DSC01373.tif Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Crítica: Jack Ryan deve se consolidar no universo de espionagem

Publicado em Séries

Produção Jack Ryan estreia na sexta-feira (31/8) na Amazon Prime Vídeo tentando garantir um espaço entre as séries de espionagem da tevê. O Próximo Capítulo teve acesso a três episódios da primeira temporada

O personagem Jack Ryan é um antigo conhecido dos fãs de produções sobre espionagem. Seja nos livros escritos por Tom Clancy, seja nas adaptações cinematográficas que tiveram nomes como Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine como protagonistas. Agora, o agente da CIA ganhará as telinhas na série Tom Clancy’s Jack Ryan, que estreia na sexta-feira (31/8), na plataforma Amazon Prime Vídeo.

Idealizada por Carlton Cuse (Máquina mortífera 2 e 3 e Indiana Jones e a última cruzada) e Graham Roland, produtor que é veterano da Guerra do Iraque, a produção logo de cara lembra Homeland e até por isso pode abrigar os fãs da série que muito em breve estarão órfãos, já que a trama de Claire Danes (Carrie Mathison) foi cancelada e encerrará sua história na oitava temporada.

Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação
Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

A principal semelhança vem da premissa de Jack Ryan ser uma série sobre espionagem ambientada dentro de uma agência de investigação dos Estados Unidos e que aborda o terrorismo. Para isso, a série acompanha o personagem que dá nome à trama, um agente do CIA, vivido pelo ator John Krasinski (nome por trás de Um lugar silencioso e conhecido na telinha por The office) que descobre depósitos suspeitos na conta bancária de um possível terrorista, Mousa Bin Suleiman (Ali Suliman). Por conta dos grandes números, Ryan se preocupa e, tentando evitar um novo 11 de setembro, faz a denúncia ao chefe James Greer (Wendell Pierce), que não coloca muita fé na investigação do agente.

Porém, ao longo do primeiro episódio, Greer percebe o perigo em torno da descoberta e coloca Jack Ryan em campo na linha de frente para Iêmen. E é a partir daí que a série engrena e mostra suas primeiras cenas de ação, que são muito bem feitas e estão entre os destaques da produção. Também é nesse momento que uma personagem coadjuvante se destaca, Hanin (Dina Shihabi), a esposa do terrorista, que, pelos filhos, decide se aliar aos norte-americanos.

Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação
Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Além disso, é preciso apontar também a boa atuação de Krasinski e Pierce. A dupla conduz muito bem seus personagens e, juntos, conseguem entregar uma boa interação, que deve agradar ao público e fazer com que tenham empatia pela história, que, nada mais é do que uma verdadeira introdução a figura heróica Jack Ryan, que foi explorada de outras formas no cinema.

Ao todo, a primeira temporada contará com oito episódios. Uma segunda temporada foi confirmada mesmo antes do lançamento com um anúncio em abril deste ano.