daniel_satti2

Daniel Satti vive expoente do jiu-jitsu brasileiro nas telas

Publicado em Séries

Daniel Satti comemora o terceiro papel inspirado na vida real. Ele será o treinador Gigi em O Faixa Preta – A verdadeira história de Fernando Tererê, da HBO Max

Nem tudo é ficção na vida de um ator. Daniel Satti foi buscar nos livros de história e na vida real matéria-prima para seus personagens mais atuais na telinha. Em breve ele será Alexandre Paiva, treinador de Fernando Tererê (Raphael Logam), pentacampeão mundial de jiu-jitsu e protagonista de O Faixa Preta – A verdadeira história de Fernando Tererê, série nacional da HBO Max.

Daniel conta que esta é a terceira vez que vive um personagem que existiu. “Na novela Os dez mandamentos, da Record, fiz o Panahasi, oficial egípcio que é morto por Moisés; e em Novo mundo, da Globo, interpretei Viriato Prazeres, o dono do teatro que barra a Marquesa de Santos na porta do teatro perante toda a sociedade. Agora, estou vivendo o Alexandre Paiva, conhecido como Gigi”, enumera o ator, em entrevista ao Próximo Capítulo. “O Gigi é muito conhecido no mundo da luta e muito reverenciado e querido por todos. Então, vem junto com a emoção um friozinho na barriga de carregar essa responsabilidade de representar interpretando essa figura emblemática”, completa.

Uma das coisas que chamaram a atenção de Daniel Satti nesse projeto é que Gigi não é apenas um treinador por trás do campeão. “Ele cumpre uma missão muito importante no decorrer da história: a de ser o tutor, o professor, o preparador e quase que um pai para Fernando Tererê, desde a infância até se tornar um adulto e ganhar cinco títulos mundiais. Gigi está presente nos momentos mais importantes e mais difíceis da vida do Tererê e age sempre como um paizão, atencioso, generoso, preocupado, tranquilo, objetivo, sábio”, explica o ator, que só tinha contato com jiu-jitsu assistindo a lutas de amigos ou em competições pela TV.

Isso não quer dizer que ele está afastado dos esportes. Pelo contrário. Exercitar-se é uma paixão de Daniel. “Eu tenho uma rotina, há muitos anos, de atividades físicas diárias, alimentação balanceada e, consequentemente, mantenho uma forma que posso, rapidamente, engordar ou emagrecer, dependendo da demanda do personagem. Amo mexer o corpo, sentir a capacidade de me superar, desenvolver novas habilidades e modalidades, dominar e criar consciência corporal”, conta Daniel, que corre, nada, anda de bicicleta, faz musculação e exercícios funcionais. Ufa!