Denise Saraceni, Ulisses Cruz, Carlos Araújo, Maria de Médicis Estrela-Guia - Guilherme Fontes, Sandy (Luís Antonio Salles/Tony, Cristal)

Estrela-guia entra para o catálogo do Globoplay

Publicado em Novela, Sem categoria

Novela estrelada por Sandy, Estrela-guia teve cenas gravadas em Pirenópolis. Você lembra dos personagens?

Essa é para os (muitos) fãs da cantora Sandy. Chegou a vez de Estrela-guia ser a novela que o Globoplay disponibiliza no catálogo no projeto de relembrar um folhetim a cada duas segundas-feiras. A trama, escrita por Ana Maria Moretzsohn e dirigida por Denise Saraceni, estreou em 2001, na faixa das 18h e teve apenas 81 capítulos.

Uma curiosidade para os brasilienses é que várias cenas de Estrela-guia foram gravadas aqui pertinho, em cachoeiras de Pirenópolis. A novela começa na década de 1980, quando Bob (Marcos Winter) larga a carreira na bolsa de valores para viver numa comunidade hippie ao lado de Catherine (Maitê Proença) e acaba fundando a comunidade Arco da Aliança. Eles têm uma filha, Cristal (Sandy), que, aos dois anos, é batizada por Tony (Guilherme Fontes), grande amigo de Bob desde a época da bolsa de valores.

A menina cresce e fica conhecida na comunidade como uma espécie de “estrela-guia” de todos por causa da doçura com a qual entoava os cânticos de paz e esperança. Quando faz 17 anos, já nos anos 2000, Cristal fica órfã e reencontra Tony após 15 anos. A ideia dele é levar Cristal para o Rio de Janeiro, para morar com ele. O início é conturbado porque ela estranha a cidade grande.

Com o tempo, Tony vai percebendo que o namoro dele com Vanessa (Carolina Ferraz) vai de mal a pior e que ele está se apaixonando por Cristal. E a menina também se descobre enamorada do padrinho. O namoro entre os dois personagens teve uma repercussão negativa à época de Estrela-guia por Cristal ser menor de idade e pela relação quase de parentesco dela com Tony. O casal vai buscar apoio em Arco da Aliança e no líder Purunam (Nelson Xavier), para quem os dois formam o casal perfeito.

Mas a vida dos pombinhos não será fácil ー além de Vanessa, a mãe de Tony, Carlota (Rosamaria Murtinho), e a perua Dafne (Lília Cabral) vão fazer de tudo para que Tony se separe de Cristal e para que a comunidade Arco da Aliança se dissolva.

Estrela-guia ainda tem no elenco Rodrigo Santoro, Lucinha Lins, Sérgio Mamberti, Isabela Garcia, Sérgio Marone e Fernanda Rodrigues, entre outros.

Relembre os principais personagens de Estrela-guia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cristal (Sandy) – Nascida e criada em Jagatah, no interior de Goiás, recebeu uma educação peculiar dos pais Catherine (Maitê Proença), Kalinda, e Bob (Marcos Winter), Hanuman: nunca frequentou escola, mas conhece literatura, matemática, filosofia e música, que aprendeu com Purunam (Nelson Xavier) e outras pessoas da comunidade Arco da Aliança. Kalinda sempre acreditou que ela seria o símbolo de uma nova era. Fica órfã aos 17 anos e aceita o destino que seus pais escolheram para ela: muda-se para o Rio de Janeiro para morar com seu tutor, Tony (Guilherme Fontes). Quando o reencontra, apaixona-se por ele e percebe que seu destino é ficar ao seu lado. No primeiro momento, fica aflita, mas, depois, percebe que sua missão inicial é resgatar a paz de espírito daquele homem. Por ter uma voz linda e estar sempre cantando mantras, atrai a atenção do produtor musical Guilherme (Gabriel Braga Nunes), que decide transformá-la em uma cantora de sucesso.

Tony (Guilherme Fontes) – Economista que trabalha no mercado financeiro. É solteiro por convicção, pois sempre teve como prioridade o trabalho. Há 10 anos, envolveu-se com Dominique (Ana Carbatti), com quem teve um filho, Daniel (Netinho Alves). Há três anos, namora Vanessa Rios (Carolina Ferraz), mas leva o relacionamento sem muito entusiasmo. Sua vida muda ao reencontrar e ficar responsável pela afilhada Cristal (Sandy), filha de seu melhor amigo Bob e Catherine. Fica atordoado ao perceber que se apaixonou por ela e, ao entender este amor, começa a mudar.

Bob/ Hanuman (Marcos Winter) – O ex-playboy decide mudar de vida após se dar conta da rotina estressante que leva. Conhece Catherine em uma comunidade alternativa em São Francisco, nos Estados Unidos, e juntos vão fundar a Arco da Aliança, em Jagatah, no interior de Goiás. Assim que começa a viver na comunidade, Bob muda o nome para Hanuman (em hindu, uma entidade sagrada), cortando para sempre seus laços com o passado. Só preservou da antiga vida a amizade com Tony, por insistência da mulher, agora Kalinda, que o escolheu para padrinho de Cristal. Morre no início da trama em um estranho acidente.

Catherine/ Kalinda (Maitê Proença) – Catherine nasceu em uma comunidade hippie na Califórnia. Apaixonou-se por Bob e veio para o Brasil para fundar a Arco da Aliança. Assim como Bob, Catherine rompe com seu passado e muda seu nome para Kalinda (um dos nomes da deusa hindu Sakti). Dois anos após sua chegada ao Brasil, nasce Cristal. Mística, ela vê no mapa astral da filha que ela veio ao mundo com uma importante missão. Morre com o marido, em um estranho acidente, no início da trama.

Daphne Aroeira (Lilia Cabral) – É a vilã da história. Daphne é uma perua country. Dominadora e inescrupulosa, faz tudo o que pode para conseguir o que quer: comprar as terras de Jagatah. Daphne conheceu o marido, Alaor (Sérgio Mamberti), um rico fazendeiro, em um congresso onde era recepcionista. Engravidou dele e fisgou o milionário. Desde então, comanda os negócios do marido, que faz todas as suas vontades. Usa o filho, Carlos Charles (Rodrigo Santoro), para seduzir Cristal quando ela se torna a única herdeira de Jagatah. Após a mudança da Comunidade Arco da Aliança para o Rio de Janeiro, vai atrás da menina junto com a família.

Alaor Aroeira (Sérgio Mamberti) – Rústico fazendeiro, dono das terras vizinhas à Jagatah. Apesar de ser dono de uma grande fortuna, é manipulado pela mulher. Muito ciumento, é capaz de matar quem se aproximar de Daphne. Seu maior desgosto é o filho, Carlos Charles nunca ter se interessado por seus negócios ou pelos estudos.

Carlos Charles Aroeiro (Rodrigo Santoro) – É mau-caráter como a mãe e vive se metendo em encrenca, acompanhado de filhos de políticos. Seu nome é resultado de uma briga dos pais: Alaor queria que herdasse o nome do avô, Carlos, e Daphne, que ele tivesse nome de príncipe inglês, Charles. Carlos Charles se alia à mãe no plano de seduzir Cristal para se casar com ela e ser dono do tesouro que Jagatah esconde. O sedutor conquista a simpatia da menina, mas é Gisela (Thaís Fersoza) quem se apaixona por ele.

Ignácio (Floriano Peixoto) – É o administrador das fazendas de Alaor , mas, na verdade, obedece a Daphne. Mantém a patroa sempre informada sobre os passos do marido e acata suas ordens, sem consultar o patrão. É cúmplice de Daphne em suas sabotagens contra a Comunidade Arco da Aliança.

Vanessa Rios (Carolina Ferraz) – Namorada de Tony. Socialite, rica e fútil, Vanessa é proprietária de inúmeros imóveis no Rio de Janeiro e na Europa. Casou-se cedo com um homem mais velho. Aos 20 anos, ficou viúva e com uma filha pequena, Gisela (Thaís Fersoza), com quem está sempre em conflitos. Ao perceber que Cristal ameaça sua relação com Tony, joga pesado, aliando-se à Carlota (Rosamaria Murtinho), mãe do rapaz, e, mais adiante, à Daphne, para afastar a jovem de seu namorado.

Carlota Salles (Rosamaria Murtinho) – Mãe de Tony. É uma viúva extremamente fútil e vaidosa. Para ocupar os dias de ócio, vive participando de cursos de arte, reuniões beneficentes e bingos. Carlota é esbanjadora e gasta mais do que ganha com a pensão do falecido marido. Esnobe e preconceituosa, nunca aceitou o neto, Daniel (Netinho Alves), e sonha casar Tony com Vanessa. Ao perceber as mudanças de comportamento em Tony, usa todas as armas para afastá-lo de Cristal.

Lucrécia Espíndola (Lucinha Lins) – Melhor amiga de Carlota. Nunca se casou e vive de aparências, pois, com a decadência financeira da família, acabou ficando desamparada, sem pensão, vivendo com o pouco que lhe restou de herança. Lucrécia ajuda Carlota a arquitetar planos para arranjar um casamento “lucrativo” para Tony.

Castorina dos Santos (Cida Moreira) – Empregada de Tony. Veio de Sergipe e trabalhou durante anos na casa dos pais de Tony. Vai ser o anjo da guarda de Daniel e Dominique (Ana Carbatti), encobrindo as besteiras que o menino faz. Após conhecer melhor Cristal, passa a ser sua maior defensora.

Romeu (Miguel Magno) – É o copeiro, cozinheiro, mordomo e motorista de Dona Carlota. É o fiel escudeiro da viúva e atura todas as maluquices da patroa.

Dominique Cruz (Ana Carbatti) – É uma artista plástica bem-sucedida e extremamente elegante. Há dez anos, quando dava aulas de arte para Carlota, conheceu Tony, com quem teve Daniel. Mantém um ótimo relacionamento com Tony, mas sofre com o preconceito da avó de seu filho. Ele e Tony não se casaram e Dominique envolve-se com o diplomata Michael Brooks (Maurício Gonçalves).

Michael Brooks (Maurício Gonçalves) – Filho de diplomatas nigerianos, morou no Brasil quando era garoto, viajou para a Europa e, há cinco anos, retornou ao país para ser adido cultural da Embaixada da Nigéria, em Brasília. Em uma de suas constantes viagens ao Rio de Janeiro, conhece Dominique por quem se apaixona.

Gisela Rios (Thaís Fersoza) – Foi criada por Vanessa para ser uma autêntica patricinha, mas, para irritá-la, é justamente o contrário daquilo que ela deseja. Não passa, porém, de uma adolescente carente. É uma das melhores amigas de Cristal e a admira por sua autenticidade. Fica apaixonada por Bernardo Lima (Thiago Fragoso) até conhecer Santiago (Sérgio Marone), por quem se encanta logo no primeiro encontro.

Mauro Lima (Tarcísio Filho) – Sócio de Tony na corretora. Quando o tio de Tony fugiu, deixando a corretora falida, Mauro ajudou o amigo a recuperar a empresa. A primeira mulher dele sumiu no mundo, deixando o filho Bernardo para ele criar sozinho. Com a segunda mulher, Heloísa (Grazziela Moretto), teve mais dois filhos: Priscila (Natália Barreto) e João (Thiago de Los Reys).

Heloísa Lima (Graziella Moretto) – Tem o temperamento oposto ao do marido, Mauro. Vive em festas, academias e spas. É revisora de texto de uma grande editora. Trata o enteado Bernardo com o mesmo carinho com que trata os filhos.

Bernado Lima (Thiago Fragoso) – Filho mais velho de Mauro. Quando tinha 5 anos, a mãe dele foi viajar para a Europa e nunca mais voltou. É muito revoltado com a ausência dela, por isso sempre foi muito mimado pelo pai. Acostumado a ter todas as meninas aos seus pés, vai sofrer muito ao ser rejeitado por Cristal, por quem se apaixona de verdade.

Priscila Lima (Natália Barreto) – É tímida e mais discreta que sua melhor amiga Gisela.

Nenzinha (Maria Pompeu) – Foi babá de Heloísa e, hoje em dia, cuida de tudo na casa do casal. É muito religiosa e sempre sabe a que santo apelar nas horas de aflição. Mima os filhos do casal escondendo os erros deles sempre que pode.

João Lima (Thiago de Los Reys) – É um gênio da computação, mas morre de vergonha quando Heloísa anuncia suas qualidades para o mundo. A convivência com Daniel muda seu jeito de ser, pois aprende a ser menos sério com o amigo.

Guilherme Nunes (Gabriel Braga Nunes) – Amigo de Tony e dono de uma produtora musical. Inteligente, mas de péssimo caráter e nenhum escrúpulo. Como seu único objetivo na vida é ganhar dinheiro, ao descobrir que Cristal pode ser uma cantora de sucesso, decide seduzi-la para fazer dela uma superstar.

Lalá Gouveia (Christine Fernandes) – Sócia de Guilherme na produtora musical. Lalá, uma mulher antipática, chique e invejosa, é ex-namorada de Tony e nutre uma paixão enrustida por Guilherme. Juntos, os dois formam uma dupla de trambiqueiros muito perigosa. Lalá envolve-se com Santiago e, ao descobrir o segredo dele, decide explorá-lo comercialmente.

André Teixeira (Evandro Mesquita) – Engenheiro de sucesso, mas insatisfeito com a vida na cidade. Seu sonho é largar tudo e se mudar com a família para um sítio no meio do mato. Quando descobre que a Comunidade do Arco da Aliança veio do interior de Goiás para se instalar em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, compra um trailer e passa a levar a família – a esposa Luciana (Isabela Garcia) e a filha Maria (Renata Bravin) – para acampar na Comunidade aos finais de semana. Acaba despertando o interesse de Su-Sukham (Mônica Torres), o que será motivo de sérios desentendimentos entre ele e Luciana.

Luciana Teixeira (Isabela Garcia) – Luciana é uma artista plástica e dá aulas na escola de artes de Dominique. Acompanha André nos fins de semana à Comunidade, mas não abre mão do conforto. Logo que conhece os membros da Arco da Aliança, entra em conflito com Su-Sukham, que se interessa por André.

Zeca (Junior) – Menino de origem pobre, que sai do Nordeste em busca de uma saída para sustentar a família. Chega ao Rio de Janeiro e, para conseguir dinheiro, faz malabarismo nos sinais de trânsito. Vence na vida após ser descoberto pela produtora musical de Guilherme.

Purunam (Nelson Xavier) – Mestre espiritual da Comunidade Arco da Aliança. Seu verdadeiro nome é Hans. Purunam é um homem culto e sábio, nasceu na Alemanha e foi obrigado a deixar seu país na Segunda Grande Guerra. É médico e logo começou a se interessar pela medicina alternativa. Mudou-se para o interior de Goiás para estudar o uso de plantas medicinais pelos índios e acabou estabelecendo-se na região.

Su-Sukham (Mônica Torres) – Taróloga, confecciona enfeites feitos de pedras semipreciosas e cristais. É a mais radical da Comunidade Arco da Aliança, achando que a vida urbana tem o poder de corromper tudo e todos. Partidária do amor livre, acha que a fidelidade conjugal é um valor burguês ultrapassado e, por isso, nunca se prendeu a ninguém. Costuma dizer que Sukhi (Fernanda Rodrigues) é filha de toda a Comunidade. Apesar da insistência da menina, nunca lhe revelou a identidade do pai. Muito ligada a Kalinda, promete à amiga nunca se afastar de Cristal. Quando a Comunidade se instala no Rio de Janeiro, interessa-se por André. No final da história, descobre-se que Su-Sukham foi a responsável pela morte de Kalinda e Hanuman.

Sukhi (Fernanda Rodrigues) – Vive conforme os ensinamentos da mãe e da Comunidade Arco da Aliança, mas confessa à amiga Cristal que seu grande sonho é morar na cidade grande e se tornar uma estrela. Apaixona-se por Santiago, mas não é correspondida.

Santiago (Sérgio Marone) – Assumiu o nome de Santiago quando chegou à Comunidade Arco da Aliança, sem nunca mencionar nada sobre sua vida ou seu verdadeiro nome. Além de misterioso, é dono de um temperamento forte. Místico nato, consegue tocar instrumentos de ouvido. Esconde poderes desconhecidos e sempre está por perto quando Cristal ou alguém da Comunidade precisa. Vai para o Rio de Janeiro junto com os outros membros da comunidade e lá se apaixona por Gisela. Também se envolve com Lalá.

*Fonte: Memória Globo