Crédito: Warner/Divulgação

Opinião: Será que temos um excesso de série de heróis?

Publicado em Séries

Atual safra de séries de heróis na tevê é imensa. Mas será que isso não está prejudicando as histórias dos personagens?

Sempre gostei do filão de heróis na tevê. Acompanhei Smallville nos anos 2000, curtia as reprises de Lois & Clark: The new adventures of Superman e hoje ainda tenho uma lista de séries de heróis em minha lista de favoritas. Mas é preciso admitir que o estilo está se desgastando.

Os sucessos da Warner, por exemplo, Arrow e The Flash pouco a pouco começam a se perder na quantidade excessiva de episódios (para que mais de 20?) e de temporadas. A história do Arqueiro Verde se desvirtuou e até personagens que eram bons (sim, estou falando de Felicity Smoak) ficaram chatos. Em The Flash, a impressão é que em cada temporada há sempre um déjà-vu: o vilão é um velocista que engana todo mundo ao longo dos episódios e sua identidade só é revelada no fim da temporada mostrando ser alguém próximo ao team Barry Allen.

Crédito: Warner/Divulgação
Crédito: Warner/Divulgação

Cadê a criatividade? Mesmo assim, sigo assistindo e a Warner segue renovando as produções e anunciando outras. Se já não bastasse ter ainda Supergirl e Legend’s of tomorrow na programação (fora as duas webséries do universo), a emissora já investe em outra série do estilo sobre o herói Raio Negro.

E o que falar de Marvel’s agents of S.H.I.E.L.D. da Sony? A série se perdeu e hoje só sobrevive graças aos filmes da Marvel no cinema. A mais recente temporada foi um fracasso, mesmo assim a sequência está garantida e tem spin-off em gravação: Os Inumanos.

A Netflix é a que anda acertando mais, no entanto, esse mérito pode ter a ver com o fato de que os seriados ainda têm poucas temporadas e o serviço de streaming investe em poucos episódios. Demolidor, Luke Cage e Jessica Jones foram um sucesso. No entanto, choveram críticas ao Punho de Ferro. Nos resta esperar as chegadas de Os Defensores e Justiceiro.

Pensa que acabou? Não! A Fox também entrou no mercado e tem atualmente Legion — que vai, nem é lá tanta série de herói — e já anunciou The gifted, todas ambientadas no universo dos X-men. É herói que não acaba mais!