Séries para maratonar
Séries para maratonar Crédito: Reprodução/imdb (em imdb.com) - Séries para maratonar Séries para maratonar

Quarentena do Próximo do Capítulo – Parte 3: Outras cinco indicações de acordo com a que estamos assistindo no isolamento

Publicado em Lista

O Próximo Capítulo continua em casa, cumprindo o isolamento social e aproveitando para maratonar séries novas e clássicas. Confira (mais) algumas dicas!

Generation kill

Generation Kill
Crédito: Reprodução/imdb (em imdb.com) – Generation kill

Essa é uma daquelas dicas clássicas. Não é de hoje que a HBO é conhecida pelas grandes minisséries, e se recentemente o mundo ficou de queixo caído com Chernobyl, a experiência de assistir Generation kill não é menos chocante (e divertida).

A produção de 2007 (com sete episódios, tendo mais de uma hora cada) conta a história de um dos primeiros pelotões norte-americanos que chega ao Iraque para combater um inimigo não muito claro no pós 11 de setembro. Longe do espírito patriótico, o tom da minissérie é trágico e dramático — salpicado de uma assertiva dose de humor sombrio.

No elenco, Alexander Skarsgard, James Ransone, Stark Sands e Lee Tergesen comandam a horda de soldados que não tem a menor ideia do que está fazendo. Mas é guiada por um espírito de culpa e de frustração — frente a um perigo que nem sabem ao certo se quer enfrentar. Tal como Chernobyl, toda a produção técnica de Generation kill é memorável e merece uma chance de maratona.

A produção está disponível pelo streaming da HBO, o HBO GO.

The affair

The affair
Crédito: Reprodução/imdb (em imdb.com) – The affair

À primeira vista, Noah (Dominic West) vivia um cotidiano tranquilo ao lado da esposa e dos filhos. Uma típica família feliz. Mas uma viagem de férias e o encontro com Alison (Ruth Wilson) mudam para sempre a vida do homem. O que era para ser “apenas” um romance de verão se transforma em um affair profundo cheio de raízes e extremamente perigoso.

A série que tem cinco temporadas apresenta a ousada proposta de mergulhar na psicologia humana a partir de relacionamentos. Alison e Noah têm motivos diferentes para trair (tantos os cônjuges quanto um ao outro) e é muito interessante refletir sobre o quanto isso é algo extremamente egoísta — mas ao mesmo tempo “justificável”.

Vale o alerta que o excelente pique da primeira e da segunda temporada não é algo que se mantém até o fim, porém, mesmo assim, a produção ainda é uma boa dica para todo fã de série mais “cabeça”.

The affair está disponível do streaming do Globoplay.

Cheer

Cheer
Crédito: Reprodução/imdb (em imdb.com) – Cheer

Se aqui no Brasil o documentário/série não ganhou um grande destaque, lá fora Cheer é um dos maiores hits de 2019. A produção é uma daquelas raríssimas exceções que, com um orçamento bem limitado, consegue acessar uma verdade tão pura e emocionante que prende a atenção do público de uma forma arrebatadora. É quase impossível assistir apenas um episódio (em um total de seis — até o momento, não existem informações confirmadas sobre uma possível segunda temporada).

Na teoria, a sinopse não poderia ser mais simples: um “bastidor” que acompanha a equipe de cheerleaders da universidade de Navarro (no interior do Texas, estado norte-americano) em direção a competição anual do “esporte”. Na prática, entretanto, a produção vai bem além disso.

Seguindo as orientações da treinadora durona Monica Aldama, cada episódio acompanha a história que aqueles meninos e meninas carregam durante as piruetas surpreendentes. Com cada um tendo sua pesada tragédia pessoal no passado, os atletas têm a chance de alcançar um futuro digno com o cheerleading, atividade que carrega forte estereótipo de ser “menos importante”, de “meninas frescas”, ou gays, mas que, na verdade, — e o telespectador aprende a duras penas — é uma das competições mais brutais do mundo.

Cheer está disponível no serviço de streaming da Netflix.

Ozark

Ozark
Crédito: Reprodução/imdb (em imdb.com) – Ozark

Uma das melhores séries do amplo catálogo da Netflix, Ozark acabou de ganhar uma terceira temporada — deixando a série melhor do que nunca. No enredo, o público acompanha a história da família Byrde, que se dedica a lavar dinheiro nos Estados Unidos para o cartel mexicano.

A dura “tarefa” da família é contraposta a pesada reflexão empreendida pela produção sobre a ganância humana, o desejo de poder e os limites da violência em troca do sucesso. Com atuações que beiram a perfeição (especialmente a de Julia Garner, como a caipira e durona Ruth), a série é inteligente, e segue um caminho de plena ascensão na narrativa — que é extremamente dramática. Em resumo: uma dica e tanto!

Ozark está disponível no streaming da Netflix.

Veep

Veep
Crédito: Reprodução/imdb (em imdb.com) – Veep

Tendo se despedido das telinhas recentemente, Veep é uma daquelas comédias que vão deixar grandes saudades. Apostando em um humor que prima pela inteligência, ironia e especialmente pelo sarcasmo (algo distante das comédias de tapa e torta na cara que fazem sucesso atualmente), as seis temporadas da produção da HBO acompanharam a verdadeira saga de Selena (Julia Louis-Dreyfus) no mundo da política norte-americana.

Muito azarada, incompetente e egocêntrica, Selena saiu do amargo cargo de vice-presidência ao topo do mundo com a presidência do país, mas em um esburacado caminho (ao lado de uma equipe tão descontrolada quanto ela própria). Além das semelhanças com a política real, Veep foi plenamente engraçada ao longo das seis temporadas. Vale a pena conferir.

Veep está disponível no streaming da HBO, a HBO Go.

E as dicas não param por aí! Tem a parte um desse especial aqui e a parte dois aqui.