Fabio Assunção e Alessandra Negrini como Daniel e Paula na novela Paraíso tropical
paraiso_fabio_alessandra Foto: Arquivo/TV Globo. Fabio Assunção e Alessandra Negrini como Daniel e Paula Fabio Assunção e Alessandra Negrini como Daniel e Paula na novela Paraíso tropical

É hoje! Paraíso tropical chega ao Viva, trazendo bons personagens de volta

Publicado em Novela

Trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Paraíso tropical era uma das novelas mais pedidas pelo público. Reprise começa nesta segunda-feira. Relembre os personagens!

A faixa ocupada pelo clássico A viagem, às 15h30, no Viva abrigará outra boa novela. Estreia nesta segunda-feira (5/7) a festejada reprise de Paraíso tropical, trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares que estava sempre entre as mais pedidas nas redes sociais do canal por assinatura.

Os personagens de Paraíso tropical ー especialmente os coadjuvantes ー e o texto característico de Gilberto Braga deixaram saudades e motivaram tantos pedidos. A novela começa quando Daniel (Fábio Assunção) é anunciado como preferido do empresário Antenor (Tony Ramos) para sucedê-lo nos negócios, em detrimento do braço direito dele, o ambicioso Olavo (Wagner Moura). O riquinho mimado custa a aceitar que perdeu o cargo para o bom moço filho do caseiro que se esforçou para estar onde está.

Não é só Olavo que está de olho em Daniel. A ambiciosa Taís(Alessandra Negrini) também está e investe num relacionamento por interesse com rapaz. Mesmo sem que ele saiba, ela conta com a ajuda de uma irmã gêmea que nunca conheceu, Paula(Alessandra Negrini). Ele se apaixona por Paula numa viagem, mas Taís o engana e toma o lugar da irmã quando ele volta.

Olavo ainda chama a atenção na novela pela relação de amor, ódio e muito desejo com Bebel (Camila Pitanga), num romance que conquistou o país; e pelos complicados laços familiares com a mãe, Marion (Vera Holtz) e com o irmão mais novo, Ivan (Bruno Gagliasso).

Relembre os principais personagens de Paraíso tropical

Este slideshow necessita de JavaScript.

Daniel (Fábio Assunção) – Filho de Nereu (José Augusto Branco), caseiro que trabalha para o milionário Antenor Cavalcanti (Tony Ramos). Teve origem simples, mas soube aproveitar as chances que o patrão do pai lhe proporcionou desde cedo. Bonito e inteligente, tornou-se um homem culto com hábitos refinados, sem perder a simplicidade. Competente administrador, aos poucos conquistou um alto cargo na empresa de Antenor. É sensível, e apaixona-se por Paula (Alessandra Negrini) assim que a conhece. A partir daí, sonha viver ao lado dela, administrando um pequeno hotel em um paraíso tropical. Ao longo da trama, sofre com as armações de Olavo (Wagner Moura), que vê nele uma ameaça.

Paula (Alessandra Negrini) – Bonita, sorridente, forte e decidida, não tem nada de ingênua. Muito ética, faz tudo para ser justa com os outros. Foi criada por Amélia (Susana Vieira), mas não concorda com a atividade da dona do bordel. Sofreu preconceito por causa do trabalho da mãe, mas nunca deixou de amá-la e de respeitar as meninas que lá trabalham. Romântica, vive um sonho quando conhece Daniel. Ao longo da trama, sofre com as maldades da irmã gêmea, Taís.

Olavo (Wagner Moura) – Filho de Marion (Vera Holtz), meio-irmão de Ivan (Bruno Gagliasso). Inteligente e ambicioso, não suporta o fato de Antenor preferir Daniel a ele. Tem um alto cargo no Grupo Cavalcanti, equivalente ao de Daniel, mas, mesmo assim, inveja o colega. Não tem limites ao bajular o “tio” Antenor, na verdade um primo distante de seu falecido pai. Cínico e perigoso, é simpático com todos. Ao longo da novela, tem uma relação sensual e explosiva com a prostituta Bebel (Camila Pitanga).

