Crítica: Nova temporada de Malhação estreia fazendo a diferença

Compartilhe

Nova temporada de Malhação agrada com mudanças como cenário inédito e quinteto de protagonistas. Viva a diferença!

Toda vez que termina uma temporada mal-sucedida de Malhação fico apreensivo com a possibilidade do fim da novelinha teen. Mas daí, a próxima leva de capítulos vem e mostra que a atração ainda tem fôlego. Pelo menos se depender de Malhação: Viva a diferença, temporada que estreou semana passada, tem mesmo.

As diferenças começam pelo formato: nada de um triângulo amoroso no foco das atenções. As protagonistas – sim, no plural e no feminino! – são Lica (Manoela Aliperti), Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Viera), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaki). As meninas se conhecem por acaso e se tornam amigas (saiba mais sobre a trama delas aqui) . As atrizes parecem que darão conta do recado — Manoela, Gabriela e Ana estão no tom certo e as outras têm tudo para crescer, ainda mais Daphne que tem a personagem mais complexa do quinteto.

Lúcio Mauro Filho é um dos destaques do elenco adulto

Por enquanto, as tramas de Malhação – Viva a diferença que menos empolgaram foram o divórcio dos pais de Lica, Edgar (Marcelo Antony) e Marta (Malu Galli), e a insistência da mãe de Tina para que ela siga a carreira de medicina.

O elenco jovem ainda teve como destaques Matheus Abreu (o rapaz brilhou em Dois irmãos, lembra?), o intérprete de Tato, e Gabriel Calamari como Felipe. Entre os mais experientes (que tiveram pouca vez na primeira semana) vale a pena notar Lúcio Mauro Filho como o pai de Keyla, Roney. Com tintas menos carregadas no humor, ele mostra que tem versatilidade.

Quatro pontos que agradaram em Malhação – Viva a diferença

A diversidade

As diferenças não estão apenas no título da temporada. Elas estão em todo lugar: na condição financeira das protagonistas, no modo que elas têm de ver o mundo, em como o núcleo familiar de cada uma é formado. As diferenças raciais e culturais entre elas também grita. A mensagem está dada e é clara: conviver com tantas diferenças não é fácil (as meninas já tiveram seus desentendimentos), mas é possível e necessário no mundo plural de hoje.

Temas

Em uma semana, Malhação – Viva a diferença já mostrou que alguns temas fortes e necessários virão à tona. Começa pelo mote da temporada — Keyla é mãe solteira — e vai por outros caminhos: o pai de Tato, Aldo, é alcoólatra; Tina e o irmão de Ellen, Anderson (Juan Paiva), viverão um romance interracial já desaprovado pela mãe dela; o feminismo e o machismo também já mostraram as caras em conversas das amigas.

Sampa

Felipe

Pela primeira vez em 25 temporadas, a metrópole é o principal cenário de Malhação. Nada mais justo: São Paulo tem a fama de abraçar toda a diversidade proposta pela novela. Além disso, as paisagens são outras e a beleza concreta das esquinas de Sampa estão todas lá, com direito a personagens grafiteiros, como Felipe.

Agilidade

Cao Hamburger e Paulo Silvestrini

A dupla Cao Hambúrguer (autor) e Paulo Silvestrini (diretor) imprimiu à novela um ritmo que tem tudo a ver com o público jovem e com São Paulo. A agilidade tanto dos diálogos (tomara que no futuro não se confunda com superficialidade) quanto das cenas, como a sequência do parto de Keyla num vagão de metrô, está na medida certa.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

2 meses atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás