vez mais difícil. Com 22 anos de carreira no teatro, o ator Joe Ribeiro dá a receita. “Não basta ser bom, ter um dom. A arte tem que ter estudo, disciplina, coragem e sinceridade no que faz e almeja. Muitos são ótimos, mas ficam pelo caminho”, afirma Joe, que pode ser visto na telinha como Marcão, novo aliado de José Alfredo (Alexandre Nero) na reprise de Império.

“Viver de arte no Brasil não é fácil, mas é possível, basta amar, perseverar e, acima de tudo, ter um coração de artista, pois só assim você consegue ter resiliência e avançar sempre”, completa.

Joe comemora a volta de Império às telas. “Foi um divisor de águas para a minha carreira, pois foi a minha segunda novela, com um grande destaque no último terço da história, abrindo as portas para outros trabalhos”, lembra Joe, que foi descoberto por um produtor da Globo enquanto fazia teatro. “Francisco Patrício me descobriu no teatro e fez essa ponte com a TV”, relembra.

O ator lembra com carinho da reação da filha Luciana, então com 7 anos, vivendo um vilão na televisão. “Ela lembra bem da repercussão do personagem quando ele virou vilão, principalmente nas abordagens nas ruas, ela amava. Isso porque não viu quando eu quase fui agredido por uma senhora que me chamou de X-9 e queria me dar um cascudo (risos)”, recorda-se.

Joe Ribeiro em cena de Império

Além do Marcão de Império, as reprises exibidas durante a pandemia trouxeram outros dois personagens defendidos por Joe: o Joel de Fina estampa (2011) e uma participação especial como um legista em Haja coração (2016). “Assisto às reprises, mas de uma forma saudável, com carinho por aquele momento. Mas olhando em frente. Como a maioria dos atores, eu me cobro muito e tento enxergar o que poderia ter feito melhor, mas de uma forma saudável, inclusive admirando as atuações que eu achei boas”, afirma.

Com as atividades culturais voltando aos poucos, Joe revela os planos para o futuro. “Meus planos sempre são de continuar a fazer a minha arte, independentemente da plataforma. TV, cinema ou teatro. Estou para voltar com a minha peça, Lavou tá novo, com a querida amiga Luciana Malcher, a Claraíde de Império. Estamos voltando ao Rio de Janeiro”, adianta. “São muitos anos na área, amando intensamente cada momento e cada trabalho, como o Marcelo Camelo fala na música O vencedor: ‘Faço o melhor que sou capaz, só pra viver em paz’”, finaliza.