Atriz Bruna Marquezine como Catarina na novela Deus salve o rei.
Deus Salve o Rei Crédito: Globo/Paulo Belote

Enquete: As mudanças em Deus salve o rei vão salvar a trama?

Publicado em Novela

Com audiência em queda, novela Deus salve o rei passará por alterações. Será que isso é a salvação do folhetim das 19h?

Assim que Deus salve o rei entrou na programação da Rede Globo, a atração parecia uma trama promissora — nós até fizemos uma crítica bastante positiva sobre a primeira semana do folhetim — ao apresentar uma história de embate entre dois reinos Montemor e Artena. No entanto, com o passar do tempo e dos capítulos, a novela não engrenou. Pelo contrário, a impressão era de que a história não se desenvolvia, assim como os personagens.

Uma grande estranheza, já que a Globo tinha investido pesado na novela com uma divulgação massiva. O problema é que parece que a emissora focou tanto nos efeitos especiais e visuais, até então inéditos no Brasil, que esqueceu de dar uma atenção ao roteiro conduzido do Daniel Adjafre, autor de Deus salve o rei.

Problemas em Deus salve o rei

Um dos primeiros problemas que foram identificados logo no início da novela foi o tom teatral de alguns atores, principalmente, Bruna Marquezine, que vive a princesa, agora rainha, Catarina. A namorada de Neymar estava tão robótica que até quem atuava ao lado dela acabava se prejudicando — Marco Nanini e Tarcísio Filho foram alguns desses.

Catarina (Bruna Marquezine)
Catarina (Bruna Marquezine)

Outros aspectos que prejudicaram a novela foram algumas decisões sem sentido na narrativa, como a perda de memória de Amália (Marina Ruy Barbosa), a transformação do engraçado Rodolfo (Johnny Massaro) — e até então a salvação de Deus salve o rei — em um ditador malvado e a retirada de Tatá Werneck como Lucrécia, que rapidamente foi jogada para escanteio. O tão sonhado embate entre Montemor e Artena foi construído de forma tão preguiçosa, que ninguém se importou com a guerra — e, pelo visto, nem os moradores dos reinos. Sem falar na presença de núcleos que em nada acrescentam na trama.

Cássio (Caio Blat)
Cássio (Caio Blat)

Nada disso funcionou, a audiência da novela caiu e a Globo ligou o sinal de alerta. Como uma forma de tentar consertar a novela, o autor Ricardo Linhares (Babilônia) foi convocado para auxiliar na trama e alguns personagens passaram a ser cortados, como a participação de Paula Fernandes e sobrou até para o Cássio, de Caio Blat. Mas será que essas mudanças terão resultados? É isso que queremos saber. Vote em nossa enquete aqui e deixe nos comentários sua opinião sobre Deus salve o rei.