duas caras12_fagundes Foto: Kiko Cabral/ Globo

Globoplay traz novela Duas caras de volta

Publicado em Novela

Duas caras, de Aguinaldo Silva, entra para o catálogo do Globoplay. Trama estrelada por Marjorie Estiano nunca foi reprisada

A novela Duas caras, de Aguinaldo Silva, estreia segunda-feira (30/8) no catálogo do Globoplay. Exibida pela primeira vez na faixa das 21h, Duas caras nunca foi reprisada.

A trama acompanha Maria Paula (Marjorie Estiano) na busca por vingança contra o ex-marido Adalberto Rangel (Dalton Vigh), que aplicou um golpe e fugiu para o Rio de Janeiro com a fortuna dela. Lá, ele mudou de nome para Marconi Ferraço, fez uma plástica no rosto e se tornou um bem sucedido empresário.

Um núcleo que deu certo em Duas caras foi a favela Portelinha, criada e comandada pelo líder comunitário Juvenal Antena (Antônio Fagundes). Ele busca a união dos moradores contra os planos de Adalberto para construir um condomínio de luxo na favela. Foi ousado e interessante ver Fagundes num papel que fugia completamente aos que estávamos acostumados.

Relembre os principais personagens de Duas caras

Este slideshow necessita de JavaScript.

Evlisásio Caó (Lázaro Ramos) – O verdadeiro herói da novela. Filho de Misael Caó (Ivan de Alemida), irmão de Gislaine (Juliana Alves), trabalha na associação de moradores da favela da Portelinha e é um dos empregados de confiança de Juvenal Antena (Antonio Fagundes). Com o tempo, passa a questionar o poder do patrão e torna-se um verdadeiro mentor para seu povo. Envolve-se com Júlia (Débora Falabella), uma menina branca e rica, e vê-se diante de situações de preconceito racial e social.

Júlia de Queiroz Barreto (Débora Falabella) – Filha de Gioconda (Marília Pêra) e Barreto (Stênio Garcia), irmã de Barretinho (Dudu Azevedo). Inteligente e ativa, tem interesse em cinema e culinária. Conhece Evilásio Caó durante a gravação de um documentário na favela da Portelinha, e apaixona-se por ele, enfrentando o preconceito da família por se envolver com um homem negro de uma classe social mais baixa. A situação se agrava quando engravida e tem uma criança afro-descendente.

Juvenal Ferreira dos Santos, o Juvenal Antena (Antonio Fagundes) – Líder e fundador da favela da Portelinha, toma partido de tudo o que acontece na comunidade. Tem como grande rival Marconi Ferraço (Dalton Vigh), já que não aceita acordo algum para desocupar a área em torno do condomínio de luxo do empresário. Foi casado uma vez sem êxito e, após a morte da ex-mulher, descobre que tem uma filha de 20 anos, Solange (Sheron Menezes), e enfrenta situações difíceis para fazer com que ela aceite morar na favela.

Maria Paula Fonseca do Nascimento (Marjorie Estiano) – Filha única de Waldemar (Fulvio Stefanini) e Gabriela (Bia Seidl), perde os pais aos 18 anos, quando ainda é uma menina ingênua. Abalada, deixa-se seduzir pelo forasteiro Adalberto Rangel e se casa com ele. É roubada pelo marido. Da história dos dois ficam apenas as lembranças de momentos felizes e o filho Renato (Gabriel Sequeira), já que o nome e os documentos de seu amado eram falsos. Depois de muito desespero, Maria Paula é obrigada a tomar as rédeas da própria vida e resolve tentar a sorte em São Paulo com suas grandes amigas Jandira (Totia Meireles) e Luciana (Vanessa Giácomo). Torna-se uma mulher forte e batalhadora. Tempos depois, vai morar no Rio de Janeiro, onde reencontra Adalberto, agora com o nome de Marconi Ferraço, e faz o que pode para desmascará-lo.

Juvenaldo/ Adalberto Rangel/ Marconi Ferraço (André Luiz Frambach / Bernardo Mesquita / Dalton Vigh) – Elegante e discreto, nasceu em Pernambuco e foi vendido ainda criança para Hermógenes (Tarcísio Meira), com quem aprendeu a trapacear. Já adulto, casa-se com Maria Paula e rouba dela todos os bens da família. Após aplicar o seu maior golpe, passa por uma cirurgia plástica e muda de rosto, na tentativa de eliminar todos os vínculos com o passado e se transformar em um respeitável empresário da construção civil. Para tanto, assume a identidade de Marconi Ferraço, mas seu jeito esquivo ainda guarda um pouco de sua antiga personalidade.

