Última prova em equipe do MasterChef foi disputada no Rio Grande do Sul
masterchef1 Última prova em equipe do MasterChef foi disputada no Rio Grande do Sul Última prova em equipe do MasterChef foi disputada no Rio Grande do Sul

“Final antecipada” do MasterChef inunda a tela com lágrimas

Publicado em Sem categoria

A eliminação desta terça-feira tirou um favorito da disputa do MasterChef. Episódio ainda marcou a despedida da temporada das provas em equipe

Faltou lenço para assistir ao episódio do MasterChef desta terça-feira (17/7). Em clima de final antecipada, dois favoritos ao título se enfrentaram e um deles deixou a cozinha bem emocionado, levando os jurados, os rivais e o público (confesso que entro nessa conta!) às lágrimas.

A noite já começou em clima de despedida. A apresentadora Ana Paula Padrão anunciou que aquela seria a última prova em equipe da temporada. O desafio foi disputado numa vinícola em Farroupilha (RS) e a prova era de harmonização de pratos com vinho. Hugo confessa estar assustado com o teste e tudo piora quando a jurada Paola Carosella diz que esse foi o pesadelo dela durante muito tempo.

Quem estava rindo de orelha a orelha era Maria Antônia. Afinal, a moça é sommelière. Pode isso, Arnaldo? A noite era dela mesmo. Por ter vencido a prova eliminatória da semana anterior, Maria Antônia pôde escolher com quem trabalharia. Assim, o avental azul ficou com ela e Eliane e o vermelho, com Hugo e Thiago.

A avaliação teve cinco votos ー um dos especialistas da vinícola, um dos proprietários do local e um de cada jurado (Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça). Antes de cozinhar, os amadores tiveram uma ajudinha de Paola. Eles provaram os vinhos e ela deu algumas dicas de como harmonizá-los.

A prova foi tensa, com vários erros dos dois times na cozinha. Mas um deles se repete a cada edição e chama a atenção. Eliane decide fazer um tartar de tainha de entrada. “Você já comeu tartar de tainha?”, pergunta Paola. Maria Antonia escolhe para a sobremesa um sorvete de gorgonzola. “Você já fez essa receita?”, ataca a argentina. É claro que a resposta para as perguntas era “não”.

Para Thiago, o maior desafio da prova era trabalhar com Hugo. E a dupla mostrou falta de sintonia a cada passo. “A entrada deles é vergonhosa”, disse Jacquin sobre o canapé de batatas com diferentes coberturas. Mudanças de planos: eles servem uma sopa de cebola. “Não é um prato, é uma roubada”, afirmou Paola.

As trapalhadas deles continuaram até o final, com a ressalva de que o molho do prato principal estava muito bom. Mas não adiantou. Por unanimidade, os cinco votantes escolheram a equipe azul como a melhor da noite.

Eliane fileta a tainha para fazer uma entrada
Eliane fileta a tainha para fazer uma entrada

Saiba quem deixou o MasterChef!

Depois disso, Ana Paula Padrão ainda tentou fazer mistério. “Elas ganharam, mas a avaliação é individual e vocês só saberão que vai para o mezanino no estúdio”. Mas era só charminho: Maria Antônia e Eliane estavam salvas e classificadas para a semifinal.

A cara de enterro de Thiago e, sobretudo, de Hugo parecia ditar o tom da prova. Até que surge um chef convidado: Laurent Suaudeau, um dos grandes mestres da cozinha no Brasil. Animados, os rapazes assistiram a uma aula de um prato complicadíssimo à base de peixe, purê de batatas, cogumelos salteados e um molho.

Suaudeau ensinou o passo a passo da receita e deixou Maria Antonia e Eliane com pena dos meninos. A receita era das mais complicadas por ter várias etapas. Mas Thiago e Hugo mostraram que mereciam, sim, fazer a final deste MasterChef. Suaudeau se espantou com a habilidade deles e elogiou o trabalho dos dois.

Thiago e Hugo mereciam chegar à final do MasterChef
Thiago e Hugo mereciam chegar à final do MasterChef

Na avaliação, Hugo ouviu que o prato dele tinha pouco molho, mas o peixe e o purê estavam perfeitos. Foi bonito ver o rapaz chorando ao ouvir de Paola Carosella o quanto ele evoluiu. Thiago cozinhou até o último minuto, deixando Ana Paula Padrão e as colegas dele desesperadas. O resultado foi classificado pelos jurados como “surpreendente”, embora o ponto do peixe tenha deixado a desejar.

“Foi uma decisão difícil. Pela postura, os dois merecem o troféu do MasterChef. Vocês me conquistaram por terem disciplina e por terem vontade de estudar. Mas teve um melhor que o outro. Todos concordamos que um quase não teve defeitos e o outro teve mais de um defeito”, disse Paola. A essa altura, os dois rapazes, Fogaça e as meninas do mezanino já choravam. Paola ressaltou: “você não merecia” e anunciou a saída de Thiago do MasterChef. Aos prantos, Thiago foi levado até a porta por Fogaça. Resta o consolo de que Suaudeau prometeu uma semana de aula para quem perdesse a prova.