you YOU

Crítica de You: Os perigos da segunda temporada

Publicado em Séries

Depois de uma boa estreia, You derrapa numa continuação instável em que boas atuações se destacam

No fim de 2018, a Netflix acrescentou ao catálogo a primeira temporada de You, série baseada no livro de Caroline Kepnes. A produção era estrelada por Penn Badgley, de Gossip girl, o que deixava claro que o serviço de streaming mirava o público adolescente. Mas You cresceu e atingiu um público maior, ávido por uma boa trama de psicopata encantador, que, aliás, foi entregue.

Mas deve haver uma espécie de maldição sobre a segunda temporada de algum tipo de série. E You foi vítima dela. A segunda temporada traz Badgley novamente como Joe, agora Will. Depois do desfecho da primeira temporada, ele tem que sair de Nova York e se muda para Los Angeles e trocar de identidade. A ideia aqui é que passemos a odiar o Joe da primeira temporada ー apesar de ele ter feito atrocidades, a gente se pega torcendo por ele.

Leia crítica com alguns spoilers!

Cena da segunda temporada da série You
Segunda temporada de You é uma decepção

Para isso, era esperado ー e necessário ー que houvesse novos elementos. E é aí que derrapa a temporada. Há novos personagens, mas as histórias são as mesmas. Will até que tenta (será que tenta mesmo?) fugir do padrão, mas acaba sendo gerente de uma livraria e desenvolve uma obsessão por Love (Victoria Pedretti, muito bem no papel, assim como Badgley). O passado de Joe/Will vem novamente à tona e ele protege a menina Ellie (Jenna Ortega), irmã de Delilah (Carmela Zumbado), síndica do prédio onde ele (sabe-se lá com que grana) aluga um apartamento.

Se o roteiro era um dos pontos fortes da primeira temporada de You, é uma das maiores decepções da segunda. Não somente pela repetição de situações, mas também pela falta de coerência e de explicações.

Um ponto positivo de You é que não somos mais levados a ter pena ou compaixão de um abusador. Love é nitidamente uma vítima de Will e, até o ressurgimento de “fantasmas”, a única. O modo com que a série resolve essa questão é uma decepção. A volta de Candace (Ambyr Childers) era esperada, com o final da primeira temporada, mas a força que a personagem deveria conferir ao desfecho da trama deixa a desejar.

Aliás, a temática do abuso está mais evidente nesta temporada, um ponto positivo a se destacar ー além de Love, Delilah e Forty (James Scully), irmão gêmeo de Love, são vítimas diretamente de algum tipo de abuso. Os três personagens reagem de formas diferentes e, cada um à sua maneira, encontram armas para tentar sair da situação.

A segunda temporada de You só não é uma completa derrota porque o antepenúltimo e o penúltimo episódio deixam uma ponta de esperança de que a já confirmada terceira temporada poderá ser melhor. Mas o final põe tudo a perder novamente e nos leva a questionar se fazer uma terceira temporada não seria sinal de pura obsessão.