Hermórgenes (Tarcísio Meira) – Estelionatário há anos, exerce seu ofício criminoso com maestria por todo o Brasil. Em uma de suas viagens, conhece Adalberto ainda menino e decide comprá-lo e transformá-lo em seu comparsa. Com o passar do tempo, é surpreendido ao ser roubado pelo ajudante. Participação na primeira fase da novela.

Renato Fonseca Nascimento (Gabriel Sequeira) – Tem 10 anos e é filho de Maria Paula e Adalberto Rangel. Faz frequentes perguntas sobre o pai, mas sempre ouve de sua mãe apenas que ele foi embora.

Maria Sílvia Pessoa de Moraes Barreto (Alinne Moraes) – Filha de Branca (Susana Vieira) e João Pedro (Herson Capri), volta ao Brasil após sete anos de estudos na Suíça e sente-se atordoada com a violência em seu país. Vê em Marconi Ferraço uma proteção contra essas adversidades e, encantada, vira noiva dele. Não faz ideia de que o futuro marido esconde um passado revelador.

Fernando Macieira (José Wilker) – Professor muito requisitado, tem preocupação excessiva com a aparência. Foi exilado do Brasil na época da ditadura e viveu na Europa por vários anos, onde se casou com uma sueca e depois ficou viúvo. Com ideias revolucionárias, volta ao país de origem após aceitar o convite de Branca Barreto para fundar uma escola promissora para crianças carentes, braço da Universidade Pessoa de Moraes. Tenta disfarçar, mas é fascinado por Branca. Desperta também o interesse de Célia Mara e torna-se objeto de disputa entre as duas.

Branca Maria Barreto de Moraes (Susana Vieira) – No dia da morte do marido, descobre que ele tinha uma amante, Célia Mara, por isso trata de se desvencilhar do título de viúva para tocar a vida adiante. Assume a presidência do conselho da Universidade Pessoa de Moraes, da qual é dona, e a transforma em uma instituição de absoluta excelência. Em determinado momento, sente admiração pelo professor Fernando Macieira e se incomoda com a aproximação entre ele e Célia Mara, que passa a estudar na sua universidade.

João Pedro Pessoa de Moraes (Herson Capri) – Reitor da Universidade Pessoa de Moraes, vive uma segunda vida amorosa ao lado de Célia Mara, com quem rompeu o noivado, anos atrás, para se casar com Branca e garantir seu projeto de abrir uma instituição de ensino. Durante uma visita a um circo, é atingido por uma bala perdida e morre ao lado da amante.

Célia Mara de Andrade Couto Melgaço (Renata Sorrah) – Filha do português Manoel de Andrade (Sérgio Viotti), é mulher de Antônio (Otávio Augusto) e mãe de Clarissa (Bárbara Borges). Mantém um relacionamento extraconjugal com João Pedro há muitos anos, e está com ele no momento de sua morte, quando a relação às escondidas é descoberta por todos. Depois do escândalo, é expulsa de casa e torna-se rival de Branca.

Antônio José Melgaço (Otávio Augusto) – Tem uma loja de materiais elétricos e, por conta disso, vive cheirando a óleo. Formal, repudia qualquer tipo de comportamento mais ousado. É daqueles que se considera sempre dono da razão e não pensa duas vezes em expulsar a mulher de casa após descobrir que foi traído por 20 anos. No decorrer da trama, envolve-se com Débora (Juliana Knust).

Manoel de Andrade Couto (Sérgio Viotti) – Português de opiniões fortes, pai de Célia Mara, sente um carinho especial pela neta Clarissa. Sabe também que a filha tem um amante, mas não apoia essa relação. Viúvo, perdeu a mulher na casa onde mora e por isso se recusa a desocupá-la para a construção de uma estrada. Pressionado pela prefeitura para deixar o local, ele acaba se matando e, pouco depois, descobre-se que deixou uma fortuna enterrada no terreno.

Clarissa de Andrade Couto Melgaço (Bárbara Borges) – É muito estudiosa e sonha ser juíza desde criança. Sempre teve que se dedicar mais na escola por sofrer de dislexia e, quando vai prestar vestibular, conta com a ajuda da mãe para driblar esse problema. Acaba incentivando Célia Mara a ingressar na faculdade também, mas fica enciumada quando ela se transforma na queridinha da Universidade Pessoa de Moraes. Clarissa só encontra o equilíbrio quando conhece o promissor cineasta Duda Monteiro (Guilherme Gorski).

