suzana2 Fotos: Marco Bazan/ Divulgação

Da Tiazinha à Bíblia: Suzana Alves se reinventa a cada trabalho

Publicado em Entrevista

Suzana Alves faz parte do elenco de Gênesis e mostra que os tempos mascarada e de chicote em mãos ficaram para trás

Suzana Alves não tem medo de se reinventar. A atriz, que começou aos 12 anos no palco, depois de fazer muitos comerciais na televisão, integra o elenco da novela Gênesis, em que interpreta Salma. Suzana apareceu para o grande público na Band, como Tiazinha, ajudante de palco do programa H, de Luciano Huck, que depilava rapazes com sensualidade.

Esse tempo ficou para trás. Mas Suzana sabe que Tiazinha foi importante na trajetória dela e, embora nem cogite reviver a personagem um dia (“revivê-la, jamais”, garante), aponta a relevância da personagem na construção da pessoa e da profissional que é hoje. A atriz ainda opina que Tiazinha, hoje em dia, faria mais sucesso ainda. Isso por causa das redes sociais.

“Eu cresci muito com essa personagem. Amadureci, pude ajudar a minha família. Eu me reconstruí por meio do sucesso da Tiazinha. Eu sou a pessoa que sou graças à minha história. Não dá para apagar a minha história porque, se não, eu não existiria hoje. Eu tenho orgulho da minha história, de mim”, afirma, em entrevista ao Próximo Capítulo. “Eu tenho 42 anos e quero viver personagens dentro do meu contexto real, da minha vida real”, completa.

Passado esse momento de crescimento e amadurecimento, Tiazinha foi dando espaço a tipos como a Zezé, de Cidadão brasileiro (2006), no SBT, a Laila, na minissérie Lia (2018), e a Inês em Topíssima (2019), essas duas na Record. Atualmente, ela vive Salma, em Gênesis.

“Salma é uma mulher leve, de coração bom e alegre. Mas também é sofrida, pois ficou viúva com um filho pequeno e virou serva de Labão (Heitor Martinez). Ela luta muito para que o filho seja um homem correto, para cuidar de todo mundo. É muito forte e muito guerreira”, define Suzana, que encara a segunda produção bíblica da carreira.

“Uma novela bíblica exige um estudo mais elaborado, uma pesquisa intensa sobre linguagem. Não só a fala, mas a linguagem corporal também. Na novela contemporânea, você vive o cotidiano. Para o ator, tem pesquisa nas duas, mas, no caso das novelas bíblicas, é tudo muito longe da nossa realidade. É bem mais intenso”, compara.

Atriz Suzana Alves
Fotos: Marco Bazan/ Divulgação

O momento de reinvenção e de autoconhecimento de Suzana desemboca num curso on-line que ela criou, o Caminho da SU – Corpo, Mente e Espírito – Uma jornada para o autoconhecimento. No curso, ela parte do exemplo das próprias conquistas e mudanças para alcançar a felicidade. Suzana conta que quer mostrar “que vale a pena a gente dar um passo pra trás e três pra frente”, se for preciso, para o crescimento. “Vale a pena a gente se reinventar, se reconstruir, cuidar da alimentação, da saúde, ter um corpo saudável, uma mente saudável, ter um relacionamento com Deus”, ensina.

O curso fala de elementos de uma espécie de receita de Suzana para a prosperidade, juntando “superação, amor-próprio, a busca pelo amor-próprio, dignidade, fé, esperança e vida”.