joao 1 horiz. Crédito: Trama B Produções Artísticas/Divulgação

João Victor Menezes viverá jovem alforriado em Nos tempos do Imperador

Publicado em Entrevista

Ao Próximo Capítulo, o ator mirim falou sobre a experiência na novela Nos tempos do Imperador, ainda sem previsão de lançamento oficial na Globo

O ator João Victor Menezes estará, em 2021, na primeira novela da carreira. O jovem de 13 anos, que também é dançarino, fará a estreia no folhetim Nos tempos do Imperador, trama das 18h da Globo com previsão de lançamento ainda para este ano após os adiamentos devido à pandemia de covid-19. A produção é uma espécie de sequência de Novo Mundo acompanhando a trajetória de Pedro II (Selton Mello) à corte brasileira.

João Victor estará na primeira fase de Nos tempos do Imperador, quando interpreta Guebo, um jovem negro alforriado que vive numa comunidade quilombola secreta, na Zona Portuário do Rio de Janeiro. Ele é filho de Abena (Mary Sheila) e Baltazar (Alan Rocha), casal que ajuda na fuga de escravos. “Guebo possui a liberdade de crescer alforriado. Ele é filho de Abena e Baltazar, que resolvem se rebelar contra a comercialização de pessoas negras para a execução de serviços braçais. No momento posso falar até aí e adiantar que ele terá uma história muito forte. A novela vai ser linda, a produção está caprichando muito em cada detalhe”, comenta o garoto em entrevista ao Próximo Capítulo.

Ele conta que o processo de preparação para o personagem foi intenso. “Foi um processo muito gratificante conhecer esse personagem tão marcante. Tivemos e ainda temos preparação com a Cristina Bittencourt, que é nossa preparadora de elenco. Ela nos ajuda muito a dar vida a esses personagens tão especiais”, completa.

Por causa do período de isolamento social, as gravações da novela ficaram paralisadas por nove meses. “O retorno está sendo maravilhoso, seguimos todo um protocolo de segurança diariamente”, explica. João Victor diz ainda que durante a quarentena aproveitou para estudar as cenas e fazer um curso de teatro on-line, para que retornasse preparado.

A Globo ainda não definiu a data de lançamento da produção, que deveria ter sido lançada em 2020. Mas sabe-se que a decisão é de estreia em 2021. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. No ano passado a pandemia começou uma semana antes do lançamento e estávamos todos na expectativa. Estou muito ansioso para estreia”, define.

Entrevista // João Victor Menezes

Guedo é um jovem negro que cresceu em alforriado. Como foi para você se deparar com essa narrativa? Te levou a refletir sobre como o passado ainda tem impacto no racismo hoje no Brasil?
Sou negro e filhos de pais negros, meu pai já sentiu na pele por várias vezes o peso que a cor dele ainda carrega. Infelizmente o passado ainda é muito presente em relação ao racismo. Torço e luto por nossa igualdade e sempre serei voz para nossa gente.

Crédito: Trama B Produções Artísticas/Divulgação

Como foi a experiência de contracenar com artistas de renome?
Muito gratificante. Sabe que, às vezes, nem acredito que estou lado a lado com pessoas que tanto admiro e só conhecia através de filmes e novelas. Sou muito abençoado em ter essa troca e eles estão ajudando muito no meu crescimento como ator. Cada dia um aprendizado diferente.

Além da novela, você já tem outros projetos na área de atuação?
Antes da pandemia eu estava cotado para um filme porém devido à pandemia foi adiado, espero que volte agora que as coisas estão flexibilizando, mais tudo no tempo de Deus. Vem muita coisa boa por aí, estou ansioso para que a vacina saia logo para fazer os projetos que ainda estão parados.