Eduardo Monteiro, o Duda (Guilherme Gorski) – Rapaz de boa aparência, sobrinho de Eva Duarte (Letícia Spiller). Ex-modelo, dedica-se à carreira de cineasta e conta com a ajuda de Júlia na produção de um documentário sobre Juvenal Antena e a favela da Portelinha.

Débora Vieira (Juliana Knust) – Namorada de Marconi Ferraço, tenta de todas as maneiras ter um filho dele e herdar seus bens. O que não sabe é que seu companheiro se submeteu a uma vasectomia. Após descobrir suas tentativas, ele a expulsa de sua vida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alzira Correia (Flávia Alessandra) – Prima de Célia Mara e mulher de Dorgival, com quem tem dois filhos, Dorginho (Lucas Barros) e Manoela (Luana Dandara). Sustenta a casa, já que o marido não pode trabalhar por conta de uma doença cardíaca. É enfermeira de um hospital público e, sem que o marido saiba, apresenta-se na casa noturna de Jojô (Wilson dos Santos), usando uma máscara para não ser reconhecida. Chamada de “A Outra”, executa pole dance, e é o grande sucesso da uisqueira. Objeto da paixão de Geraldo Peixeiro (Wolf Maya), passa a ser chantageada por ele, que descobre seu segredo. Ao longo da trama, vive um romance com Juvenal Antena, que se apaixona por ela.

Dorgival Correia ( Ângelo Antônio) – Classificado por Juvenal como inútil, não tem mesmo aptidão para o trabalho: já fez concursos públicos e tentou alguns biscates sem êxito. E ainda sofre de uma doença cardíaca que o invalida para o trabalho. Vive às custas da mulher, mas suas únicas despesas extras são com os pássaros. Nunca faz perguntas sobre a profissão de Alzira, mas tem razões para isso quando Geraldo Peixeiro o procura para lhe contar a verdade.

Maria Eva Monteiro Duarte (Letícia Spiller) – Mulher de Gabriel (Oscar Magrini), mãe de Ramona (Marcela Barrozo) e Petrus (Sérgio Vieira). Perua da Barra da Tijuca, tem mania de imitar Eva Perón e acha incrível a coincidência de seus nomes. Possui uma vida social intensa e está sempre preocupada em renovar seu guarda-roupa.

Gabriel Duarte (Oscar Magrini) – Engenheiro muito competente, alia-se a Marconi Ferraço na construção de condomínios de luxo na Barra da Tijuca. É uma pessoa saudável mas, a certa altura, descobre que tem uma doença cardíaca e que pode sofrer um infarto a qualquer momento.

Petrus Duarte (Sérgio Vieira) – Tem 16 anos e morre de vergonha da mania da mãe de se comparar a Eva Perón. É avesso aos esportes e alérgico à areia da praia. Apaixona-se por Andréia Bijou (Débora Nascimento) e logo descobre que o sentimento é recíproco.

Ramona Duarte (Marcela Barrozo) – Tem 15 anos e se dedica aos estudos muito mais do que os colegas de classe. Prefere conviver com pessoas mais velhas por conta de seu vasto conhecimento em assuntos gerais, e é tida pelo pai como uma “gênia”, passando no vestibular antes mesmo de completar o segundo grau.

Andréia Bijou (Débora Nascimento) – Madrinha da bateria da Escola de Samba Nascidos na Portelinha, enlouquece qualquer homem com seu jeito exuberante de sambar. Trabalha como copeira na casa de Branca Barreto de Moraes e, com a chegada de Sílvia, tornam-se amigas. É sobrinha de Dona Setembrina (Chica Xavier) e objeto de desejo de Waterloo (Jackyson Costa). A certa altura, envolve-se com Petrus, dois anos mais novo.

Waterloo de Sousa (Jackyson Costa) – Segurança de Marconi Ferraço, fiel a seu patrão até a morte. Casado, não alardeia muito sobre seu estado civil, preferindo ficar livre para suas conquistas. Andréia Bijou é um de seus alvos.

Amélia dos Santos (Josie Antello) – Mulher de Zé da Feira (Eri Johnson), por quem é apaixonada. É a típica Amélia da canção. Trata o marido com muito carinho, mas sabe chamar-lhe atenção quando preciso. Discreta e obstinada, faz tudo para vê-lo recuperado do alcoolismo.

Dona Setembrina dos Santos (Chica Xavier) – Zelosa guardiã da cultura afro-descendente, é mãe de santo de um terreiro na Portelinha e ama os filhos Zé da Feira e Ezequiel (Flávio Bauraqui). Luta contra o alcoolismo do primeiro e sofre por ter sua religião renegada pelo segundo. Muito respeitada na comunidade, principalmente por Juvenal Antena, está sempre preocupada com a saúde espiritual de seu povo.

