Pega Ladrão

Globo anuncia a volta de Pega pega, a novela que não nos pegou

Publicado em Novela

Sucesso de audiência, mas apenas mediana Pega pega será a substituta de Salve-se quem puder a partir de 19 de julho

A Globo bateu o martelo e a péssima Salve-se quem puder não será substituída por uma trama inédita, como a emissora um dia sonhou. A novela que ganhará uma “edição especial” a partir de 19 de julho será a mediana Pega pega, de Claudia Souto.

Pega pega estreou em 2017 e alcançou bons índices de audiência, embora tivesse a qualidade mediana. É como o Próximo Capítulo disse à época: Pega pega não nos pegou. Difícil entender o critério de decisão das edições especiais. Será que é apenas audiência? Cadê Sangue bom (2013) ou mesmo Cheias de charme (2012) e Rock story (2016), já que novelas antigas parecem descartadas para a faixa, sendo reservadas ao Viva e à sessão Vale a pena ver de novo?

É bom se ressaltar que Pega pega está longe de ser uma obra-prima, mas também tem algum mérito. Discutir ー mesmo que sem profundidade ー de maneira cômica a impunidade no país e valores éticos é um deles. No dia do aniversário de 25 anos, Luiza (Camila Queiroz) prepara uma comemoração no grande hotel comandado pela família. Mas Malagueta (Marcelo Serrado), Júlio (Thiago Martins), Agnaldo (João Baldasserini) e Sandra Helena (Nanda Costa) resolvem estragar tudo, bolam um plano e roubam US$ 40 milhões do hotel. O que fazer com tanto dinheiro roubado? Como dormir tranquilo tendo cometido um crime? Será que não é melhor se entregar? Numa espécie de Vale tudo pastelão, Pega pega trazia questões interessantes perdidas entre excessivas cenas de ação e tramas que andavam em círculo.

Irene Ravache como Sabine em Pega pega
Irene Ravache despertou ódio no público como a vilã Sabine

O elenco, sob a direção de Luiz Henrique Nogueira, também conseguiu se destacar em bons momentos, especialmente de Nanda Costa e João Baldasserini. Em contrapartida, o casal principal, Luiza e Eric (Mateus Solano) não decolou. Também foi divertido e emocionante acompanhar as irmãs Arlete (Elizabeth Savalla), Elza (Nicette Bruno) e Prazeres (Cristina Pereira) e odiar a vilã Sabine (Irene Ravache, ótima no papel malvado e debochado). Além disso, Mariana Santos surpreendeu muita gente como a romântica Maria Pia e Vanessa Giácomo mostrou que é uma das melhores da geração dela com um papel que tinha tudo para ser caricato, o da investigadora Antônia, responsável pelo caso do roubo.

Pega pega ainda tinha no elenco, entre outros, Marcos Caruso, Reginaldo Faria, Guilherme Weber e Ângela Vieira.