Bebel (Camila Pitanga) – Linda, atraente, mas sem caráter, é uma das meninas do bordel de Amélia, onde mantém um ar de superioridade em relação às companheiras de trabalho. Ambiciosa e individualista, torna-se amante do cafetão Jáder (Chico Diaz) e passa a trabalhar para ele no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Antenor Cavalcanti (Tony Ramos) – Poderoso empresário, de caráter forte e dominador. Competente, dedica-se inteiramente ao trabalho, do qual nunca tirou férias. Mas é mal-resolvido sentimentalmente. Machista, tem um casamento tradicional com Ana Luísa (Renée de Vielmond), porém não dá valor à fidelidade. O casal carrega a dor da perda do único filho em um desastre, quando o rapaz tinha apenas 16 anos. Veio de baixo, trabalhou arduamente para formar seu patrimônio e nunca teve ajuda da família. Tem uma relação ruim com o pai, Belisário Cavalcanti (Hugo Carvana), um malandro simpático, com quem só mantém um vínculo: a mesada que dá a ele. Amante de Fabiana (Maria Fernanda Cândido), separa-se de Ana Luísa depois que ela descobre o caso. Ao longo da trama, apaixona-se por Lúcia (Glória Pires).

Lúcia (Glória Pires) – Independente, íntegra e inteligente, não tem medo de enfrentar a vida. Teve Mateus (Gustavo Leão) mesmo contra a vontade de seu ex-namorado, Cássio (Marcello Antony), pai do rapaz. Trabalhando fora do Rio, conseguiu criar o filho em Vitória (ES), mas resolve se mudar para a casa dos pais, em Copacabana.

Taís (Alessandra Negrini) – Irmã gêmea de Paula. É bonita, egoísta e inteligente, vive na periferia da sociedade carioca. O maior desejo dela é fazer parte do mundo dos ricos. Vende joias e diz-se representante de um designer estrangeiro – que ela mesma inventou. Apesar de ter sido criada pelo avô Isidoro (Othon Bastos), vê nele um peso que a impede de ascender socialmente. Não tem escrúpulos em passar por cima da própria irmã para alcançar seu objetivo.

Jader (Chico Diaz) – Sádico cúmplice de Olavo, acima de tudo profissional. Bandido e cafetão, ignora a lei e é capaz de tudo por dinheiro. Agencia Bebel (Camila Pitanga), de quem é amante no início da novela.

Ana Luísa Cavalcanti (Renée de Vielmond) – Esposa dedicada de Antenor Cavalcanti, com quem é casada há mais de 30 anos. De boa família, fina, bonita, culta e educada, não reparou o quanto se anulou ao longo da relação com o marido. Acha que Antenor está sempre certo e, por ele, abandonou a carreira de advogada. É traída constantemente, mas não desconfia de nada. Ainda sofre pela perda de seu único filho, vítima de um acidente de automóvel, e, por isso, passou a ter fobia de dirigir. Reencontra em Lucas (Rodrigo Veronese), mais novo do que ela, a alegria de viver um grande amor.

Belisário Cavalcanti (Hugo Carvana) – Malandro simpático, pai do famoso empresário Antenor Cavalcanti. Sobrevive de uma mesada dada pelo filho, mas gostaria de ser perdoado por ele, que alimenta um grande rancor pelas atividades do pai. Vive um casamento feliz com Virgínia (Yoná Magalhães).

Virgínia (Yoná Magalhães) – Apesar de já ter passado dos 60 anos, tem o corpo em forma e, por isso, é invejada por muitas mulheres. Mora com a neta Gilda (Luli Miller) e com Belisário, com quem é casada e vive um forte companheirismo. Insiste para que Gilda aproveite sua beleza para entrar no mundo dos ricos.

Gilda (Luli Miller) – Linda e sensual, sonha com um amor puro. Apaixona-se por Gustavo (Marco Ricca), um homem simples que tem uma relação complicada com a mulher, Dinorá (Isabela Garcia). Quando o casal se separa, passa a viver um romance com ele.

Fabiana (Maria Fernanda Cândido) – Advogada brilhante e competente, uma mulher linda e independente que só mantém um relacionamento com Antenor Cavalcanti porque é verdadeiramente apaixonada por ele. Discreta, não permite que ninguém da empresa desconfie do seu romance.

