Crédito: Memória Globo/Divulgação. Domingão do Faustão Crédito: Memória Globo/Divulgação. Domingão do Faustão

Domingão do Faustão completa 30 anos no ar na terça-feira

Publicado em Programas

Domingão do Faustão, programa apresentado por Fausto Silva, comemora 30 anos com liderança absoluta nos domingos na tevê aberta

“Atenção, Brasil! Essa briga é para peso pesado: Fausto Silva.” Essa foi a narração que deu início ao programa Domingão do Faustão em 26 de março de 1989. Sob comando do então jornalista esportivo, radialista e apresentador do Perdidos na noite, a atração entrava na programação dominical da Rede Globo com o objetivo de concorrer e frear a audiência do Programa Silvio Santos, líder do período.

“Fausto Silva começou a substituir Osmar Santos no comando do Balancê e colocou uma assinatura pelo seu jeito despojado e totalmente diferente de se colocar à frente do programa. Até então, o habitual era um apresentador de terno e gravata se colocando com certa cerimônia perante o público. Ele normalmente se colocava sem impostar a voz ou buscar palavras. Isso acabou chamando a atenção das emissoras grandes, e a Globo viu o Fausto como uma solução”, lembra Flávio Ricco, jornalista e crítico de tevê.

A principal aposta da emissora era apresentar uma atração diferente. Para isso, um programa ao vivo, com muitos quadros interativos, um apresentador fora dos padrões da época e um título que fugia da imponência do período. “O programa realmente era grande, sempre ao vivo, com um cara que levou toda uma nova maneira, em que até hoje passa por trás da câmera, se coloca de forma completamente diferente, fala com a produção ao vivo e humaniza o elenco da Globo”, analisa Ricco.

Crédito: Memória Globo/Divulgação. Domingão do Faustão

Essas características, inclusive, são os fatores que levaram o Domingão do Faustão a ser líder de audiência aos domingos nesses 30 anos. Em algumas situações, ele se viu em disputa com Silvio Santos e Gugu Liberato. Atrações como Pânico na TV, da RedeTV! e depois Band, e Encrenca, da RedeTV!, até chegaram a ameaçar. No entanto, esses programas e os demais nunca conseguiram tirar, de fato, a atração do topo no Brasil inteiro.

E o motivo? Flávio Ricco explica: “O Fausto nunca está contente, ele tem uma cobrança com a qualidade do programa, que, algumas vezes é feita até no ar. Isso é um sinal de respeito com o público”. Então, de tempos em tempos, a atração busca se renovar com a chegada de novas atrações.

Sucesso dos quadros

Outro grande motivo de sucesso do Domingão do Faustão são os quadros fixos, que marcaram o formato. Entre os mais celebrados estão as Videocassetadas, no ar desde a estreia, e a Dança dos famosos, competição de dança que já teve 15 temporadas desde o lançamento em 2005 reunindo nomes do cenário artístico e do entretenimento brasileiro. “(O sucesso das Videocassetadas) Tem a ver com o fato de que o Fausto as narra no improviso, com uma habilidade que chama a atenção. Não por acaso, é o quadro que encerra o programa”, completa.

Nos 30 anos de atração, outros quadros se destacaram como Mano a mano, um game show em que irmãos respondiam a perguntas; Pegadinha do Faustão; Sexolândia, que colocava atores e atrizes em disputa com questões de gênero; Arquivo confidencial, existente até hoje e que desmitifica a figura dos artistas; Se vira nos 30; Dança no gelo; Quem chega lá?; Cachorrada VIP; Os iluminados; Ding Dong, um dos sucessos de audiência atualmente; e Show dos famosos, que terá uma nova temporada a partir de 31 de março, provavelmente para concorrer com a estreia de Masterchef Brasil.

Roberto Assunção/Carta Z Noticias. Domingão do Faustão

“Antes do Arquivo confidencial, a Globo não tinha um espaço para os artistas conversarem informalmente com o público. O Domingão ofereceu essa oportunidade para artistas de novela e até apresentadores de telejornais conversarem naturalmente. Além disso, trouxe mais de 100 atrações internacionais. O programa se preocupou em apresentar obras de artistas imortais no telão e de participar de campanhas sociais”, defende Flávio Ricco sobre o sucesso do Domingão.

Curiosidades do Domingão do Faustão

Estreia
Precisamente às 14h55, Fausto Silva apareceu na tela da Rede Globo com uma camisa social listrada, um cinto, uma calça jeans e um microfone na mão. Logo após ser anunciado pelo narrador, ele seguiu diretamente ao auditório, se enfiou entre o público, avisou da estreia do programa e emendou piadas — de um jeito, que, até hoje, Faustão comanda o Domingão. No primeiro episódio, Xuxa e as Paquitas eram as atrações principais. Mas o programa teve ainda Wando, Elba Ramalho, Lulu Santos e o ator Guilherme Karam, que estava na TV Pirata.

Ô louco, meu!
Como todo apresentador marcante, nesses 30 anos de trajetória, Fausto Silva emplacou alguns bordões, como “Quem sabe faz ao vivo”, muito usado quando os artistas precisam improvisar na atração, e “Ô louco, meu!”, que vai desde as Videocassetadas até a um comentário sobre algo que um convidado ou alguém do auditório falou.

Premiações
Desde 1995, o Domingão realiza anualmente a premiação Melhores do ano em que celebra os funcionários da emissora com votação popular. O Troféu Domingão tem categorias fixas, como melhor ator, melhor atriz, música do ano e melhor apresentador de jornalismo. Outro troféu entregue na atração é o Mário Lago, que celebra os grandes nomes da arte no Brasil. Já foram premiados Laura Cardoso, Paulo José, Glória Menezes e Tarcísio Meira, Hebe Camargo, Tony Ramos, Gilberto Gil, Lima Duarte e Caetano Veloso.

Clique aqui e vote na enquete para escolher o seu quadro favorito do Domingão do Faustão!