Felicidade estreia no Globoplay e marca a força das reprises de Manoel Carlos

Compartilhe

Com Maitê Proença no emblemático papel de Helena, Felicidade entra para o catálogo do Globoplay

Escrita por Manoel Carlos em 1991, a novela Felicidade entra hoje (21/12) no catálogo do Globoplay. A volta da trama mostra a força do autor, que está em cartaz no Vale a pena ver de novo com Laços de família e no Viva com Mulheres apaixonadas. O lado bom da vida e a tentativa de retratar o cotidiano marcam a obra do roteirista, além da escrita fácil e coloquial.

Em Felicidade, a tradicional protagonista Helena é interpretada por Maitê Proença. Ela vive em Vila Feliz, fictícia cidade mineira, onde, na década de 1980, se apaixona e namora Álvaro (Tony Ramos), mas acaba se casando com Mário (Herson Capri). Quando Helena e Álvaro se reencontram, anos mais tarde, ela está separada e ele, casado com a mimada Débora (Vivianne Pasmanter). Depois de um rápido revival, ela engravida dele e some, voltando anos mais tarde, com a Bia (Tatyane Fontinhas Goulart) mocinha, e vai trabalhar para a mãe de Álvaro, sem contar a ninguém a verdade.

Dirigida por Denise Saraceni, a novela teve vários destaques, como Umberto Magnani, Edney Giovenazzi, Maria Ceiça e Ariclê Peres, cujo personagem teve um lindo desfecho.

Relembre os principais personagens de Felicidade

Helena (Maitê Proença) – Bela mulher, aparentemente dócil e bastante voluntariosa. Persegue os objetivos com determinação. Tem uma corte de admiradores, como o poeta José Diogo (Marcos Winter) e o coveiro Chico Treva (Edney Giovenazzi), mas acha todos os homens de Vila Feliz muito provincianos e sonha mais alto. É filha de Ataxerxes (Umberto Magnani) e Ametista (Ariclê Perez) e irmã de Lídia (Monique Curi). Casa-se com o engenheiro agrônomo Mário (Herson Capri), mas a relação não dá certo. Sua grande paixão é Álvaro (Tony Ramos), mas no seu caminho está Débora (Vivianne Pasmanter), mulher do amado. Em um dos reencontros de Helena e Álvaro, a moça engravida de Bia (Tatyane Fontinhas Goulart).

Mário (Herson Capri) – Engenheiro agrônomo, machista e bonitão. Vai a Vila Feliz para instalar uma escola agrícola. Apaixona-se por Helena, casam-se, mas a relação não dá certo.

Álvaro (Tony Ramos) – Advogado, morador do Rio de Janeiro, por quem Helena se apaixona. É rico, órfão de pai, o embaixador Aníbal Peixoto, e vive com a mãe, Cândida (Laura Cardoso), em um apartamento em Copacabana. Álvaro se casa com Débora, com quem tem Alvinho (Eduardo Caldas). Mas o casal vive uma relação conturbada por conta do descontrole emocional e das crises de ciúmes de Débora. No final da novela, Álvaro descobre ser pai de Bia.

Débora (Vivianne Pasmanter) – Filha de Gerson (Othon Bastos) e Alma (Esther Góes). Durante a novela, casa-se com Álvaro. Puxou à mãe em tudo, principalmente, nos defeitos: é ciumenta, possessiva e mimadíssima. Fica possessa ao saber do amor do marido por Helena e se esforça para impedir qualquer aproximação deles.

Artaxerxes (Umberto Magnani) – É um homem inteligente, mas com pouco estudo. É um sonhador. Tem um pequeno sítio na proximidade de Vila Feliz, onde vive em companhia da esposa e das duas filhas.

Lídia (Monique Curi) – Lídia é uma jovem vivíssima, com imenso charme e apaixonada pela dança, pela representação.

Cândida (Laura Cardoso) – Mulher bonita, fina, inteligente e viajada. Quando começa a novela, ainda suspira pelo finado marido, morto há dois anos.

Gerson (Othon Bastos) – É um advogado brilhante, queimado de sol, bonitão e que aparenta bem menos idade do que tem. É sócio de Álvaro no escritório de advocacia e foi grande amigo do pai dele, o embaixador Aníbal Peixoto.

Alma (Ester Góes) – Ambiciosa, bonita e muito ciumenta.

Ametista (Ariclê Perez) – É caseira, despretensiosa, mãe e esposa extremada. Acostumou-se aos sonhos rocambolescos do marido e tem por ele amor e piedade. Morre após assistir a um espetáculo de balé no Theatro Municipal. O coração dela não resiste à emoção de voltar ao local onde dançou como primeira bailarina.

