HBO Max vai acabar? Próximo Capítulo explica a situação da plataforma

Publicado em Streaming

Mudança de CEO, demissão de funcionários, cancelamento de projetos, alguns até prontos, e retirada de títulos levantam rumores sobre uma mudança de direção para a HBO MAX

Por Pedro Almeida* e Pedro Ibarra

Um dos principais serviços de streaming da atualidade pode estar acabando, pelo menos da forma como o conhecemos. Rumores apontam que a HBO Max passa por um reposicionamento no mercado que pode significar o fim da plataforma.

A situação começou a ser conjecturada após o cancelamento de produções que ainda não estrearam, algumas nas etapas finais de produção. O caso que mais chamou atenção foi o do longa da Batgirl. O filme estava em pós-produção, com fotos já reveladas, e pensava-se até em continuação. A produção gerou ansiedade dos fãs pela participação de Michael Keaton no papel de Batman e a presença de J.K Simmons no papel de Gordon, um aceno à possibilidade do filme coexistir no mesmo universo dos longas de Zack Snyder. Mesmo assim teve estreia cancelada e não será disponibilizado em lugar nenhum. Outros títulos já anunciados, como a sequência da animação do personagem Scooby-Doo e o remake do longa House party, também foram ceifados.

O movimento não envolve apenas o que está por vir. Algumas produções Max Originals foram retiradas da plataforma. É o caso do longa Convenção das bruxas, estrelado por Anne Hathaway, filme que não teve bom desempenho nem no cinema nem na HBO Max. Moonshot, Superintelligence, Locked down e An american city pickle ficaram sem casa após esta decisão.

As mudanças fazem parte de um novo planejamento criado após a AT&T adquirir o Discovery e decidir por uma fusão entre ele e a WarnerMedia, domínio que comanda a HBO Max. Dessa forma, as plataformas se tornarão um streaming único. Ao ser procurada pelo Próximo Capítulo, a HBO Max confirmou o plano.“Em preparação para a eventual unificação da programação HBO Max e Discovery+ em uma só plataforma, estamos constantemente avaliando nossa oferta para os nossos consumidores; e parte desse processo inclui a remoção de conteúdos selecionados”, escreveu em comunicado.

Os rumores sobre o fim da HBO Max, no entanto, a plataforma não confirmou. Procurada, afirmou que “não há nada a declarar”. Segundo o que tem sido falado, o novo CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, parece não gostar da forma como a HBO Max tem se organizado. Partindo de uma visão mais conservadora, Zaslav quer que o estúdio foque em grandes produções bilionárias para o cinema em detrimento do dinheiro gasto nas obras para o streaming. Desta forma, a plataforma digital diminuiria o volume das grandes produções e focaria em projetos não-roteirizados, como reality shows. Ainda segundo os rumores, Zaslav teria ordenado o desligamento de cerca de 70% do corpo de funcionários da HBO Max.

O braço do Brasil também parece ter recebido cortes severos. Havia um planejamento de teledramaturgia nacional. Lázaro Ramos, Camila Pitanga e Silvio de Abreu foram alguns dos nomes que se juntaram ao streaming para produzir conteúdo original. Ao que tudo indica, as ideias desses artistas nem verão a luz do dia. Alguns portais brasileiros já cravam o fim do projeto.

Não há como saber qual será o futuro do estúdio quando se trata das plataformas de streaming. A empresa ainda não confirmou se uma das plataformas deve englobar a outra, ou se uma terceira plataforma será criada. Mais além, não se sabe como a mudança impactará o mercado brasileiro e se os assinantes poderão manter a assinatura pelos mesmos valores pagos atualmente.

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader