Sérgio Guizé como Candinho em Êta mundo bom!
Eta Mundo Bom Foto: João Cotta/Globo. Candinho representava a pureza em Êta mundo bom! Sérgio Guizé como Candinho em Êta mundo bom!

Escolha de novelas mostra que aposta da Globo no momento é no otimismo

Publicado em Novela

Êta mundo bom! e Fina estampa entram no lugar de tramas sombrias das novelas Avenida Brasil e Amor de mãe. O momento é de otimismo!

Otimismo parece ser palavra de ordem na teledramaturgia da Globo para este momento de pandemia em que vivemos. Isso ajuda a explicar a escolha de Êta mundo bom! para o lugar de Avenida Brasil no Vale a pena ver de novo e de Fina estampa para ser reprisada durante a pausa de Amor de mãe, às 21h. Às 19h, a “titular” Salve-se quem puder já era leve, mesmo tom adotado pela atual Totalmente demais.

Escrita por Walcyr Carrasco em 2016 para a faixa das 18h, Êta mundo bom! recuperou a audiência do horário, que vinha de seguidos fracassos. A trama era calcada na pureza e na ingenuidade do protagonista Candinho (Sérgio Guizé). O personagem era inspirador e trazia a necessidade de sonhar e de acreditar no próximo, temas bem atuais.

Em entrevista no material de divulgação do Vale a pena ver de novo, Walcyr comemora a reexibição de uma novela leve num momento como o que vivemos atualmente: “Espero que nesses tempos tão difíceis a novela volte a trazer positividade e esperança”. O ator Sérgio Guizé concorda e diz que as pessoas “não esquecem o Candinho porque ele representa o amor ao próximo, à natureza e aos animais, era extremamente justo e honesto. Tinha todos os bons princípios, mesmo sem ter recebido uma boa educação. Em tempos que vemos tanta falta de empatia, ele é um grande exemplo de ser humano”.

História de superação

Lília Cabral como Griselda em Fina estampa
Foto: Alex Carvalho/Globo. Lília Cabral volta a ser vista como Griselda em Fina estampa

Fina estampa, de Aguinaldo Silva, também tem esse viés de apresentar uma saída otimista. Na trama, um sucesso de público na época em que foi exibida pela primeira vez (2011), a faz tudo Griselda (Lília Cabral) tem que driblar preconceitos e muito trabalho para criar os filhos de maneira honesta. Até que ela ganha na loteria e, sem roubar ou passar a perna em ninguém, se torna milionária. Mas ela não perde a essência boa e de mulher batalhadora.

A mensagem de superação dos personagens é a principal passada pela trama de Aguinaldo Silva, como diz o ator Malvino Salvador, em entrevista ao Próximo Capítulo. O intérprete de Quinzé, primogênito de Griselda ressalta que “ao longo da novela o personagem conseguiu superar as próprias inseguranças. Foi um cara que depois de ganhar autoconfiança, se permitiu perdoar e ser feliz.”

Lília Cabral, em entrevista de divulgação, também comemora a volta de Fina estampa. “Apesar de ter ido ao ar em 2011, Fina estampa traz lições que continuam sendo importantes: a minha personagem, Griselda – ou Pereirão – tem um comportamento muito honesto diante dos filhos. Ela fazia tudo em função deles e teve que sobreviver dando educação e estabilidade à família. Por isso, fiquei muito feliz ao saber que a novela está de volta”, afirma a atriz.