Tuquinha (Maria Ceiça) – Mulata belíssima que desfila na Mangueira desde os 12 anos, quando a história começa. Com a passagem de tempo da novela, chega aos 20 anos e se torna porta-estandarte da escola. É assediada pelo violento e ciumento Aristides, o Tide (Maurício Gonçalves). Mora em Engenho Novo e critica e esnoba a Zona Sul. É filha de Batista (Milton Gonçalves) e Maria (Maria Alves) e irmã de Betsy (Kátia Drumond).

Raymunda, a Betsy (Kátia Drumond) – Ao contrário da irmã, vai para a Zona Sul do Rio de Janeiro. Adota o nome Betsy e entra para um conjunto de dança, levando uma vida liberal e alegre.

Batista (Milton Gonçalves) – Separou-se de Maria, a mãe das suas filhas, e passou a morar com Claudete (Cristina Ribeiro), no prédio onde é zelador, em Copacabana.

Aristides, o Tide (Maurício Gonçalves) – Ciumento, violento e apaixonado por Tuquinha.

João (Sebastião Vasconcelos) – Mora com a esposa, Rosália (Regina Dourado) e a filha, Selma (Ana Beatriz Nogueira), em um apartamento pequeno. Passa o tempo todo tentando, e não conseguindo, vender ou mesmo dar um piano de estimação.

Rosália (Regina Dourado) – Mulher simples, professora do curso primário.

Selma (Ana Beatriz Nogueira) – Noiva de Luiz (Bruno Garcia). Selma é uma moça sem graça, feiosa. Tudo o que quer na vida é se casar.

Luiz (Bruno Garcia) – Cabo da Marinha Brasileira e noivo de Selma.

Isaura (Eliane Giardini) – Dona de uma confecção de roupas clandestina, coordena um grupo de jovens vendedoras autônomas. É bonita e mantém um relacionamento sem compromisso com José Maria (Serafim Gonzales).

Chico Treva (Edney Giovenazzi) – Homem muito feio, o terror da cidade de Vila Feliz e que, ainda por cima, é coveiro do pequeno cemitério local. As crianças correm dele na rua. Mas Chico Treva é filósofo e sabe que muitas daquelas pessoas serão enterradas por suas mãos. Tem uma paixão platônica por Helena.

Paquita (Aracy Balabanian) – Espanhola muito mal vista em Vila Feliz. Dizem que já foi prostituta em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, tendo juntado dinheiro para uma confortável aposentadoria. Ela, no entanto, diz ter sido parteira. É a única pessoa que se relaciona com Chico Treva, dando-lhe roupa e comida.

José Diogo (Marcos Winter) – Poeta provinciano, que escreve versos no jornal de Vila Feliz. São versos dirigidos à Helena, paixão de toda a sua vida. Bebe muito, e vai se tornando um pobre diabo. Na cidade, é figura folclórica, do tipo que faz serenatas. É filho de Dona Filó (Yara Cortes) e acaba se casando com Lídia.

Madalena (Louise Cardoso) –Dona do hotel de Vila Feliz. É uma viúva, bonita, sensual e sedutora.

Sérgio (Cassiano Ricardo) – Marido de Sheila (Cristina Prochaska) e pai de Marcinho. Sérgio é gerente de banco em Vila Feliz, mas, depois, transfere-se para o Rio de Janeiro.

Sheila (Cristina Prochaska) – Sempre teve inveja da beleza e da popularidade de Helena.

Onofre (Benjamin Cattan) – Sexagenário e empregado de Cândida há mais de 30 anos. Faz na casa tudo que a idade permite. É marido de Celeste (Lala Schneider).

Celeste (Lala Schneider) – Assim como o marido, é uma sexagenária, que muito se dedica à casa de Cândida.

José Maria (Serafim Gonzales) – Mora em Engenho Novo, em uma vila simpática, onde é proprietário de algumas casas. É funcionário público e sonha com a aposentadoria, quando então pretende voltar a Pouso Triste, de onde saiu há mais de 30 anos. Mantém um relacionamento sem compromisso com Isaura.

Dinorá (Denise del Vecchio) – Cartomante e cigana que mora em Vila Feliz.

Alfredo (Ary Coslov) – Médico de Cândida (Laura Cardoso) e amigo da família.

* Fonte: Memória Globo

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Samuel Melo: o ator mirim cresceu e tornou-se príncipe

Revelado aos 9 anos vivendo um menino escravo traficado, o carioca de 34 anos, nascido…

16 horas atrás

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

5 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

1 semana atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás