renascer2

Globoplay traz novela Renascer de volta

Publicado em Novela

Novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, entra para o catálogo do Globoplay. Entre os destaques da trama estiveram Osmar Prado como Tião Galinha e Maria Luísa Mendonça, no papel de Buba

O Globoplay resgata a partir desta segunda-feira (11/10) a novela Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa. Renascer foi apresentada no Vale a pena ver de novo em 1995 e no Viva em 2012. Essa é uma daquelas novelas em que o protagonista domina a cena. Estamos falando de Zé Inocêncio (Antonio Fagundes), viúvo e pai dos jovens José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira).

A relação de Zé Inocêncio com o caçula é delicada, pois o pai culpa o filho pela morte da mãe, no parto. Além disso, o fazendeiro cacaueiro acaba se casando com Mariana (Adriana Esteves, em momento muito criticado), ex-namorada de João Pedro.

Renascer não foi das melhores novelas de Benedito Ruy Barbosa, que acabava de sair do sucesso de Pantanal e guardou muitas semelhanças. Além disso, Taumaturgo Ferreira e Osmar Prado (brilhante como Tião Galinha) foram alguns atores que tiveram que sair da trama antecipadamente, por problemas com a direção.

Benedito Ruy Barbosa ainda ousou ao trazer o personagem Buba, que marcou a carreira de Maria Luísa Mendonça para sempre. Hermafrodita, ela acaba tendo um romance com Zé Vicente.

Relembre os personagens de Renascer

José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) – Nada se sabe sobre a origem dele, nem ele conta. A vida dele parece começar quando chega às roças de cacau e finca um facão num frondoso jequitibá. Valente, obstinado, sonhador, o trabalho árduo lhe rende frutos ao longo dos anos. Uma das principais características é ser bom de papo e gostar de contar histórias. Outra é a de ser justo. Muito querido pelos empregados, que lhe são totalmente fiéis. De natureza apaixonada, não resiste aos encantos de Maria Santa (Patrícia França), com quem se casa e tem quatro filhos. A história deste patriarca é o fio condutor de Renascer.

Maria Santa (Patrícia França) — Foi criada com extremo rigor pelo pai porque a irmã mais velha engravidou prematuramente e foi expulsa de casa. Quando conhece José Inocêncio e é pela primeira vez beijada por um homem, em sua inocência e ingenuidade pensa que vai ficar grávida. Depois disto, Santinha é também abandonada pelo pai, que se muda com a mãe do vilarejo, deixando a filha no bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro). O casamento com Zé Inocêncio é perfeito, até que a morte os separa depois do quarto parto.

João Pedro (Marcos Palmeira) – Quarto filho de José Inocêncio. É rejeitado pelo pai porque Maria Santa morreu em consequência de complicações durante o seu parto. Não foi mandado para estudar na cidade grande como os irmãos, mas isso não diminuiu a inteligência e a capacidade de trabalho dele. É ele quem preserva a obra de Inocêncio, a quem ama e idolatra, apesar de ter todos os motivos para odiá-lo. Inclusive pelo fato de ter sido ele quem, apaixonado, levou Mariana (Adriana Esteves) para dentro de casa, perdendo-a para o pai.

Mariana (Adriana Esteves) – Neta de Belarmino (José Wilker) e Nena (Beth Erthal). Aproxima-se de José Inocêncio com sede de vingança, pois a avó sempre o acusou de ter sido o mandante da morte do marido. Mas a mocinha sucumbe ao charme do fazendeiro, aumentando o abismo que o separa do filho caçula, João Pedro, já que o rapaz também se apaixona por ela.

José Augusto (Marco Ricca) — Filho primogênito de José Inocêncio. Médico, escolheu a profissão para agradar ao pai, sem ter vocação. Acostumado desde pequeno a receber tudo de mão beijada, não consegue gerir a própria vida adequadamente. Quando a história começa, ele está pensando em sair do Brasil, mas não sabe se vai para Lisboa ou Miami. É simpático, um tipo agradável, mas muito mentiroso.

José Bento (Tarcísio Filho) — Segundo filho de José Inocêncio, tão mimado quanto o primeiro e o terceiro. Formando em direito, mora no Rio. É dele a iniciativa de propor a divisão das terras entre os irmãos, logo depois do casamento do pai com Mariana.

Belarmino (José Wilker) — . Um José Inocêncio menos habilidoso e mais ambicioso. Vizinho dele no início da história, quer tomar-lhe as terras e, para isto, contrata os serviços de dois jagunços, cuja missão acaba invertida. O próprio Belarmino acaba vítima de uma tocaia, não se sabe a mando de quem.

Nena (Betty Erthal) — Ao contrário do marido, não tem ambições financeiras nem é invejosa. Seu ideal é dar aos filhos uma boa educação. Quando fica viúva, parte do local para nunca mais voltar.

José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) — Terceiro filho de José Inocêncio. Está casado com Eliana (Patrícia Pillar) quando a história começa, mas é muito infeliz. Conhece Buba (Maria Luisa Mendonça) e acaba indo morar com ela, apesar de viver um conflito por conta da condição sexual da nova mulher. Morre numa tocaia planejada para matar seu pai.

Eliana (Patrícia Pillar) — Uma oportunista, não quer ter filhos — o sonho de José Venâncio — para não estragar o corpo. Ao ser trocada pelo marido, não descansa enquanto não desvenda o mistério de Buba.

Buba/ Alcebíades (Maria Luisa Mendonça) — Começa a namorar José Venâncio sem revelar que é hermafrodita. Quando ele descobre, o susto é tão grande que ele volta para Eliana. Mas o rapaz não resiste à doçura e à feminilidade daquela pessoa que é o oposto da mulher. Até um filho Buba está disposta a adotar para formar uma família perfeita. Após a morte de José Venâncio, envolve-se com José Augusto.