Nereu (José Augusto Branco) – Caseiro em Paraty, trabalha há mais de 30 anos para Antenor e Ana Luísa Cavalcanti. Pai de Daniel, com quem tem uma relação de companheirismo e respeito. Teve o cuidado de não deixar o filho se deslumbrar com a generosidade com que os patrões o criaram.

Marion Novaes (Vera Holtz) – Promoter decadente, divertida, fútil e ambiciosa, não mede esforços para alcançar novamente o sucesso. Na juventude, pertencia à classe média baixa e, por isso, tem como lema manter o status que conquistou. Tem uma relação conturbada com o filho Olavo e rejeita Ivan, o caçula.

Ivan (Bruno Gagliasso) – Desdenhado pela família, tem inclinação para a marginalidade, cometendo furtos. Mas não chega a ser perigoso. É incapaz de distinguir o bem do mal. Bonito e charmoso, conquista facilmente as mulheres, mas descarta-as com a mesma praticidade. Desde criança ouviu sua mãe dizer que foi um filho não desejado. Olavo gostaria de vê-lo longe de sua vida. No decorrer da história, vive uma relação de paixão e cumplicidade com Taís.

Cláudio (Jonathan Haagensen) – Trabalha como assistente de Marion. Bonito e jovem, mora em um dos pequenos apartamentos no Edifício Copamar.

Isidoro (Othon Bastos) – Avô das gêmeas Paula e Taís. Viúvo duas vezes, e pai de Zé Luis (Vitor Alvino), agora com 11 anos. Apesar de ser tratado com frieza e indiferença por Taís, tem orgulho da neta. Era funcionário de um hotel do Grupo Cavalcanti, mas teve que se aposentar devido a um acidente de trabalho. Desde então, briga na justiça para ser indenizado, e não aceita nenhum acordo.

Evaldo (Flávio Bauraqui) – Ourives humilde, explorado por Taís para quem vende joias a baixo preço e não sabe que são revendidas por um valor muito mais alto. Tem problemas com álcool e baixa autoestima, o que complica seu relacionamento com Eloísa (Roberta Rodrigues), que gosta dele, mas se sente desestimulada por suas fraquezas.

Eloísa (Roberta Rodrigues) – Bonita e de bom caráter, trabalha no restaurante de Cássio (Marcello Antony). Namora Evaldo e gosta dele verdadeiramente.

Lucas (Rodrigo Veronese) – Bom caráter, simpático e inteligente, superou a pobreza e formou-se em administração, com mestrado em Londres. Amigo e confidente de Daniel, que conheceu na infância, em Paraty. Apaixona-se por Ana Luísa, a esposa de Antenor e, apesar da diferença de idade entre os dois, luta para conquistá-la.

Cássio (Marcello Antony) – Solteiro, bonito, simpático e generoso, não abre mão de sair com os amigos para tomar cerveja e jogar futevôlei na praia. Evita criar vínculos com as mulheres, mas não deixa de tratá-las com carinho. Dono de um restaurante muito conceituado de comida brasileira, não tem problemas financeiros. Na verdade, até ajuda os amigos que passam dificuldade. Na juventude, namorou Lúcia, que teve um filho, Mateus, sem que ele soubesse. Ao longo da trama, envolve-se com Joana.

Vidal (Otávio Muller) – Alto funcionário do Grupo Cavalcanti, bajula Antenor. Mora com a sobrinha, Susaninha (Erika Mader). Mais tarde, cobiça a bela Gilda, mas é tímido demais para lutar por ela.

Susaninha (Erika Mader) – Bonita e simpática, a melhor amiga de Camila (Patrícia Werneck). Mora com o tio Vidal, com quem tem uma relação afetuosa. Gosta de Fred (Paulo Vilhena), mas esconde.

Sheila (Patrícia Naves) – Fofoqueira e perua, secretária de Olavo. Divide um pequeno apartamento no Edifício Copamar com duas amigas.

