Institucional

Fernanda Gentil estreia Zig zag arena e é uma das poucas apresentadoras do domingo

Publicado em Programas

Fernanda Gentil estreia Zig zag arena no dia mais concorrido da televisão aberta brasileira. Ela se junta a outras poucas colegas que se arriscam em atrações dominicais

O domingo da televisão aberta brasileira é tradicionalmente dedicado a programas de auditório, geralmente um convite para que a família se divirta unida em frente à telinha. Curiosamente, poucas são as apresentadoras jogadas aos leões nesta aventura. Eliana, no SBT, é a que está há mais tempo. A partir de hoje, ela terá a companhia de Fernanda Gentil, na estreia de Zig zag arena (na Globo), e de Ticiane Pinheiro, que divide a segunda temporada de Canta comigo teen (na Record) com Rodrigo Faro, também a partir de hoje.

O Zig zag arena é uma espécie de superfliperama, com um cenário que promete chamar a atenção e uma série de provas que envolvem esportes e brincadeiras. Além de Fernanda, fazem parte do elenco fixo o locutor esportivo Everaldo Marques, a ex-jogadora de basquete Hortência e o humorista Marco Luque. “(O programa) envolve competição, tem um quê de esporte, tem muito de infância, de brincadeira, é muito para a família, é leve e divertido”, define Fernanda, em entrevista ao Correio.

A apresentadora conta que, apesar de o programa ter a cara dela, ela só foi entrar no projeto com ele formulado. “Quando recebi o convite, eu estava no Se joga ainda, e o Zig zag estava na reta final de produção e criação. Mas tem muito de mim nesse programa, apesar de eu não estar desde o início. Tem o lado do esporte, da competição, tem muito de família, porque é para todo mundo, tem leveza, diversão, entretenimento. E tem essa memória afetiva, porque a gente fala muito de infância, das nossas brincadeiras de infância. É o primeiro projeto no entretenimento que tem muito a minha cara”, explica a apresentadora.

Na Globo, Fernanda será uma guerreira solitária na luta pela audiência. Para ela, isso é uma conquista que pode ultrapassar a tela e ajudar outras mulheres: “Isso representa uma palavrinha que eu falo que salva vidas: representatividade. Eu espero que muitas mulheres se identifiquem comigo, se sintam representadas, se inspirem. Espero que possa fazer um bom trabalho num dia tão nobre, num horário tão nobre da televisão brasileira para entreter as pessoas. Fico muito feliz que as mulheres cada vez mais ocupem os lugares que elas quiserem. Eu quero estar lá, me sinto sortuda. Mais do que sortuda, eu me sinto merecedora. Então, que isso inspire outras mulheres”

Duas perguntas // Fernanda Gentil

Falando em audiência, como é a pressão pelos números? Essa cobrança chega a você diretamente?
O assunto audiência chega para todo mundo que trabalha em televisão. A gente sabe que esse é o maior termômetro. Mas não tem pressão, não tem cobrança. Isso não é colocado dessa maneira jamais. Eu prefiro não falar em número e em audiências e estatísticas, mas, sim, em retorno do público, em boa aceitação, na felicidade de quem está vendo. Eu prefiro levar para esse lado humano, e não frio como um número. O objetivo é estar ali de um lado da tela para entreter, divertir e distrair as pessoas do outro lado. Tomara que as pessoas se sintam assim quando Zig zag arena estiver no ar.

Você sentiu preconceito por ter trocado o jornalismo pelo entretenimento?
Não senti nenhum preconceito, de jeito nenhum, em minha transição. Pelo contrário, eu me senti muito bem recebida. Tenho muito orgulho de ocupar esses dois espaços, principalmente nesse momento que a gente vive hoje. O que seria da gente sem a informação correta, verdadeira, real, apurada do jornalismo? O que seria da gente, em plena pandemia, sem conhecer o vírus que está matando, destruindo a humanidade? Ao mesmo tempo, o que seria da gente, neste momento tão pesado, sem a leveza, a distração e a diversão do entretenimento? Então, são dois fatores, dois pesos muito fundamentais para o nosso dia a dia. Tenho orgulho de poder informar com muita credibilidade, como jornalista que sou, e, ao mesmo tempo, poder distrair, suavizar um pouco.

Calouros mirins

Quem também estreia hoje é Ticiane Pinheiro. Ao lado de Rodrigo Faro, ela comandará a segunda temporada do Canta comigo teen, na Record. A atração reúne cantores mirins entre 9 e 16 anos. Os meninos e meninas vão cantar, em busca do crivo de 100 jurados, entre cantores, produtores musicais e atores.

A cada jurado que se levantar, o candidato faz um ponto. Os três mais bem pontuados de cada dia vão passando de fase e enfrentando novos adversários até que se chegue ao grande vencedor. Mãe de uma menina de 12 anos, Rafaella, Ticiane Pinheiro diz que vê a filha nos candidatos e, por isso, a emoção fica à flor da pele.

Há mais tempo

Eliana está à frente do Eliana, no SBT, e é a veterana entre as apresentadoras que hoje enfrentam o domingo. A loira, menina dos olhos de Silvio Santos, vem se destacando cada vez mais, por mais que o programa descambe para o assistencialismo de vez em quando.