Crédito: Jorge Rodrigues Jorge/CZN. Atriz Renata Sorrah. Crédito: Jorge Rodrigues Jorge/CZN. Atriz Renata Sorrah.

Enquete: Qual é o personagem de Renata Sorrah de que você mais gosta?

Publicado em Novela

Uma das mais versáteis atrizes da nossa televisão, Renata Sorrah faz aniversário nesta quinta-feira (21/2). Para comemorar, o Próximo Capítulo relembra momentos marcantes da carreira dela.

A grande atriz Renata Sorrah é uma das aniversariantes desta quinta-feira (21/2). Uma das mais versáteis da telinha, ela completa 72 anos de idade, dos quais 50 são dedicados ao teatro, à televisão e ao cinema.

Desde o primeiro trabalho na tevê, como Lúcia de Um gosto amargo de festa, ainda na TV Tupi, até a recente participação especial como a hilária Dulce de Segundo sol, Renata vem conquistando crítica e público. Uma das marcas de Renata é que ela pode ser vilã ou mocinha, engraçada ou dramática, rica ou pobre.

Uma curiosidade é que muitos dos destaques da carreira televisiva dessa atriz foram em trabalhos assinados por Aguinaldo Silva, como Senhora do destino, Vale tudo e Pedra sobre pedra. Nós, do Próximo Capítulo, somos fãs de Renata Sorrah e te convidamos a clicar aqui e responder à enquete sobre os personagens dela.

Qual desses personagens de Renata Sorrah na tevê é o seu preferido?

Mosaico com personagens de Renata Sorrah
Toda a versatilidade de Renata Sorrah

Heleninha Roitman, de Vale tudo (1988) ー Talvez a alcoólatra Heleninha Roitman tenha sido o primeiro sucesso de público e crítica de Renata Sorrah na tevê. A filha de Odete Roitman (Beatriz Segall) tinha humor e os autores Gilberto Braga e Aguinaldo Silva aproveitavam isso para tratar do delicado tema do alcoolismo. A cena em que Heleninha dança um mambo numa boate entrou para os anais da televisão brasileira.

Pilar Batista, de Pedra sobre pedra (1992) ー Mais uma novela de Aguinaldo Silva em que Renata teve importância. Ela vivia Pilar Batista, ex-grande amor e atual rival de Murilo Pontes (Lima Duarte) na cidade de Resplendor. Os dois vivem se alfinetando a acusando um ao outro de corrupção e outras cositas más. Mas se juntam para, desesperados, se opor ao namoro do filho dele, Leonardo (Maurício Mattar), e da filha dela, Marina (Adriana Esteves), numa espécie de Romeu e Julieta à brasileira.

Zenilda, de A indomada (1997) ー Zenilda não era a protagonista de A indomada. Mas quem disse que Renata Sorrah precisa de protagonistas para brilhar? A cafetina criada por Aguinaldo Silva (sempre ele!) era um dos destaques da novela cuja reta final está sendo reprisada pelo Viva. Comandante da Casa de Campo, ela acaba se apaixonando por Pedro Afonso (Cláudio Marzo), um dos poderosos de Greenville. Mas ele é casado com Altiva (Eva Wilma), a grande vilã da trama, que não aceitará em hipótese alguma dividir o marido com Zenilda. De cabelos frisados, o visual de Renata Sorrah causou polêmica à época.

Nazaré, de Senhora do destino (2004) ー Quem não se lembra de Nazaré Tedesco, a grande vilã de Senhora do destino? Ela aprontava todas, ora empurrando pessoas escada a baixo, ora usando uma tesoura como arma. Tudo isso matando o público de rir com tiradas inspiradíssimas escritas por Aguinaldo Silva, muitas delas impropérios destinados a “anta nordestina” Maria do Carmo (Susana Vieira). Por esse papel, Renata foi escolhida a melhor atriz do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela revista Contigo e pelo Troféu Imprensa, entre outros.

Tereza de Figueiredo, de Páginas da vida (2006) ー Dois anos depois de Nazaré, o autor Manoel Carlos pensou em Renata Sorrah para a vilã Marta. Mas ela pediu para fazer um papel de boa índole e acabou ficando com a promotora de justiça Tereza de Figueiredo. Tereza vive o drama de ter o marido Nestor (ZeCarlos Machado) e o filho Luciano (Rafael Almeida) sequestrados e resolve largar a promotoria para advogar. Ela acaba sendo a responsável pela defesa de Helena (Regina Duarte) no processo de adoção de Clara (Joana Mocarzel).