Com a pandemia da covid-19, as salas de cinema tiveram que fechar em todo o país. Com isso, o lançamento de filmes foi adiado. Em alguns casos, a alternativa encontrada não foi a espera, mas, sim, encontrar outro meio para a exibição dos longas: o streaming. Duas produções nacionais voltadas para o público jovem chegam às plataformas mostrando a força de mais esse caminho para o nosso audiovisual. Me sinto bem com você, de Matheus Souza, está no catálogo do Amazon Prime; e Carnaval, de Leandro Neri, chega à Netflix na próxima quarta-feira.
Para Matheus Souza, essa entrada do streaming na agenda de lançamentos de filmes nacionais já estava começando antes da pandemia. O que aconteceu foi uma aceleração do processo. “São novos tempos. A gente vai se encaixando. Principalmente no caso das comédias românticas e das comédias, o audiovisual brasileiro já estava indo para o streaming”, afirma o diretor, que lançou o trailer de Me sinto bem com você antes mesmo de acertar com o Amazon prime. “Lançamos um teaser na internet e tivemos milhões de visualizações. Daí, começou uma campanha para o filme ser comprado por um streaming”, completa Matheus.
Me sinto bem com você é uma comédia romântica que se passa durante a pandemia que estamos vivendo. A trama nos apresenta a quatro casais em diferentes estágios do relacionamento e que lidam de formas diferentes com o isolamento social: Adriana (Manu Gavassi) e Tom (Matheus Souza) são ex-namorados que trocam mensagens; Giovanna (Gabz) e Priscila (Clarissa Müeller) são duas recém-apaixonadas com medo do futuro da relação; Eduardo (Richard Abelha) e Helena (Amanda Benevides) são ficantes que rejeitam rótulos; e Dora (Thati Lopes) e Fernando (Victor Lamoglia) namoram há três anos e dividem o apartamento. Além disso, há as irmãs Vanessa (Thuany Parente) e Lívia (Bel Moreira), que voltaram a se falar recentemente.
“O filme é mais do que sobre a pandemia e o isolamento. A gente fala sobre acolhimento, sobre o escutar o outro, sobre as conexões reais que há por trás das virtuais”, define o cineasta. Matheus destaca que a função da arte, “de extrema importância”, nesse período também é abordada no filme.
O diálogo de Me sinto bem com você com o público jovem é direto, pela idade do elenco, pelos conflitos apresentados e pela carreira de Matheus, diretor de Ana e Vitória (2018), entre outros. Essa interlocução também dá o tom de Carnaval, de Leandro Neri.
Carnaval estreia na próxima quarta-feira mostrando a amizade de quatro jovens meninas: Nina (Giovana Cordeiro), Michele (GKay), Vivi (Samya Pascotto) e Mayra (Bruna Inocêncio). Depois de um término de namoro traumático, a influenciadora digital Nina ganha uma viagem para o carnaval de Salvador e leva as amigas.
Entre (muitas) cenas de pegação e da folia soteropolitana, Carnaval aproveita as brechas para discutir como essa geração lida com o culto à imagem. A busca desenfreada de Nina por seguidores e o desejo de registrar cada momento chama a atenção.
A atriz Giovana Cordeiro conta que Nina tem uma insegurança sobre a própria identidade, desencadeada justamente por essa dependência de se passar uma imagem à sociedade. “A gente está sempre se perguntando quem somos, se entendendo”, reflete.
Influenciadora digital na vida real, GKay conta que precisou dar um freio no tempo que fica on-line, abrindo caminho para ela ser ela mesma. “A GKay é uma marca, uma persona. A Jéssica (nome real dela) precisa ter o espaço dela definido. Depois de muita terapia entendi isso”, brinca.
Para Giovana, o fato de Carnaval estrear direto no streaming aproxima o longa do público jovem. “É uma mecânica nova, atinge o público de outra forma”, afirma a atriz, que ressalta que o streaming não vai tomar o espaço do cinema quando as salas voltarem a ser ocupadas normalmente. “O streaming é mais um caminho que aparece, mas não é sem volta. O streaming salvou a arte, mas o cinema não acabou”, complementa Bruna Inocêncio.
Gente jovem reunida
O público jovem é o alvo da série Temporada de verão, da Netflix. No elenco, o chileno Jorge López e brasileiros como Leonardo Bittencourt e Giovanna Lancellotti. “A série é muito jovial, alegre”, define Giovanna, em entrevista ao Correio. Ela adianta que a trama abordará as relações dos empregados do Hotel Maresias, que acabam virando uma grande família. “A série trará bastantes temas, como crescimento pessoal, abismo social, novas experiências”, conta a intérprete da protagonista Catarina.
Giovanna ressaltou os cuidados tomados nas gravações da série, realizadas em meio à pandemia. “A produção e todo o elenco estavam totalmente atentos às medidas de segurança. A gente fazia testagem três vezes na semana, ficamos em isolamento dentro de casa quando não estávamos gravando, trocava de máscara a cada duas horas. Foi um cenário bem atípico, mas necessário”, lembra.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…