lobisomem_1200

Halloween sem sustos. Filmes e séries divertem com a temática do Dia das Bruxas

Publicado em Filmes

Inspirado pelo divertido especial da Marvel, Lobisomem na noite, a Revista indica episódios para quem quer curtir o Dia das Bruxas sem medo

Finalizado pelo Halloween, o mês de outubro é regado de histórias mal assombradas, lançamentos de produções de terror ou horror e ficou marcado por ser o momento do ano em que o público vai atrás de narrativas assustadoras. Porém, não é todo espectador que gosta do terror. Às vezes, o tema pode ser as bruxas, mas o susto pode dar lugar a novas sensações.

O caso mais recente é do especial de Halloween da Marvel, Lobisomem na noite. O média-metragem, de pouco mais de 50 minutos, é a comemoração da data do estúdio na parceria com Disney e foi lançado em 7 de outubro na plataforma com a proposta de trazer algo diferente para os fãs.

Criado e dirigido por Michael Giacchino e protagonizado por Gael Garcia Bernal, a produção conta a história de um torneio entre os principais caçadores de monstros do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O vencedor levaria uma pedra preciosa de Ulysses Bloodstone, o mais famoso caçador de monstros de todos os tempos. Jack Russell entra na disputa, mas o motivo é outro — sem contar que ele esconde um segredo: um monstro que toma conta do corpo dele em noites de lua cheia.

A produção é bem experimental, mescla momentos coloridos e em preto e branco, tem ação, comédia e referências de grandes mestres e filmes de horror dos cinemas. Além disso, apresenta uma realidade nova para o MCU, que traz infinitas possibilidades de novos arcos com personagens que não são apenas super-heróis.

Contudo, o mais interessante do média é que ele mistura um visual característico do terror com a fórmula Marvel. As piadas e as sequências de lutas se sobressaem ao assustador e tenebroso. O que demonstra que dá para usar as características do Halloween para fazer uma coisa diferente e para todos os públicos. O filme abre os caminhos para propostas distintas e para um trabalho de laboratório com bons personagens dos quadrinhos que ainda não foram explorados no MCU.

Para dar risada com o Halloween

Levando o Lobisomem na noite como inspiração, o Próximo Capítulo indica episódios de séries que levam o tema Halloween para o público, mas sem a parte do terror e dos sustos. Afinal, o Dia das Bruxas também pode ser dia de risada

Friends
Um dos episódios mais icônicos das 10 temporadas, The one with the halloween party, apresentou algumas das mais marcantes fantasias de dia das bruxas da história da televisão. Como não lembrar do coelhão rosa de Chandler, da batata com antenas de Ross e do embate da Mulher-Gato de Monica com Supergirl de Phoebe? Sem contar que o episódio tem participação especial de Sean Penn.

New girl
A sitcom protagonizada por Zooe Deschanel tem mais de um episódio de Halloween, porém o primeiro, o sexto da segunda temporada, que tem Halloween como título, é o mais marcante. Nele, Jess (Deschanel) está trabalhando em uma casa mal assombrada de um parque de diversões e obriga os amigos a irem visitá-la. O episódio mistura piadas com fantasias, relacionamentos e medo. O final é um dos mais engraçados da temporada.

How I met your mother
Outra série com alguns episódios de Halloween, How I met your mother é mais conhecida pela mitologia que criou em torno de uma personagem que só é mencionada nos especiais da data. A Slutty Pumpkin, em tradução literal Abóbora safada, é uma mulher vestida de abóbora pela qual Ted Mosby se apaixona em uma festa na noite do Dia das Bruxas. Porém, ele perde o telefone dela e, por anos, fica frequentando a mesma festa na esperança de reencontrá-la. O sexto episódio da terceira temporada e o oitavo da sétima tratam da personagem, ambos com boas piadas.

Brooklin 99
A mitologia relacionada ao episódio de Halloween é elevada a outro nível em Brooklin 99. Desde a primeira temporada, a data é marcada pelo “Roubo de Halloween”. Todos os personagens da delegacia tentam roubar um objeto sob a premissa de serem considerados por um ano o “Melhor detetive/pessoa” da delegacia. O interessante são as ideias surpreendentes apresentadas. São episódios cheios de referências, em que é bem difícil descobrir quem é o vencedor antes dos minutos finais do capítulo, quando tudo é explicado.

Modern Family
Mais uma série que tem tradições de Halloween, Modern Family foca na personagem Claire (Julie Bowen) nos episódios temáticos. Muito animada com o feriado norte-americano, ela sempre tenta criar uma atmosfera de terror em casa, assustando vizinhos, família e crianças que passam pedindo o clássico doces ou travessuras. De brigas familiares a um susto que quase se torna tragédia, a série tem o Halloween como ponto alto em diversas temporadas. Destacam-se os capítulos seis da segunda temporada, cinco da quarta e cinco da décima primeira.

The Office
The Office também aposta na tradição de Halloween, porém o principal episódio especial é o quinto da segunda temporada, o primeiro sobre a data na série. Com todos fantasiados, Michael Scott (Steve Carrell) precisa decidir alguém para demitir. Toda essa intriga fica mais engraçada pelo fato de que as fantasias acabam alterando a personalidade dos personagens mais caricatos. O final é um tanto agridoce, mas tem a cara da série, capaz de fazer o público rir, chorar e, principalmente, morrer de vergonha alheia.