Diogo Almeida quer ser espelho para jovens pretos

Publicado em Entrevista, Novela, Perfil

Como Orlando em Amor perfeito, Diogo Almeida é um dos três atores negros que protagonizam um momento histórico da televisão brasileira

 

Por Patrick Selvatti

 

A televisão brasileira vive um momento histórico. Pela primeira vez, as três novelas no ar na Globo conta com protagonistas negros. Em Amor perfeito, trama que vai ao ar na faixa das 18h, o mocinho é interpretado pelo ator Diogo Almeida, 38 anos. “É um momento lindo, um marco na teledramaturgia. Temos protagonistas pretos na novela das 6, 7 e 9… E eu estou muito feliz de fazer parte desse momento. Quando criança, na década de 1990, não tinha exemplos de pretos em papéis de destaque na TV, mas, mesmo assim, acreditava e sonhava estar onde estou hoje. E, agora, desejo muito ser um canal para que outros possam estudar, trabalhar para estar nesse lugar onde estou. Espero ser um espelho para aqueles que virão”, contou, ao Próximo Capítulo, o artista carioca, de Campo Grande, que iniciou a carreira artística aos 11 anos de idade no teatro.

Formado em artes cênicas, Diogo chamou a atenção de diretores da Globo após ser aprovado em testes para interpretar o médico Orlando, que faz par romântico com Camila Queiroz no folhetim de época. Antes de se tornar protagonista, ele atuou em novelas, filmes, peças teatrais, campanhas publicitárias e séries. Seu primeiro trabalho na televisão foi em 2007, com o personagem Rudolf Stenzel, em Duas Caras. Na novela de Aguinaldo Silva, o ator contracenou com Susana Vieira, José Wilker, Paulo Goulart e outros grandes nomes da teledramaturgia brasileira.

“Eu venho desejando, estudando e trabalhando todos esses anos. O protagonista veio em um momento extremamente importante. Se viesse antes, não seria tão significativo e talvez eu ainda não teria a maturidade que tenho hoje. E isso só veio com a estrada. Muita coisa aconteceu, e esse tempo foi fundamental”, avalia Diogo, celebrando a atual fase na obra de Duca Rachid e Júlio Fischer, em que contracena com nomes como Mariana Ximenez, Thiago Lacerda, Carmo Dalla Vecchia, Zezé Polessa e Paulo Betti, entre outros.

O ator também pode ser visto no streaming. Em 2020, Diogo deu vida ao homem escravizado Manoel na série Brasil Imperial, da Amazon Prime Video, e, em 2021, interpretou Pedro no filme argentino Errante Corazón, produção estrangeira em que teve a oportunidade de contracenar com o ator Leonardo Sbaraglia. “Esse foi o meu primeiro filme internacional e foi uma experiência diferente, e importante para mim. O filme está rodando o mundo e já ganhou alguns prêmios”, destaca Almeida.

Formado também em psicologia, quando está fora de cena, Diogo reveza suas jornadas de gravação com os atendimentos aos seus pacientes psicoterapêuticos. A iniciativa atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da terapia do cotidiano, o que permite que o profissional — assim como nas gravações — atue diretamente com o público infantil. “Nos atendimentos terapêuticos, é extremamente importante criar uma relação de confiança e amizade para seguir em frente. O afeto é a base para a evolução, assim como na relação com as crianças da novela. É o que também nos leva adiante. Elas são crianças encantadoras, talentosas e não podem deixar de serem vistas e tratadas como crianças durante o trabalho”, defende o ator e psicólogo.

Na terapia, Diogo trabalha com mulheres vítimas de violência. Antes da novela, o profissional realizava, semanalmente, os atendimentos e mediava rodas de conversa com elas e também com homens, dentro do programa Empoderadas. “O foco é a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher. Procuramos meios de potencializar a mulher, contribuindo para que ela tenha autonomia e exerça o seu protagonismo. Estamos organizando novas rodas de conversa com homens no próximo mês. A ideia é que eles possam ampliar ainda mais o seu campo de visão. Muitos precisam aprender a tratar as mulheres e a defendê-las”, conclui.