José Carlos dos Santos, o Zé da Feira (Eri Johnson) – Filho de Dona Setembrina, feirante e pagodeiro, apresenta um sério problema: a bebida. É casado com Amélia, companheira fiel que cura todas as suas ressacas. Tem também um amigo inseparável, seu cão, que atende pelo nome de Cachorro. Em determinado momento, é descoberto por um produtor e se torna um cantor famoso.

Ezequiel dos Santos (Flávio Bauraqui) – Motorista de Marconi Ferraço, optou por se tornar pentecostal. Com o tempo, passa a ter visões em relação ao patrão que se mostram verdadeiras.

Bárbara Carreira (Carol Holanda / Betty Faria) – Apresentada a Adalberto por Hermógenes quando ainda é prostituta, envolve-se com o protagonista e se torna sua fiel confidente por toda a vida. Tanto assim que é a única a acompanhar a cirurgia plástica do rapaz. Aceita depois o convite para ser governanta da casa do empresário Marconi Ferraço. É também uma mãe conservadora para Heraldo (Alexandre Slavieiro) e Fernanda (Júlia Almeida).

Heraldo Carreira (Alexandre Slavieiro) – Avesso aos estudos e ao trabalho. Só resolve procurar um emprego quando a mãe ameaça expulsá-lo de casa. Começa a trabalhar como garçom no restaurante de Bernardinho (Thiago Mendonça), onde conhece Dália (Leona Cavalli), com quem se envolve.

Fernanda Carreira (Júlia Almeida) – Ao contrário do irmão, Heraldo, trabalha desde os 15 anos e vive uma vida independente, mesmo morando com a mãe. Já foi noiva duas vezes, depois desistiu de achar o homem perfeito. Apesar de reservada, envolve-se com Benoliel.

Benoliel da Conceição (Armando Babaioff) – Filho de Bernardo (Nuno Leal Maia), irmão de Bernardinho (Thiago Mendonça) e João Batista (Júlio Rocha), espécie de clone deste. Primeiro expulsam o irmão caçula de casa, depois o trazem de volta quando descobrem que ele está ganhando dinheiro. Menos favorecido fisicamente que João, tenta se envolver com as mulheres que o outro dispensa. Envolve-se com Fernanda.

Dália Mendes (Leona Cavalli) – É casada com o traficante Ronildo (Rodrigo Hilbert) e mantida drogada em um cativeiro até Juvenal Antena salvá-la. Ele a interna em uma clínica de reabilitação e descobre seu talento, dando-lhe a oportunidade de se tornar a carnavalesca da escola de samba Nascidos na Portelinha. Na comunidade, vira grande amiga de Bernardinho e se apaixona pelo rapaz, mesmo sabendo que ele é homossexual. Envolve-se também com Heraldo e os três formam um triângulo inusitado.

Bernardo da Conceição (Nuno Leal Maia) – Pai de Bernardinho, João Batista e Benoliel, marido de Amara (Mara Manzan). Vive com todos na favela da Portelinha.

Narciso Tellerman (Marcos Winter) – Deputado estadual de grande prestígio nas comunidades, ajuda Juvenal Antena na fundação da Portelinha. É um político íntegro, que ouve seus eleitores e faz de tudo para solucionar seus anseios. Divorciado e sem filhos, sua vida pessoal muda quando conhece Maria Paula e se apaixona por ela.

Bernardinho da Conceição (Thiago Mendonça) – Cozinheiro de mão cheia, muito querido na comunidade da Portelinha. Faz um curso de culinária bancado por Juvenal Antena e começa a ganhar dinheiro com a profissão, tornando-se o provedor de sua casa. É amigo inseparável de Dália e apaixonado por ela, apesar de sempre ter assumido sua homossexualidade.

João Batista da Conceição (Júlio Rocha) – Primeiro expulsa o irmão caçula de casa, mas depois vive às custas dele. É um inútil que nunca trabalhou, e pouquíssimas vezes vestiu uma calça, pois prefere um calção folgado e uma camiseta. De boa aparência, desperta o interesse de várias mulheres, mas não se dedica a nenhuma delas. Envolve-se com Sílvia, virando seu cúmplice e amante.

Ronildo (Rodrigo Hilbert) – Traficante de drogas, chega com a mulher Dália à favela da Portelinha mas, assim que Juvenal Antena descobre seu ofício, é expulso da comunidade.

