Onde Nascem os Fortes Alice Wegmann classifica Maria como a personagem da vida dela

Alice Wegmann cresce e domina Onde nascem os fortes

Publicado em Entrevista

Alice Wegmann mostra amadurecimento como atriz e é um dos grandes destaques de Onde nascem os fortes. Leia um bate-bola com a atriz!

A atriz Alice Wegmann é o grande destaque de Onde nascem os fortes, supersérie que a Globo vem exibindo na faixa das 23h. Intérprete de Maria, ela conta que foi convidada às pressas para entrar na novela.

“Estava escalada para Orgulho e paixão quando recebi uma ligação perguntando se eu topava ir para o sertão no dia seguinte. Li o roteiro pela primeira vez no avião”, contou Alice, em entrevista ao Próximo Capítulo quando a novela foi lançada.

Alice Wegmann define Maria como duas personagens em uma
Alice Wegmann define Maria como duas personagens em uma

Alice define Maria como “uma heroína feminista. São duas pessoas em uma só, todas muito intensas e movidas pelo amor”. A atriz revela que dispensou dublê nas cenas em que corre, pula portões e se arrasta em pleno sertão paraibano, onde o folhetim é gravado.

“Sempre fiz muito exercício. Fui ginasta profissional quando criança e treinava mais de 8 horas por dia. Mas confesso que fazer isso sob o sol não foi fácil”, afirmou Alice, que adorou o novo visual. “Queria, há muito tempo, cortar meu cabelo curtinho assim. É mais prático, supermoderno”. Ê, Maria Bonita modena!

Leia os principais trechos da entrevista com Alice Wegmann

Quem é Maria?
Ela é duas pessoas em uma só. Ela quer justiça pelo desaparecimento de Nonato (Marco Pigossi), mas não confia em quem tem o poder, então vai em busca disso por ela mesma. Ela é forte, mata uma pessoa para se defender, fere outra. Mas, ao mesmo tempo, tem uma coisa feminina, de se cuidar, de usar saia, de lutar pelos direitos das mulheres. É uma heroína feminista.

O convite
Eu ia fazer outro trabalho ー ia ser a Ema de Orgulho e paixão ー quando o (José Luiz) Villamarim, diretor da trama, me ligou perguntando se eu topava vir pro sertão paraibano. Era sábado e as gravações começavam na segunda. Li o roteiro no avião.

O sertão
Estar no sertão não é fácil, mas me ajudou a entrar no personagem. Sentir o vento, o silêncio… isso me emociona. Essa é a melhor forma de entrar no processo.

A preparação física
Maria é doida. Ela corre, pula portão, anda sem parar no sertão e sob o sol. Nos meus tempos de atleta ー eu era ginasta olímpica quando criança ー eu treinava até 8 horas por dia e acho que isso pode estar me ajudando agora. São muitas externas, a gente fica esgotado física e emocionalmente.

A cena da minha vida
Maria é o personagem da minha vida até aqui. Dá um friozinho na barriga quando vejo o tamanho dela. Até tento não pensar nisso (risos). A gente gravou a cena que ela mata o Jurandir (Rodrigo Garcia) na fábrica de bentonita que funciona de verdade. Foi muito forte. A cena mais emocionante da minha vida.

“É o nosso momento”
Onde nascem os fortes mostra o que está acontecendo no mundo. É o momento da mulher, o nosso momento. São mulheres que têm medo, mas têm mais coragem, como a Maria e a Cássia (Patrícia Pillar). Escrevo muito sobre feminismo nas redes sociais ー escrevia antes mesmo da novela ー e nunca imaginei que fosse ser parada nas ruas pelos meus textos. Mas isso acontece demais. É uma conquista minha porque ali não está a Maria ou qualquer outro personagem. É a Alice, com as ideias dela, de mulher moderna.