Teca (Paloma Duarte) — Menina de rua, grávida, que Buba leva para casa, a fim de adotar seu bebê quando nascer.

Teodoro (Herson Capri) – Tem inveja desmedida de José Inocêncio. A pedido de Padre Santo (Jofre Soares), emprega Tião Galinha em sua fazenda, e acaba se apaixonando pela mulher dele, Joaninha (Teresa Seiblitz). Marido de D. Patroa (Eliane Giardini) e pai de Sandra (Luciana Braga). Ao longo da história, envolve-se com Eliana.

Dona Patroa (Eliane Giardini) — Passa poucas e boas com o marido por causa dos relacionamentos dele com outras mulheres.

Sandra (Luciana Braga) — Forma um triângulo amoroso com João Pedro e Mariana.

Venâncio (Cacá Carvalho) — Marido de Quitéria (Ana Lúcia Torre), pai de Maria Santa (Patrícia França). Seu maior orgulho é ser a cabeça do boi na festa do Bumba. É aí que ele pode extravasar toda sua violência, como faz quando percebe os olhares que José Inocêncio lança à sua filha Maria Santa.

Quitéria (Ana Lúcia Torre) — Triste figura, que não consegue se livrar do jugo do marido. Por causa disto, ela perde o que a vida lhe deu de melhor: as duas filhas.

Tião Galinha (Osmar Prado) — Catador de caranguejos, casado com Joaninha, com quem tem dois filhos. Ao ouvir as lendas que correm a respeito de José Inocêncio, dentre elas a de que ele teria um diabinho de estimação numa garrafa, responsável pela sua riqueza, resolve usar o mesmo recurso para sair da vida miserável que leva com a família. Crédulo, resolve seguir à risca a receita dada pelo coronel bem-sucedido.

Joaninha (Teresa Seiblitz) — Enquanto o marido leva a sério a criação de um diabinho, ela é assediada pelo patrão Teodoro. Ao longo da história, apaixona-se pelo padre Lívio (Jackyson Costa).

Padre Lívio (Jackson Costa) — Chega para auxiliar Padre Santo em peregrinações pelo interior da zona cacaueira. Jovem e contestador, vive um conflito ao se apaixonar por Joaninha, tendo de optar entre o amor ou a vocação religiosa.

Damião (Jackson Antunes) — Contratado não se sabe por quem para matar José Inocêncio, logo depois de seu casamento com Mariana. Ele se encanta pelo coronel e se torna mais um de seus fiéis empregados. Casa-se com Ritinha (Isabel Fillardis).

Ritinha (Isabel Fillardis) — A bela que seduz e é seduzida por Damião, e se casa com ele. Ao longo da trama, envolve-se com José Bento.

Deocleciano (Leonardo Brício/Roberto Bonfim) — Primeiro empregado contratado por José Inocêncio assim que ele chega por aquelas paragens. Acredita piamente nas histórias contadas pelo patrão, e é um de seus melhores divulgadores. Casa-se com Morena (Cyria Coentro/Regina Dourado), uma das moças da casa de Jacutinga, mas o casal não é feliz.

Morena (Cyria Coentro/Regina Dourado) — Mulher que Deocleciano tira do bordel. Mas ela não é feliz porque não realiza seu maior desejo: ser mãe.

Jupará (Gésio Amadeu) — Tem o nome dos bichos que durante o dia dormem e à noite saem para se alimentar das amêndoas de cacau. Não que seja preguiçoso, ao contrário, é esperto e expedito. Com Deocleciano, forma a dupla que é capaz de “matar ou morrer” pelo patrão. Casa-se com Flor (Rita Santana), também da casa de Jacutinga, mas morre prematuramente. Assume seu lugar o filho Zinho Jupará (Cosme dos Santos).

Flor (Rita Santana) – Apesar de também ter sido tirada da casa de Jacutinga, ela era virgem e fazia os serviços domésticos. Quando fica viúva, vai embora com os filhos, deixando na fazenda apenas Zinho Jupará.

Zinho Jupará (Cosme dos Santos) – Como o pai, é capaz de dar sua vida pelo “patrãozinho”. Não se conforma com a morte do pai, que atribui à incapacidade de José Augusto, que o atendeu.

Jacutinga (Fernanda Montenegro) – A dona do bordel local que acolhe Maria Santa como filha. Admirável personalidade, sábia, é quem faz os partos da mulher de Inocêncio, inclusive o último. É também da casa dela que Mariana surge na vida do coronel.

Turco Rachid (Luis Carlos Arutin) — É o mascate que, segundo a história contada por José Inocêncio, costurou sua pele com linha e agulha, depois de ele ter sido completamente atacado por um bando de jagunços. Realidade ou fantasia?

Inácia (Solange Couto/Chica Xavier) — É a empregada que cuida da casa de José Inocêncio durante toda a vida. É subserviente porque idolatra o patrão. Supersticiosa, se benze toda quando vê a garrafa onde Inocêncio guarda seu diabinho de estimação. Ajudou a criar os quatro filhos do viúvo como se fossem seus.

Padre Santo (Jofre Soares) — Está sempre viajando para atender às necessidades das fazendas da região. Apesar de conservador, realiza a cerimônia do casamento de José Inocêncio com Maria Santa no bordel de Jacutinga. Está presente nos momentos importantes da vida do fazendeiro.

Norberto (Nelson Xavier) — O dono da venda onde todos param para fazer uma compra, tomar uma bebida ou dar um dedo de prosa.

Egberto (José de Abreu) — Detetive contratado por Eliana para descobrir com quem o marido a trai.

Fonte: Memória Globo