desventuras em série

O que esperar das próximas temporadas de Desventuras em série

Publicado em Séries

Você gostou da primeira temporada de Desventuras em série? Se os livros são um bom indicativo, então você vai adorar o que vem pela frente.

Quem acompanhou a série do Lemony Snicket (pseudônimo do autor da história em que o seriado se baseia) sabe que os primeiros oito episódios (que correspondem aos quatro primeiros livros) de Desventuras em série são apenas o início de uma história cheia de mistérios, repleta de vilões e personagens excêntricos. Uma nova temporada foi confirmada pela Netflix, e como conta com dez episódios, se seguir a lógica da primeira temporada (dois episódios por livro), deve chegar até o nono volume da coleção.

A história de Desventuras em série

Na primeira temporada, fomos apresentados aos órfãos Klaus, Sunny e Violet Baudelaire, que perderam os pais em um incêndio que destruiu a mansão da família. O senhor Poe, um bancário responsável pelos bens das crianças, segue tentando achar um tutor para os garotos, seguindo o testamento dos pais. Eles deveriam ficar com o parente mais próximo (que para Poe significa os familiares que moram mais perto da antiga casa dos Baudelaire).

O primeiro tutor, Conde Olaf, se revela um grande vilão que quer apenas ficar com a grande fortuna dos órfãos. Eles tentam alertar os adultos, mas ninguém os ouve. Enquanto eles vão pulando de lar em lar, conhecendo parentes distantes de quem eles nunca tinham ouvido falar, Olaf os persegue com sua trupe teatral, usando disfarces toscos, que apenas os pequenos conseguem desvendar. Mas já ficou claro para o público, mesmo os que não tinham familiaridade com a história, que há um mistério maior por trás do incêndio que iniciou a série de desventuras que são contadas por Lemony Snicket, o narrador do seriado. De alguma forma todos os personagens parecem estar interligados, mas como?

Netflix GIF - Find & Share on GIPHY

Os fãs do livro ficaram bem satisfeitos com a adaptação, que foi muito mais fiel do que o filme produzido em 2004, que contava com Jim Carrey no papel do vilão. Lembram? Esse daqui, ó:

Desta vez, até o uso do narrador é similar ao do livro, assim como todo o enredo. Mas ainda restam algumas surpresas para quem já leu todos os 13 livros (sim, ainda tem bastante material para a Netflix explorar). Os pais dos órfãos Quagmire, por exemplo, fizeram uma aparição até então inexistente. Apesar de terem mexido um pouco na história original para colocar algumas intervenções não muito felizes, foi uma novidade que deixou o público interessado e apertando o botãozinho de “assistir o próximo episódio” ansiosos para entender o que estava acontecendo.

O que vem por aí

A segunda temporada vai começar a colocar algumas respostas na mesa. O oitavo episódio terminou com os Baudelaire em um internato. É a partir desse ponto que eles começam a desvendar o segredo que envolvia seus pais, seus tutores e o terrível Conde Olaf.

A partir deste ponto, o post contem alguns spoilers para quem não leu os livros:

Netflix GIF - Find & Share on GIPHY

No quinto livro, Violet, Klaus e Sunny conhecem dois irmãos da família Quagmire. A família deles também morreu em um grande incêndio. E essa não é a única semelhança entre a história dos jovens. Aos poucos eles vão descobrindo que todos estes adultos, assim como os outros que passaram pela sua vida (os outros tutores e o temido Conde Olaf) faziam parte de uma organização secreta. E não é só isso! Até o nosso querido narrador, que em vezes parece um pesquisador, documentarista ou jornalista, também está envolvido neste grande mistério.

Nos outros livros eles passam por novos tutores, e por fim se veêm sozinhos no mundo, tendo que encarar os perigos que os assombram constantemente sozinhos. Já no oitavo livro, os órfãos passam a fugir da polícia, após serem incriminadas por Conde Olaf, e há uma inversão de papéis, pois são eles que precisam usar disfarces elaborados.

E o fim?

A preocupação maior dos fãs fica por conta do final da saga. Nos livros, o desfecho é relativamente aberto, e várias teorias e interpretações foram criadas ao redor dele. Como a série tem demonstrado certa liberdade criativa, talvez seja a hora de Daniel Handler (o nome verdadeiro do autor de Desventuras em série, que está trabalhando junto com os roteiristas da Netflix) dar um fim mais fechado. Quem segue fielmente a história desde o início da publicação dos livros, e passou tantos anos desvendando peça por peça a complexa rede de segredos e mistérios, fica com medo, claro. Mas se a primeira temporada é qualquer indicativo, acho que estamos em boas mãos. O roteiro segue valorizando bons aspectos da história, e está desenvolvendo com calma e cuidado o enorme quebra cabeça que é C.S.C.

Netflix GIF - Find & Share on GIPHY