CBNFOT021220201736 2020. Crédito: Roberto Nemanis/Divulgação. Cultura. Silvio Santos em programas do SBT.

90 anos de Silvio Santos: Tiago Abravanel e Eliana falam dos aprendizados com o apresentador

Publicado em Perfil

No nonagésimo aniversário de Silvio Santos, Próximo Capítulo conversa com dois apresentadores que foram influenciados pelo dono do SBT

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Figura emblemática da televisão brasileira, Silvio Santos completa 90 anos hoje. Mesmo com as polêmicas mais recentes, o apresentador continua sendo personagem fundamental na história da televisão brasileira. Afinal de contas, ele criou uma emissora que se caracteriza por ser uma extensão dele mesmo.

Senor Abravanel, nome de batismo do dono do SBT, influenciou gerações desde que se lançou na tevê. É o caso do neto Tiago Abravanel, filho da primogênita de Silvio, Cintia Abravanel. Cantor, ator, dublador, apresentador, radialista e empresário — facetas quase todas semelhantes às do avô —, ele aprendeu muito com Silvio. “Meu avô é inspiração para qualquer artista e comunicador, independente da área que trabalhe. E, obviamente, por eu ter um pouco mais de intimidade, me aproxima e sempre me fez querer saber a forma de pensamento, a forma de trabalho”, define Tiago ao Próximo Capítulo. “Ele é uma força, um exemplo, uma vivência intensa. Ele significa muita coisa para nossa família e para o país”, completa.

No nonagésimo aniversário de Silvio Santos, Tiago ao lado da mãe e das irmãs Ligia e Vivian resolveram celebrar com o lançamento de uma coleção da marca T_JAMA, que faz alusão aos famosos aviõezinhos de dinheiro que Silvio costuma jogar na plateia. São cinco peças, entre elas bermudas, camisetas e vestidos em diversos tamanhos (adulto e infantil), com a estampa especial. Os preços vão de R$ 55 a R$ 110 e estão à venda em www.tjama.com. “O que a gente quis com a coleção foi desejar tudo de mais lindo, e agradecer pela vida dele, por tudo o que ele representa para o país na área da comunicação, da alegria na TV. Acho que foi uma maneira simbólica poder expressar isso através de um T_JAMA, que é uma roupa que ele gosta muito”, define o neto.

Crédito: T_JAMA/Divulgação. Tiago Abravanel com a coleção inspirada em Silvio Santos

Em breve, a coleção pode ganhar novas estampas inspiradas do patriarca Abravanel. “A gente achou que, dentre todos os símbolos do meu avô, o aviãozinho é uma coisa presente há muitos anos, que é divertido, tem movimento e que formaria uma estampa interessante. Quem sabe não vem outras ideias por aí”, acrescenta.

Mudança na trajetória foi ideia de Silvio Santos

A paulista Eliana é outra artista que teve a trajetória galgada no apoio de Silvio Santos. Ela conta que, em 1991, foi ele quem a incentivou a mudar o rumo da carreira e seguir pela profissão de apresentadora, iniciada naquele mesmo ano com Festolândia no SBT. “(Ele) Me sugeriu que eu saísse de um grupo musical e me deu a chance de iniciar um novo caminho como apresentadora. Foi um visionário de uma transição importante na minha vida profissional”, conta ao Próximo Capítulo.

Desde 2009, Eliana tem um programa próprio que leva o nome dela no SBT. Esse foi o retorno da artista à emissora após um período afastada, com trabalhos na Record. A loira comenta que, com o passar dos anos, acabou incorporando aprendizados ensinados por Silvio na trajetória. “Creio que o que aprendi com ele ao longo desses anos de observação foi a postura em cena ao entrar no palco. Estar alerta e atenta aos detalhes te dá um domínio de palco importante para conduzir a plateia, convidados e provas. Silvio Santos é o maior comunicador na condução de um programa de auditório. Ele é um gigante”, decreta.