Malhação vidas brasileiras Eike Duarte comemora que agora tem personagens adultos: transição em frente ás câmeras

Depois de oito testes, Eike Duarte estreia em Malhação

Publicado em Entrevista

Eike Duarte conta, em entrevista, o que aprendeu com o Álvaro de Malhação ー Vidas brasileiras. Confira!

Sabe aquela história de que o brasileiro não desiste nunca? Pois parece sob medida para o ator Eike Duarte, o Álvaro de Malhação ー Vidas brasileiras. Antes de conquistar o personagem, que já entrou com a temporada em andamento, Eike fez oito testes para a novelinha teen, mas não foi aprovado.

“Passou pela minha cabeça que Malhação não ia rolar”, reconhece Eike, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Mesmo para Álvaro o “sim” não veio rápido. Eike conta que fez dois workshops: um de pré-seleção e um final, mas mesmo assim o martelo não foi batido. Nesse meio tempo, ele viveu Antônio da minissérie Se eu fechar os olhos agora (leia crítica aqui), que está disponível para assinantes do Now e deve chegar à Globo em janeiro de 2019.

“Álvaro e Antônio são bem diferentes. Não só fisicamente, mas na personalidade também! Bacana quem puder assistir aos dois e ver essa diferença”, compara o ator.

A seguir, você confere um bate papo com Eike sobre Álvaro, Antônio e os assuntos despertados pelos personagens, como depressão e racismo.

Leia entrevista completa com o ator Eike Duarte

O Álvaro vai abordar a temática da depressão. Como será essa abordagem?
É um assunto muito delicado. Hoje em dia tem inúmeros casos de depressão, principalmente jovens fora do Brasil. O Álvaro é um cara totalmente solar, surfista, inteligente, aparentemente saudável, que, na verdade, sofre de uma doença que pode gerar a morte dele.

O Álvaro tem paixão por surf e literatura. Como você se relaciona com esses dois hobbies?
Eu gosto muito de surf e estou aprendendo muito sobre literatura com o Álvaro.

Como você entrou em Malhação – Vidas brasileiras?
Primeiro eu fiz a preparação com todos do elenco. Foi um workshop de pré-seleção e depois um workshop final. Aí acabei fazendo um outro trabalho e, no meio da temporada, surgiu outro teste para, aí sim, entrar na trama.

Em Malhação você atua ao lado de muitos estreantes. Como você começou cedo, já fez outras novelas. Você acaba se sentindo veterano perto dos colegas?
Me sinto bem preparado. Hoje me sinto bem mais maduro como ator e como ser humano do que quando comecei a atuar. De qualquer forma, procuro manter o meu alerta de aprendizado sempre ligado. Gosto de trocar experiências com os estreantes e com os veteranos.

Você fez muitos testes para Malhação antes do Álvaro. Nunca pensou em desistir?
Foram 8 anos consecutivos fazendo testes para Malhação. Achava que uma hora ia conseguir, mas passou pela minha cabeça que Malhação não ia rolar.

Eike Duarte como Antônio em 'Se eu fechar os olhos agora'
Eike Duarte como Antônio em ‘Se eu fechar os olhos agora’

Você está em Malhação e, para os assinantes do Now, em Se eu fechar os olhos agora. Como é estar em cartaz com dois trabalhos tão diferentes?
É uma soma de aprendizado com experiência e felicidade que não tem preço. Álvaro e Antônio são bem diferentes. Não só fisicamente, mas na personalidade também! Bacana quem puder assistir aos dois e ver essa diferença.

Álvaro e Antônio são seus primeiros personagens “adultos”, embora Álvaro ainda seja menor de idade. Sente essa diferença deles para trabalhos anteriores?
Sem dúvida! Muita. Essa transição de garoto para adulto fez toda diferença na tela também.

O Antônio acaba se envolvendo numa trama de racismo. Como você vê a importância de a dramaturgia abordar temas como esse?
No mundo tão intolerante, preconceituoso, a gente tem a oportunidade de ter essa proximidade e essa empatia que na época da série (anos 1960) não tínhamos. E hoje a tevê é o maior meio de comunicação do país pode abordar assuntos como esse e fazer com que a população entenda melhor a vida de outras pessoas.

Se eu fechar os olhos agora estreia na tevê só em 2019. Você fica ansioso para ver o resultado na tela?
Muito. Ansioso para ver a repercussão, pois é um trabalho totalmente diferente e para um público diferente também.

Para você, foi difícil sair de Antônio para viver o Álvaro?
É meio complexo (risos). Eu acabo sempre agregando, mas ao mesmo tempo diferenciando totalmente os personagens.

No início da carreira você fez trabalhos com Xuxa. Que lembranças tem dessa época?
Ótimas lembranças. Foi onde tudo começou. Eu me orgulho muito de ter começado com a nossa rainha.

Em suas redes sociais você posta muitas fotos e stories ao ar livre. Como definiria seu estilo de vida?
Gosto de aventuras, praia, filmes, namorar.