Jandira (Totia Meireles) – Mãe de Luciana (Vanessa Giácomo), amiga e governanta de muitos anos da família de Maria Paula. Acompanha as meninas na mudança para São Paulo, bancando a viagem com suas economias.

Luciana Negroponte (Vanessa Giácomo) – Casa-se com Ítalo Negroponte (Eriberto Leão), com quem tem dois filhos, Sofia (Ana Karolina Lannes) e Leone (Matheus Costa).

Ítalo Negroponte (Eriberto Leão) – Paulista da Mooca, tem sotaque italiano. Apesar de entender muito de informática, incomoda-se com a linguagem digital e se empenha para que seus filhos aprendam o português corretamente.

Margarida Maria dos Anjos, a Guigui (Marília Gabriela) – Vice-presidente da Associação dos Moradores da Portelinha, braço direito de Juvenal. Jamais cogitou envolver-se amorosamente com ele. Não tem vida própria, pois dedica-se totalmente ao trabalho, inclusive como bordadeira emérita da escola de samba da comunidade. Um mistério ronda seu passado e, no decorrer da trama, sua verdadeira história vem à tona, surpreendendo a todos.

Paulo de Queiroz Barreto (Stênio Garcia) – Advogado formado com muitos méritos, é uma verdadeira fera no Direito, porém corrupto. Possui um vasto patrimônio, e tem como um de seus clientes Marconi Ferraço. É pai de Júlia (Débora Falabella) e Barretinho (Dudu Azevedo), marido de Gioconda (Marília Pêra) e irmão de Branca (Susana Vieira).

Gioconda de Queiroz Barreto (Marília Pêra) – É a última dama da sociedade carioca, considerada por todos uma boa pessoa. Só peca por ser dada à fofoca. Tem dois filhos, Júlia e Barretinho, e sonha ter netos. No entanto, quando sua caçula dá à luz uma criança negra, não esconde a decepção.

Paulo de Queiroz Barreto Filho, o Barretinho (Dudu Azevedo) – Advogado, trabalha no escritório da família, mas não exerce a função com o mesmo afinco do pai. Gosta de se divertir sem maiores compromissos, até se apaixonar por Sabrina (Cris Vianna), empregada de sua casa.

Lenir (Guida Viana) – Amiga um tanto aproveitadora de Gioconda, está sempre em sua casa, ainda que isto incomode profundamente Barretão.

Sabrina (Cris Vianna) – Empregada da casa de Barretão, vive fugindo das investidas de Barretinho, mas acaba se apaixonando por ele.

Heriberto Gonçalves (Paulo Goulart) – Chefe do departamento de Física da Universidade Pessoa de Moraes, é conhecido pelo estranho cheiro de metal que seu corpo exala. Tem fama de desagregador, e vive tentando descobrir um jeito de derrubar Branca. Fernando Macieira também vira seu desafeto, quando chega para pôr em prática suas ideias revolucionárias.

Gislaine (Juliana Alves) – Irmã de Evilásio e filha mais nova do carpinteiro Misael . Torna-se amiga de Solange..

Pastor Inácio Lisboa (Ricardo Blat) – Outro líder espiritual da Portelinha, fiel à sua crença e solidário a seu povo. Tem epilepsia e acha que a doença é uma manifestação do demônio. Apesar das diferenças religiosas, é profundamente respeitado por Dona Setembrina.

Misael Caó (Ivan de Almeida) – Morador da Portelinha desde a sua fundação, é amigo e conselheiro de Juvenal Antena, mas nem sempre é ouvido por conta da sua mania de falar a verdade, doa a quem doer. Carpinteiro, faz móveis com presteza e recebe com frequência encomendas de pessoas refinadas, ainda que sempre dê preferência aos moradores da comunidade.

Solange Couto Ferreira (Sheron Menezes) – Depois da morte da mãe, vai morar na Portelinha, mas não aceita sua nova condição de vida, já que foi criada em São Paulo sem nunca entrar em uma favela. No Rio de Janeiro, apaixona-se por Evilásio e, durante um tempo, disputa o rapaz com Júlia. No decorrer da trama, envolve-se com Claudius.

Nadir (Viviane Victorette) – Caixa de um supermercado em São Paulo, trabalha com Maria Paula, e é a primeira amiga que ela faz na cidade.

Geraldo Peixeiro (Wolf Maya) – Amigo de infância de Juvenal, dono da frota de vans que garante aos moradores da Portelinha transporte dia e noite. Já foi casado três vezes, e expulso de casa pelas mulheres por adultério. Gasta uma fortuna de pensão alimentícia para seus diversos filhos. É apaixonado por Alzira.

*Fonte: Memória Globo