Mateus (Gustavo Leão) – Filho de Lúcia e Cássio. Sempre questionou a mãe sobre a identidade do pai, mas nunca obteve resposta. Conhece o pai quando vai morar em Copacabana. No decorrer da trama, envolve-se com Camila (Patrícia Werneck).

Clemente (Reginaldo Faria) – Amigo de Isidoro, pai de Lúcia e avô de Mateus. Trata a família com carinho e tem orgulho dela e de sua mulher, Hermínia (Débora Duarte). Jornalista aposentado, simpático e carismático.

Hermínia (Débora Duarte) – Casada com Clemente e madrasta de Lúcia, com quem tem uma relação de mãe e filha. Professora de português, é uma mulher moderna e um ótimo exemplo de alto astral.

Heitor (Daniel Dantas) – Gerente de compras do Grupo Cavalcanti, está prestes a ser demitido. É casado com Neli (Beth Goulart), com quem tem conflitos por causa da personalidade ambiciosa dela. Seu sonho era ser chefe de cozinha, mas teve que abandoná-lo para sustentar a família quando a mulher engravidou. Pai de Joana e Camila, acaba fortalecendo seus laços com a primeira, pois esta se torna mais solidária quando passam por dificuldades financeiras. Simples e de bom caráter, ajuda o jovem chefe a resolver problemas sérios da empresa.

Neli (Beth Goulart) – Consumista, deslumbrada e egoísta, dá prioridade às aparências. Deseja ascender socialmente.

Joana (Fernanda Machado) – Adora o pai, e vive em conflito com a mãe. Trabalha na joalheria do hotel de Copacabana, e junta dinheiro para abrir o próprio negócio com o namorado, Umberto (Sérgio Marone), que lhe aplica um golpe.

Camila (Patricia Werneck) – Romântica, é dominada pela mãe, que tenta realizar-se às suas custas. Vive um triângulo amoroso com Fred e Mateus.

Fred (Paulo Vilhena) – Mauricinho e bonito, amigo de Olavo. Torna-se chefe de Heitor na empresa, apesar de sua pouca idade, e apaixona-se por Camila.

Umberto (Sérgio Marone) – Bonito e simpático, trabalha como garçom em um bar na Avenida Atlântica. Apesar de ter nível superior, vive de empregos que exigem menos qualificação. Tem o sonho de abrir seu próprio negócio, e aplica um golpe na namorada, Joana.

Rodrigo (Carlos Casagrande) – Assistente de Antenor na empresa. Com nível superior e muito educado, tem um bem-sucedido casamento homossexual com Tiago (Sérgio Abreu). A união é bem aceita por todos os personagens da novela.

Tiago (Sérgio Abreu) – Formado em hotelaria, trabalha como recepcionista no hotel de Antenor. Sobrinho de Virgínia e muito amigo de Gilda, vive com o companheiro Rodrigo.

Yvone (Ildi Silva) – Educada, chique e de muita confiança, secretária de Daniel.

Sérgio Otávio (Marcelo Valle) – Mora na casa de Antenor, para quem trabalha como motorista. Tem boa ligação afetiva com muitos personagens e, mais tarde, apaixona-se por Dinorá (Isabela Garcia).

Amélia (Susana Vieira) – Dona de um bordel em Marapuã, defende as meninas que lá trabalham com toda sua força. Apesar de impaciente, criou Paula com muito carinho.

Osvaldo (Otávio Augusto) – Antigo dono do hotel Ponta do Coral, na Bahia, comprado pelo grupo de Antenor . Frequenta de graça o bordel de Amélia, pois não cobra aluguel pela casa, que fica num terreno pertencente ao resort. Ao se aposentar, vende o hotel e avisa que Amélia deve sair da casa.

Telma (Isis Valverde) – Bonita e trambiqueira, ajuda Jáder em seus golpes.

Dolores (Rosamaria Murtinho) – Cafetina, agenciadora de programas e residente no Edifício Copamar.

Wagner (Júlio Rocha) – Bem-sucedido chef de cozinha contemporânea. Arrogante e pretensioso.

Lucena (Paulo Betti) – Empresário rico e bem-sucedido, moralmente convencional, pai de Hugo (Marcelo Laham). Não aceita a homossexualidade do filho.

*Fonte: Memória Globo