Falcão e o Soldado Invernal: Primeiro episódio se aprofunda no mundo pós-Ultimato

Compartilhe

Nova série da Marvel, Falcão e o Soldado Invernal estreou nesta sexta-feira (19/3) trazendo o panorama do universo e se aprofundando nos personagens títulos

Coube às séries da Marvel a missão de estabelecer o panorama do universo do estúdio após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato (2019). WandaVision pincelou a temática a partir do enredo de Monica Rambeau (Teyonah Parris) e da S.W.O.R.D., mas de forma muito suave. É em Falcão e o Soldado Invernal que vemos como está o mundo depois da morte do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e da “aposentadoria” do Capitão América (Chris Evans) e todas as consequências do blip de Thanos (Josh Brolin), que fez desaparecer metade da população mundial por cinco anos.

A trama se passa cerca de seis meses depois do longa-metragem, com Sam Wilson (Anthony Mackie) trabalhando para a Força Aérea norte-americana e James Bucky Barnes (Sebastian Stan) tentando construir uma vida normal depois de 90 anos lutando. Essa é a primeira vez que a Marvel se aprofunda nesses dois personagens.

No caso de Sam, o espectador conhece a família do herói: a irmã e os sobrinhos que estão passando problemas financeiros. O seriado também revela que Falcão não seguiu o caminho natural de assumir o lugar de Capitão América. Ele prefere deixar o legado do amigo intacto, mesmo sabendo que o mundo precisa de novos heróis.

Essa necessidade de novos “cuidadores” da população é outro tema levantado em Falcão e o Soldado Invernal. O mundo está quebrado e quem será capaz de consertá-lo?

Crédito: Marvel Studios/Divulgação. Cultura.Cena da série Falcão e Soldado Invernal

Os conflitos de Barnes são outros. O personagem não sabe como se estabelecer nesse mundo que nunca conheceu. Devido aos crimes que cometeu e à ameaça que ainda pode ser para humanidade, ele é acompanhado de uma terapeuta, com quem precisa compartilhar os pesadelos constantes com o tempo de Hidra e a necessidade que ainda tem de reparar os erros cometidos. Na tela, uma nuance completamente diferente de Bucky, principalmente a partir da relação com Yori, um velho senhor asiático.

O primeiro episódio ainda não mostra Sam e Bucky juntos. Prepara o terreno para o encontro da dupla, que terá dois conflitos narrativos. O primeiro tem a ver as mudanças no mundo após o blip e a reversão dele.

Num enredo que pode dialogar com o mundo real, a série apresenta os Apátridas, um movimento de pessoas que acredita que o mundo estava melhor sem parte da humanidade. Com ajuda de um colega de trabalho, Sam descobre a existência desse grupo, que tem pelo menos uma pessoa com superforça entre os membros, e irá atrás deles.

O outro ponto de embate narrativo é a vaga deixada por Capitão América, uma questão que (sem dar spoilers dos acontecimentos do primeiro episódio) deve incomodar a dupla e que ganhará mais tempo de tela nos episódios seguintes.

Assim como em WandaVision, o grande trunfo da série é se aprofundar nos personagens, algo que não havia sido feito nos cinemas. Entretanto, a produção é o oposto do seriado de Wanda (Elisabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany). Aqui a atmosfera é bem mais parecida com os filmes, com muita ação e um ganho em diálogos.

A temporada completa de Falcão e o Soldado Invernal é composta por seis episódios. Os capítulos serão lançados às sextas-feiras no Disney+.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás