Jesuíta Barbosa como Shakira do Sertão em Onde nascem os fortes
Onde Nascem os Fortes Jesuíta Barbosa: “Ramirinho e Shakira do Sertão não são pessoas diferentes. A gente é que é muitos”. Jesuíta Barbosa como Shakira do Sertão em Onde nascem os fortes

A estrela do sertão: Jesuíta Barbosa se destaca em Onde nascem os fortes

Publicado em Novela

Em cenas líricas, dramáticas ou cantando: Jesuíta Barbosa chama para si as atenções de Onde nascem os fortes como Ramirinho e Shakira do Sertão!

A série Onde nascem os fortes representa uma retomada para Jesuíta Barbosa, ator que se destaca ao se dividir entre Ramirinho e Shakira do Sertão (Leia aqui entrevista com Alice Wegmann, outro destaque da série como Maria). Isso porque antes de estrear na tevê, Jesuíta participou de montagens do grupo teatral As travestidas, de Fortaleza (CE).

Por isso, aparecer travestido não é uma novidade para o ator, um dos mais viscerais da geração dele. “Já tinha tido a experiência com transformismo em Fortaleza, fazendo teatro de rua. É uma experiência muito interessante, quase libertadora”, contou o ator, em entrevista ao Próximo Capítulo, durante o lançamento da série, em Boa Vista, cidade paraibana onde foram rodadas as cenas da fictícia Sertão.

A liberdade a que Jesuíta se refere vai além da arte, chega ao amor, tema recorrente na série e, especialmente, em Ramirinho. O jovem é oprimido pelo pai, Ramiro Curió (Fábio Assunção), e acaba concordando em se tornar um empresário do ramo de exploração de bentonita para enfrentar Pedro Gouveia (Alexandre Nero), mesmo contra a própria vontade. Para viver o que realmente deseja, Ramirinho cria Shakira do Sertão, travesti que canta na cidade e deixa todos os moradores intrigados e encantados.

“Ramirinho e Shakira do Sertão não são pessoas diferentes. A gente é que é muitos. Isso vai muito além do gênero. O amor é um sentimento fluido que pode acontecer ou ser construído. Ele faz isso para ficar perto do pai, de alguma maneira”, explica o ator.

Além de falar sobre tolerância e amor, Ramirinho/Shakira do Sertão discutem o preconceito: “Vai ter uma hora que o Ramirinho não vai querer mais isso (ter que se submeter às vontades do pai) e esse patriarcado imposto começa a ruir. Ramirinho tem esse lugar do não falado, do que não pode. Ele é filho de um homem violento que precisa criar uma maneira de enfrentamento. Mas Ramirinho aposta em enfrentar a violência sem violência É uma ditadura familiar que, com Shakira do Sertão, ele quer romper. Ele sofre com esse pai, como a gente vê o tempo todo em várias famílias que não aceitam a sexualidade do filho ou da filha.”

As cenas mais comentadas de Jesuíta Barbosa em Onde nascem os fortes são as que Shakira do Sertão solta a voz em versões para músicas como O amor e o poder ou Mal necessário, que até entrou na trilha sonora oficial da série. Algumas das cenas são felizes, como quando ele se apresenta no primeiro capítulo se insinuando para Nonato (Marco Pigossi), outras dramáticas, como quando ele, triste, canta Tigresa a mando do delegado Plínio (Enrique Diaz).

“Já cantava no chuveiro. Fiz algumas aulas e acho que fiquei afinadinho”, brinca Jesuíta. Cruéis nas críticas que fazem, os usuários das redes sociais discordam de Jesuíta e já decretaram que o ator, tem sim, muito talento cantando.