Ator João Fernandes
Malhação - Toda Forma de Amar João Fernandes começou cedo na carreira: Hoje tenho uma bagagem de que me orgulho" Ator João Fernandes

João Fernandes, o Tadeu de Malhação: “Para um amor não pode haver barreiras”

Publicado em Entrevista

O ator João Fernandes acumula o papel de Tadeu em Malhação – Toda forma de amar e de Téo, o protagonista de 1 contra todos. Confira entrevista com ele!

A atual temporada de Malhação tem o intertítulo Toda forma de amar. A maneira encontrada por Tadeu, personagem de João Fernandes, não é das mais agradáveis, mas é clássica nos folhetins. Tadeu é apaixonado pela amiga de infância Rita (Alanis Guilen), mas não é correspondido.

“Falta amor próprio para o Tadeu. Quando uma paixão não é recíproca, é melhor deixar para trás. Mas em um amor verdadeiro entre duas pessoas não pode haver barreiras”, afirma João Fernandes, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Tadeu teve uma participação importante na primeira semana de Malhação e sumiu para reaparecer somente na audiência de Rita pela guarda da filha. Agora, ele está sumido novamente. João confessa que essa situação não é muito agradável para ele: “Enquanto o Tadeu ficar nessa de ir e voltar eu ainda vou me angustiar muito porque é mais difícil entrar na cabeça das pessoas.”

O amigo de infância de Rita quis mentir na audiência para ajudar a menina, mas ela não permitiu. Mais comedido, João teria outra solução: “Um conselho que daria é para começar a filmar as pilantragens da Lara e ter tudo documentado. Pessoa salafrária assim a gente pega no pulo.”

Na entrevista a seguir, João Fernandes fala sobre Malhação, 1 contra todos, a carreira iniciada na infância e paternidade. Confira!

Leia entrevista completa com João Fernandes

Ator João Fernandes
João Fernandes: Falta amor próprio a Tadeu

O Tadeu tem uma paixão mal resolvida pela Rita e até pensou em mentir no tribunal por ela. Vale tudo por um grande amor?
Vale, claro. Óbvio que falta amor próprio para o Tadeu. Quando uma paixão não é recíproca, é melhor deixar para trás. Mas em um amor verdadeiro entre duas pessoas não pode haver barreiras.

O Tadeu apareceu nos primeiros capítulos de Malhação e depois ficou um tempo sumido. Esse intervalo é muito angustiante para o ator?
Demais! A gente pega um trabalho e já fica aguardando a resposta do público, o feedback. Enquanto o Tadeu ficar nessa de ir e voltar eu ainda vou me angustiar muito porque é mais difícil entrar na cabeça das pessoas.

Você vai ser pai em breve na vida real. Consegue se imaginar numa situação como a da Rita? Que conselhos o João daria a ela?
A situação dela é muito complicada, difícil de me imaginar. Mas consigo sentir a dor da mãe longe da filha. Acredito que um conselho que daria é para começar a filmar as pilantragens da Lara e ter tudo documentado. Pessoa salafrária assim a gente pega no pulo. (risos)

Aos 20 anos você já fez muitas novelas e peças. Como foi começar tão cedo?
Foi o melhor dos mundos pra mim. Pude começar a aprender e a entender a profissão de uma forma que poucos tiveram oportunidade. Hoje em dia tenho uma bagagem de que me orgulho e acredito que consigo entender melhor como as coisas funcionam.

O elenco de Malhação tem muitos iniciantes. Você acaba dando dicas para eles devido à sua experiência?
Depende. Esse lugar das dicas acredito que esteja mais para as funções de diretores e produção. Sempre vou estar apto e à disposição de qualquer pessoa que queira conversar, mas às vezes considero que talvez uma dica de pessoas de outra função seja mais fácil de ser assimilada pelos artistas.

Em 1 contra todos, o Téo é um dos protagonistas. Isso faz muita diferença para o ator?
O rótulo de protagonista nada faz diferença, mas sinto que nesse projeto e na Fox em si, tenho um reconhecimento ímpar no que diz respeito ao meu trabalho. Isso sem dúvida muda o dia a dia e mexe com a cabeça do artista. É sempre bom ser valorizado.

As pessoas te conhecem na rua pelos papéis que interpretou em outras novelas, ainda criança? Como lida com isso?
Sempre! Acho que lido da maneira mais tranquila possível. Sou bem acostumado com as formas que as pessoas podem chegar até mim e creio que me viro bem, é gostoso demais receber o carinho do público.